Nem sempre é fácil para as mamães acompanharem todas as tendências, não é mesmo? Afinal, parece que a cada instante surgem novos nomes e modismos. Porém, é sempre uma delícia proporcionar aos nossos filhotes experiências e momentos novos. E uma dessas tendências que tem feito muito sucesso é o smash the cake.

Importado dos Estados Unidos, o Smash The Cake é um tipo de ensaio fotográfico que busca registrar o primeiro momento do bebê com um bolo confeitado. O resultado são fotos muito fofas, com a criança fazendo a maior bagunça e se deliciando com esse momento único.

Quer entender melhor o que é o smash the cake e porque investir nesse ensaio? Continue a leitura!

O que é o Smash The Cake?

Smash The Cake em uma tradução literal significa “amassar o bolo” – e a ideia é bem parecida com o termo. Afinal, o ensaio será feito a partir da interação do bebê com o bolo confeitado, amassando-o, mordendo-o e se deliciando.

É importante que a criança sinta-se livre para fazer o que tiver vontade com o bolo, descobrindo-o e sentindo-o pela primeira vez.

Como esse é um ensaio mais livre, as fotos também tendem a ser mais divertidas, criativas e espontâneas, se tornando um registro bem bacana do seu filho em um momento diferente e muito fofo.

Para tornar a ambientação ainda mais bacana, muitas mamães investem em uma decoração diferenciada, com brinquedos, luzes e outros itens – ou ainda realizam esse ensaio em um ambiente aberto, como parques, praças e jardins.

Não sabe o que esperar desse ensaio? Saiba que ele renderá fotos muito engraçadas e bem espontâneas, com caretas, sorrisos, mãos e corpo lambuzado e muita festa.

Quais os cuidados para fazer um ensaio Smash The Cake?

Já está convencida a investir nesse tipo de ensaio? Separamos algumas dicas que vão lhe ajudar com o momento de preparação.

Idade

O primeiro ponto é se atentar a idade do seu filho, garantindo que ele aproveitará bem o ensaio. Em geral, o Smash The Cake é feito com bebês entre 6 meses a 3 anos. É importante que essa seja a primeira experiência da criança com o bolo e o açúcar, gerando uma reação mais espontânea.

Caso seja feito com uma criança mais novinha, pode ser que ela ainda não tenha firmeza para se sentar sozinha ou para brincar com o confeito.

Smash the Fruit

Apesar de o Smash The Cake ser mais conhecido, algumas mamães não se sentem muito tranquilas em dar ao bebê uma grande quantidade de açúcar de uma só vez. Então, surgiu uma nova tendência mais “fit” e saudável que é o Smash the Fruit.

A ideia é basicamente a mesma, mas ao invés do bolo tradicional são usadas frutas, como melancias, morangos, mangas e outras.

Local do ensaio

Como dissemos, esse ensaio pode ser feito tanto em ambientes internos como externos. Em geral, os fotógrafos preferem realizar na casa do fotografado, porque a bagunça será grande. Porém, também existem alguns que fazem esse trabalho em estúdio – mas nesse caso é preciso conferir certinho com o profissional antes o que você precisará levar.

Se você for fazer em um ambiente externo, existem várias opções legais, como o jardim da sua casa ou de algum familiar, uma pracinha que o bebê costuma frequentar, o parquinho do condomínio etc. Só tome cuidado com o horário (sempre deixe o bebê em um local fresquinho e com sombra) e também com a segurança do seu filho.

Nesses casos, você poderá levar uma toalha de piquenique e enfeitar o espaço com decorações de festas, balões, cestos e outros.

Roupa do bebê

É essencial que a criança esteja à vontade para poder aproveitar esse momento e render ótimos cliques. Então, esqueça as roupas muito apertadas, quentes ou que causem desconforto no seu filho.

E, lembre-se, que essa roupinha provavelmente ficará bem suja, então escolha com cuidado a peça. Se quiser, poderá deixar a criança só com uma saia de bailarina ou com uma fantasia levinha para dar um clima ainda mais bacana ao ensaio.

Cenário

Caso queira, poderá deixar o ambiente ainda mais descontraído e no clima do ensaio, ajudando a trazer uma sensação mais divertida às fotos. É possível usar balões, toalhas, bichinhos de pelúcia, pompons de papel crepom etc. Se o ensaio for em casa, use os brinquedos do seu filho na hora de compor a cena. E tome cuidado com as cores, preferindo as opções mais neutras que não roubem a atenção na foto.

Bolo

Uma dúvida muito comum é em relação ao bolo para o ensaio Smash The Cake. O mais indicado é sempre encomendar com um fornecedor de confiança, garantindo a segurança alimentar do seu filho. Caso a criança tenha alguma alergia alimentar, é essencial evitar esses itens na receita.

Além disso, opte por bolos coloridos, que chamem a atenção da criança, seja condizente com a decoração escolhida para o ensaio, tenha uma cobertura cremosa (permitindo que a criança coma com as mãos e se lambuze) e seja gostoso, é claro!

Os bolos confeitados com chantilly são os mais usados, justamente por essa cobertura cremosa que permite um efeito super bacana nas fotos.

Mas também existem opções mais saudáveis, para as mamães que se preocupam com a quantidade de açúcar ingerida pelas crianças. Essas versões usam coberturas com frutas, gelatinas e outros itens.

Plano B

Essa é uma dica bem bacana para quem está pensando em fazer o ensaio em um local aberto. Mesmo com a previsão do tempo, pode ser que chova e aí será necessário remarcar e ajustar a agenda de todos.

Para evitar essa situação, uma dica é deixar meio “engatilhado” um plano B, como um cantinho em casa que seja abrigado da chuva e permita fazer fotos bacanas também, já deixando-o semi decorado para caso aconteça algum imprevisto.

Depois de prontas, as fotografias podem ser usadas para muitas coisas além do álbum tradicional, como para ilustrar o convite da festinha de 1 ano, ampliadas para decorar o quartinho do bebê, como lembrancinha de aniversário etc.

Gostou de saber mais sobre o smash the cake? Assine a nossa newsletter e receba sempre dicas bacanas como essa diretamente no seu e-mail!

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

cinco × 4 =