O mini wedding, ou mini casamento, é uma tendência que tem aparecido com bastante força ultimamente. Apesar de a expressão estar na moda, nem todas as noivinhas sabem exatamente o que muda em relação a um casamento tradicional – e nem qual tipo de recepção é mais adequada ao seu estilo e desejos.

Se você está começando a organizar o casamento agora, que tal descobrir as diferenças entre mini wedding e casamento tradicional? Continue a leitura e saiba tudo sobre esse tema!

Afinal o que é mini wedding?

O mini wedding é um conceito de casamento que surgiu na Europa. A grande diferença é que essa é uma recepção mais intimista, para poucos convidados (uma média entre 50 a 100 convidados).

Muitas pessoas acreditam que o mini wedding é sinônimo de uma festa mais barata. E a verdade não é bem assim, já que, dependendo da quantidade de pessoas, alguns serviços podem até acabar mais caros.  

A ideia principal do mini wedding é convidar apenas aquelas pessoas que são importantes para o casal ou que fazem parte da história de amor que vocês compartilham.

Assim, mais do que “economizar”, a pegada do mini wedding é um pouco diferenciada. Tanto que vários casais famosos estão apostando na tendência, criando uma celebração bem mais intimista e reservada.

Quais as diferenças do mini wedding para o casamento tradicional?

São muitas as diferenças entre um mini wedding e o casamento tradicional, a começar pelo conceito. Afinal, os mini casamentos pregam uma ideia mais reservada, com poucos convidados – apenas aqueles que realmente têm relação com o dia a dia e a história do casal.

Podemos citar como diferenças básicas:

Locação

Como a recepção será feita para uma quantidade pequena de convidados, o lugar também precisa ser menor e mais aconchegante, transmitindo essa ideia de intimidade e favorecendo à confraternização. São muitas as ideias possíveis como: buffet, pequenas chácaras, salão de igreja, casas de amigos ou familiares, restaurantes mais charmosos, entre outros.

Também costuma ocorrer de a recepção e a cerimônia acontecerem no mesmo local, favorecendo ainda mais esse sentimento de intimidade.

Estilo

Personalização é a palavra-chave do mini wedding. Por isso o estilo e a decoração precisam ser pensados com mais carinho. É importante que toda a recepção transmita esse sentimento de pessoalidade, retratando as características dos noivos, fatos importantes da história de vocês e o estilo de cada um.

Os itens no estilo “faça você mesmo” são muito procurados, assim como o uso de fotografias de família, peças estilo vintage e retrô, entre outros mais delicados e de bom gosto. Tente fugir das decorações tradicionais de casamento e mais “frias” e opte por itens que façam sentido para vocês.

Buffet

Como você estará servindo menos convidados, capriche no menu. Ou seja, opte por cardápios que transmitam aconchego e familiaridade aos seus convidados, com comidas e bebidas diferenciadas.

Novamente, busque opções que transmitam a essência de vocês como casal, tudo com muito charme e sofisticação, que são a marca do mini wedding.

Fotografias

Por ser mais intimista, o fotógrafo poderá aproveitar melhor essa relação de proximidade com os convidados e desenvolver um trabalho de fotojornalismo lindíssimo, retratando momentos espontâneos da recepção.

A dica é sempre procurar por profissionais acostumados a fotografar esse tipo de evento e que tenha um estilo semelhante ao que vocês desejam para a sua festa de casamento.

Roupas

Uma das características mais marcante do mini wedding é a sua flexibilidade. Isso significa que essa não é uma celebração tradicional e rígida. Por isso, os noivos podem escolher os trajes que se sentem mais confortáveis e que esteja em sintonia com as suas personalidades.

O dress code mais liberal pode ser estendido aos convidados, madrinhas e padrinhos. É possível usar vestidos de noiva curtos, bermudas, tênis e inúmeros outros acessórios – tudo dependendo das preferências e características do casal.

Casamento tradicional

Costumamos chamar de casamento tradicional aquelas cerimônias maiores, independentemente da religião, mas que são realizadas à noite, contam com um grande número de convidados e seguem a sequência de: casamento civil, casamento religioso e festa.

Nesses casamentos, os noivos costumam convidar muitas pessoas, inclusive familiares que não possuem um relacionamento muito próximo, amigos distantes, colegas de empresa etc.

Por isso, essas celebrações exigem locais maiores. As decorações podem ser mais tradicionais, inclusive seguindo os costumes religiosos dos noivos.

Mini wedding, destination wedding e elopement wedding: o que significam esses termos?

Com as tendências de casamento se tornando cada vez mais fortes, o que não faltam são termos diferenciados. Além do mini wedding, você ainda poderá optar por um destination wedding ou um elopement wedding. Ficou difícil? Calma que a gente te explica!

Elopement

O elopement é um tipo de casamento que tem feito muito sucesso na internet e é destinado para aqueles casais que amam viajar e desejam uma cerimônia super intimista. Afinal, o elopement não conta com NENHUM convidado.

A palavra “elope” significa fugir. E a ideia é justamente essa: que o casal “fuja” para um local diferente, longe de tudo e de todos, e realize o seu casamento quase em segredo, apenas com a presença de um celebrante, juiz de paz ou outro afim e, em alguns casos, um fotógrafo para registrar esse momento.

Destination Wedding

É um casamento também voltado para os casais que amam viajar, mas no caso os convidados vão junto para o destino escolhido. Por isso, ele é indicado para aqueles noivos que não abrem mão de curtir esse momento ao lado das pessoas especiais.

Esse tipo de casamento funciona de forma semelhante a uma festa tradicional, a diferença é que ele será em outra cidade ou país. Existem até organizadores de casamentos especializados nesse tipo de celebração que organizam tudo à distância.

Será que o mini wedding é para mim?

O mini wedding é a escolha ideal dos noivos jovens, modernos, descolados, decididos e criativos. Como vocês não vão convidar muitas pessoas, lembre-se que existe a chance de vários conhecidos se sentirem “magoados” com essa decisão. Por isso, é importante garantir que vocês não vão se sentir mal com essa escolha.

Assim, se vocês fazem o tipo de casal mais descolado e que desejam uma celebração a qual vocês poderão curtir junto das pessoas especiais – e não fazem questão de seguir os ritos tradicionais dos casamentos – o mini wedding é uma excelente escolha.

Algumas vantagens desse tipo de recepção são:

  • custo pode ser menor, dependendo dos serviços contratados;
  • os noivos conseguem aproveitar melhor esse dia graças ao número reduzido de convidados;
  • apenas estão presentes as pessoas queridas e especiais para vocês;
  • é possível dar mais atenção a todos os convidados durante a festa.  

Depois de ler este conteúdo, ficou mais fácil entender as diferenças entre o mini wedding e o casamento tradicional? Já decidiu se o mini wedding é o ideal para você? Curta a nossa página no Facebook e receba mais dicas bacanas como esta!

_

    2 respostas para "Mini Wedding x Casamento Tradicional: qual o ideal para você?"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

17 + doze =