Entra ano, sai ano e as tendências para a decoração de festa infantil continuam se modificando. Em termos de cores, uma boa referência é ficar de olho nas indicações da Pantone.

A marca é mundialmente conhecida pelo seu sistema de cores e todos os anos indica as tonalidades que devem ser tendência em diversos segmentos como decoração, arquitetura, moda, entre outros.

Quanto mais essas cores são usadas, mais elas passam a ser aderidas por outras áreas do design, inclusive a decoração de festa.

Quer saber o que deve vir forte em 2020? Continue a leitura e descubra!

As cores da Pantone para 2020

Em 2019, as cores da Pantone foram a Living Coral e o Pink Millenium. Mas para 2020 a aposta será totalmente diferente. A paleta da vez é uma mescla de tonalidades sóbrias e vibrantes, com 12 cores principais e 4 tons clássicos, o que permite uma grande variedade de combinações.

A cor escolhida como a principal de 2020 será o Neo Mint, um verde menta, inspirado no fundo do mar. Junto dela, outras tonalidades devem lembrar o oceano, como os azuis, verdes frescos, neutros e marrons inspirados na areia.

Além do Neo Mint, outras cores indicadas pela Pantone para 2020 são:

  • Flame Scarlet, um vermelho fogoso e brilhante que exala confiança e determinação;
  • Saffron, mostarda pungente;
  • Classic Blue, tom de azul marinho profundo que evoca a vastidão do infinito;
  • Biscay Green, um tom de verde água que nos conecta às águas purificadas;
  • Chive, verde herbal de harmonia saudável e restauradora;
  • Faded Denim, azul confiável e dependente, que passa conforto e leveza;
  • Orange Peel, laranja picante;
  • Mosaic Blue, azul petróleo que traz uma aura de misticismo;
  • Sunlight, amarelo suave que convida a todos à celebrações agradáveis;
  • Coral Pink, rosa claro que traz uma onda calorosa e acolhedora;
  • Cinnamon Stick, vermelho terroso e quente;
  • Grape Compote, composto misterioso e suave de tons púrpuros;
  • Lark, mostarda autêntico e versátil;
  • Navy Blazer, azul escuro profundo e cheio de estilo;
  • Brillant White, branco limpo, crocante e pristino, sugere simplicidade e modernidade;
  • Ash, marrom claro sólido e forte.

Cores para chá de bebê e aniversário de 1 ano

É claro que nem todas essas cores da Pantone podem ser usadas para decorar uma festa infantil, não é mesmo?

Na hora de escolher as melhores tonalidades, é essencial ficar de olho na idade da criança e no tipo de celebração e tema que se está usando.

O chá de bebê e os aniversários de crianças menores, até 1 ano, pedem por tonalidades mais claras, em tons pastéis, e que tragam essa sensação de pureza.

O Neo Mint, nesse caso, funciona super bem e pode ser usado em detalhes da decoração, trazendo um ar mais leve e puro. Ele, inclusive, pode ser combinado com o tema fundo do mar ou sereia, já que ambos estão em alta e fazem sucesso com os mais novinhos.

O Coral Pink também é uma boa opção, só que ele é um pouco mais forte que os demais, e por isso precisa ser equilibrado com outros tons mais neutros. O mesmo ocorre com o Sunlight, um amarelinho que traz de volta a doçura da infância e pode ser combinado com branco, cinza e tons neutros.

Cores para festa infantil

Para as crianças mais velhas, as cores mais fortes podem ser usadas, trazendo alegria e jovialidade à celebração.

Por exemplo, se você está organizando uma festa para uma criança com uma personalidade alegre e divertida, o Orange Peel é uma excelente escolha, já que é um tom forte e bem descontraído.

Ele pode ser combinado com outras tonalidades de destaque da Pantone 2020 como o Mosaic Blue (igualmente forte) e o Brilliant White.

O Flame Scarlet também é uma tonalidade forte, mas que tem um apelo bem bacana com a alegria e a espontaneidade das crianças. O ideal é combiná-lo com cores mais neutras e leves, como tons de branco e marrom claro (até mesmo o Ash).

Se a ideia é usar algum tema referente à natureza, como dinossauros ou jardim encantado, você poderá investir no Chive, um verde bem intenso. Já para os temas que lembrem o céu ou a água, como balões, aviões ou fundo do mar, boas tonalidades Pantone são o Faded Denin, o Biscay Green, o Mosaic Blue e o Classic Blue.

Está pensando em um tema mais luxuoso, como de Princesas? Invista no Grape Compote nos detalhes da festa e combine com tons de dourado e prateado para trazer essa sensação extra de requinte e sofisticação.

Roda das cores

Uma das principais dificuldades das mamães que desejam decorar a festa dos filhos é sobre como combinar esses diversos tons, criando um ambiente diferente, aconchegante e harmonioso.

Existem várias formas de combinar as tonalidades, mas uma bem simples é usar a roda das cores, também conhecida como círculo das cores ou círculo cromático.

Com ela, você poderá criar combinações:

  • monocromáticas, ou seja, várias tonalidades diferentes da mesma cor principal;
  • análogas, combinando uma cor primária com duas cores vizinhas;
  • complementares, usando cores opostas na roda das cores;
  • triádica, combinação feita com três cores que estão à mesma distância no círculo;
  • complemento dividido, mistura de uma tonalidade da escala de cores com as duas vizinhas da cor diretamente oposta à primeira;
  • dupla complementar, dois pares de cores complementares entre si;
  • acromática, cores neutras localizadas na zona central do círculo;
  • da natureza, cores encontradas nas quatro estações.

É claro que essas são só sugestões, e você poderá combinar as cores como preferir, desde que haja uma harmonia entre elas. Se você optou como cor principal por um tom mais forte, pense em outros um pouco mais suaves para não pesar tanto na decoração da festa.

Via de regra, é possível escolher até 2 ou 3 tonalidades principais e outras complementares. Mas tudo dependerá também do espaço onde a sua festa acontecerá, da idade do aniversariante e do tema usado.

Caso o local onde a festa será feita for pequeno, evite usar muitos tons fortes ou escuros, porque isso poderá dar uma sensação de que o ambiente é ainda menor ou sufocante, deixando os convidados incomodados.

Como você viu, o Neo Mint é a cor Pantone de 2020. Além dela, existem outras tonalidades que também devem vir fortes no próximo ano – sendo que muitas podem ser aproveitadas nas decorações de festas infantis.

Gostou deste conteúdo? Curta a nossa página no Facebook e receba outras dicas bacanas como esta!

_

    1 Resposta para "Tendências de cores para decoração de festa infantil: Pantone"

    • Maria Emília Siqueira Rodrigues

      Excelente matéria! Adorei

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

9 − 6 =