Dentro do universo fotográfico, com certeza existem muitas tendências – e para quem não é da área, fica difícil acompanhar todas essas novidades. Os ensaios fotográficos lifestyle estão em alta, conquistando cada vez mais pessoas. Mas você sabe qual a diferença deles para os ensaios tradicionais?

Ao pé da letra, lifestyle significa “estilo de vida”, e essa tradução tem muita relação com esses ensaios, que buscam retratar exatamente como é a vida das pessoas fotografadas e questões especiais para elas.

Quer entender melhor e descobrir por que você deveria investir nesses ensaios? Continue a leitura!

O que são os ensaios fotográficos lifestyle?

Como dissemos brevemente na introdução, os ensaios fotográficos lifestyle são aqueles que buscam retratar o que há de mais real e verdadeiro em uma cena. Ainda que o fotógrafo possa “dirigir” os modelos, direcionando sobre posicionamento, iluminação e locação, as fotos capturadas retratam sentimentos e expressões típicos da pessoa fotografada.

Em um ensaio de mesversário, por exemplo, o fotógrafo poderá tentar capturar as mudanças do bebê de um mês para outro. Como as coisas novas que ele aprendeu, por exemplo: ficar de bruços, bater palmas, colocar o pezinho na boca, mostrar a língua etc.

Já em um ensaio em família, o estilo lifestyle vai tentar retratar o que é mais especial para vocês, buscando locais e trejeitos que sejam familiares. Como os ensaios em casa ou nos locais que vocês visitam anualmente.

Assim, as imagens, mais do que apenas fotos bonitas, buscam contar uma história – de quem vocês são, gostam ou fazem, retratando o que é mais importante para cada pessoa, dando a ela um valor totalmente especial e indo além da mera foto decorativa.

A principal diferença do estilo lifestyle para as fotografias tradicionais é o olhar do fotógrafo, que é mais sensível as sutilezas e emoções, retratando o cotidiano de uma maneira diferenciada, mais moderna e atual.

Como funcionam os ensaios lifestyle?

Já deu para notar que os ensaios fotográficos lifestyle são um pouco diferentes dos tradicionais, não é mesmo? Afinal o fotógrafo buscará retratar nas imagens a energia e a personalidade do fotografado, imprimindo mais sentimentos e tentando contar uma história com aquelas imagens.

Por isso, geralmente, os ensaios são menos “posados” e “dirigidos”. O que se espera é que os fotografados ajam naturalmente e sejam, simplesmente, eles mesmos.

Então, antes de contratar o profissional, é importante conferir se ele está familiarizado com o estilo e conversar bastante, explicando um pouco da personalidade de quem será fotografado, da história que se deseja contar ou de quem vocês são, gostam e fazem.

Como esses ensaios têm uma relação mais íntima com a história dos fotografados, em geral a locação mais escolhida é a casa da família. No caso das fotos dos bebês, os quartinhos são pontos essenciais e o fotógrafo poderá retratar itens decorativos, detalhes e outros que ajudem a contextualizar a história da criança.

Além do ensaio em casa, vocês também podem pensar em um local que tenha relação com a história que desejam contar. Por exemplo, se vão fazer um álbum para comemorar o primeiro ano de casados, podem optar pelo local onde se conheceram, onde passaram a lua de mel ou outros que sejam importantes nessa história. Para as famílias, o destino favorito para as férias também costuma fazer sucesso, ajudando a trazer essa identidade para as imagens.

Por que investir nesse estilo de foto?

O ensaio fotográfico lifestyle pode ser usado para praticamente qualquer tipo de álbum, como ensaio gestante, recém-nascido, fotos em família e até o álbum com os animais de estimação.

Existem muitas vantagens em investir no ensaio fotográfico lifestyle, como:

  • permitir-se recordar da sua vida nesse momento, lembrando ou passando para as gerações próximas onde vocês moravam, como viviam e os pequenos detalhes da rotina;
  • marcar um momento importante na sua trajetória, respeitando o estilo e a personalidade dessa época;
  • aumentar a memória afetiva das fotografias, fazendo com que as imagens não sejam meramente decorativas, mas ajudem a contar uma história e despertar sentimentos e sensações;
  • manter um registro mais pessoal e significativo seu e da sua família;
  • demonstrar com as imagens mais alegria, descontração e aconchego;
  • retratar com as fotografias sensações e emoções.

Quais tipos de ensaio podem ser feitos no estilo lifestyle?

Como dissemos, praticamente todos os ensaios podem ser feitos com esse estilo. Por exemplo:

Ensaio de casal

Esse ensaio tem como objetivo retratar a dinâmica do casal, o dia a dia, as trocas de carinho e o envolvimento. Pode ser realizado na casa onde vocês moram ou em locais que costumam frequentar juntos, como cinema, parque, praia etc.

A ideia é registrar a intimidade e o amor que os une, ajudando a fazer um retrato dessa fase do relacionamento.

Ensaio de gestante

A intenção, aqui, é retratar com naturalidade as fases da gestação. Assim, o fotógrafo poderá acompanhar a gestante em todos os meses, fazendo cliques da evolução do tamanho da barriga.

Outra opção é fazer um ensaio já no meio da gestação, mostrando o quartinho do bebê, o enxoval e a ligação da mãe e do pai com o futuro filho. Se a gestante tiver outros filhos ou animais de estimação, eles também podem participar, deixando o registro ainda mais autêntico.

Ensaio de família

Nada melhor do que usar o estilo lifestyle para retratar a sua família. Podem ser incluídos no ensaio os pais, irmãos, filhos, avós, primos e até os animais de estimação.

As fotos podem ser feitas na casa da família ou em outros locais que tenham relação com a história de vida e preferências de vocês, como os destinos preferidos para as férias, um parque que costumam visitar, a casa dos avós etc.

Ensaio de bebês e recém-nascidos

A ideia é acompanhar a evolução do bebê, mostrando os pequenos detalhes da sua nova vida. No caso dos mêsversário, por exemplo, é possível fazer fotos registrando os novos “aprendizados” da criança, como bater palmas, colocar a língua para fora, brinquedos favoritos e outros.

Já para os recém-nascidos e bebês novinhos, o fotógrafo poderá registrar o quartinho, os brinquedos, a decoração, a interação com os membros da família, as brincadeiras favoritas etc.

Como você viu, o ensaio fotográfico lifestyle está em alta e pode ser usado para retratar diversas situações. A grande diferença é que as fotografias buscam registrar a personalidade de cada fotografado e a interação e sentimentos entre as pessoas, contando e registrando a sua história de vida.

Gostou de saber mais sobre esse estilo fotográfico? Assine a nossa newsletter e receba sempre dicas bacanas como esta diretamente no seu e-mail!

_

    2 respostas para "Os ensaios fotográficos lifestyle que amamos"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

quatro + 4 =