Tradicionalmente, maio é conhecido como o mês das noivas. E isso faz com que as datas nessa época sejam muito procuradas pelas futuras noivinhas. Mas você sabe de onde surgiu essa tradição ou qual é a história por trás desse hábito?

Se você pretende se casar em maio ou tem dúvidas sobre as origens dessa prática, continue lendo este artigo!

Por que maio é considerado o mês das noivas?

É muito difícil estipular com precisão a origem desse hábito. Acredita-se que tenha relação com as tradições dos países do hemisfério norte – e “importada” para cá. Isso porque nesses locais, em maio, celebra-se à primavera, com muitas flores e festas que se mantiveram durante as gerações.

Com o passar dos tempos, o uso das flores em celebrações passou também a ser associado às festas de casamento. Além disso, passou-se a fazer uma ligação entre as flores e a feminilidade, fazendo com que maio, além de ser o mês das noivas, também fosse escolhido para simbolizar e homenagear as mães e Maria.

Essa ideia de associar as festas de casamento com a chegada da primavera também tem força aqui no Brasil. Afinal, além de maio, um dos meses mais procurados para as cerimônias é setembro – que marca justamente a chegada da primavera aqui no hemisfério sul.

Apesar disso, maio não está mais entre os meses preferidos de muitas noivas. Pelo menos é o que mostra o estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). No estado de São Paulo, dezembro é um dos meses que mais concentram casamentos. E isso se deve a várias razões, como: 13º, proximidade com as festas de fim de ano, férias, entre outros.

Até na Europa, onde maio realmente marca a chegada da primavera, o mês tem perdido a preferência das noivas. Em muitos países, como é o caso da Inglaterra, o mês preferido para os casamentos é junho – e isto está atrelado a uma tradição da antiguidade, na qual os romanos homenageavam Juno como a deusa das mulheres e dos casamentos.

Já na América do Norte, o mês preferido dos noivos é fevereiro, em especial para os americanos que consideram esse o período oficial dos casamentos, já que por lá o Dia dos Namorados (Valentine’s Day) é comemorado no dia 14 de fevereiro.

Quais as dicas para quem vai se casar em maio?

Apesar de tudo isso, muitas mulheres ainda sonham em se casar no mês das noivas. Seja devido à tradição, ou seja, ainda, pelas características dessa época do ano, com menos chuvas e um clima mais ameno – ideal para as festas ao ar livre, por exemplo.

Veja algumas dicas bacanas que separamos e podem lhe ajudar.

Orçamento

Se você vai se casar em maio, saiba que, mesmo com a diminuição da procura, esse ainda é um período de bastante tradição, o que pode significar preços mais elevados. Principalmente em relação às flores, afinal é este também o mês do dia das mães e está bem próximo do dia dos namorados.

Além disso, o que costuma encarecer a data é o dia da semana em que será realizada a cerimônia. O sábado à noite, por exemplo, costuma ser o mais procurado pelos noivos e por isso costuma ter preços maiores de locação de espaço, buffet, decoração e outros serviços.

Apesar disso, saiba que é possível encontrar muitas promoções e ofertas bem bacanas, já que, como tradicionalmente maio é considerado o mês das noivas, as lojas aproveitam desse período para lançarem itens com preços diferenciados.

Se a ideia é economizar, vale a pena ficar de olho nas ofertas e buscar saber antecipadamente quais lojas ou estabelecimentos vão realizar uma campanha específica para o mês das noivas.

Outra dica para enxugar o orçamento é investir nas flores da época, como: azaleia, camélia, mosquitinho, margarida, gladíolo, áster, cravina, cravo, tulipa, orquídea, rosa e tango.

Planejamento

Justamente por maio ser conhecido como o mês das noivas é que você precisará de um cuidado extra em relação ao planejamento. Afinal, poderá ser difícil conseguir datas e equipes disponíveis.

Assim, a dica é começar a planejar o casamento com bastante antecedência. Essa técnica ajuda a encontrar uma data que seja bacana para vocês e também permite economizar, parcelando alguns itens e negociando preços diferenciados graças ao tempo maior até o casamento.

Vale a pena também pensar se até essa data vocês vão conseguir juntar o necessário para pagar todas as contas do casamento. Assim, comece primeiro calculando quanto vão precisar para fazer o casamento – e só depois pensem na data, estipulando um cronograma que ofereça tempo suficiente para pagar todas as dívidas antes de iniciarem a vida a dois.

Aliás, na hora de montar o orçamento, prefira sempre calcular os itens com valores a mais do que a menos. Isso garante que vocês terão dinheiro para qualquer imprevisto. A dica dos especialistas é deixar de 15 a 20% de reserva para as possíveis emergências.

Lua de mel

Uma das grandes vantagens de se casar em maio é a possibilidade de escolher destinos incríveis para a lua de mel (e pagar bem baratinho por eles). Afinal, em muitos locais este mês é baixa temporada e por isso os valores são bem mais acessíveis.

Então, aproveite essa vantagem incrível de se casar no mês das noivas e planeje a sua lua de mel com antecedência e cuidado!

Clima

Como dissemos, em maio, o clima está bem mais ameno, as chances de chuva são menores e o outono está bem no comecinho. Isso significa uma luminosidade incrível para as fotos de casamento e uma possibilidade bem bacana para quem sonha em fazer uma festa ao ar livre, sobretudo na praia.

Esse é o seu caso? Então saiba que maio é o mês perfeito para fotos incríveis e um ambiente mais aconchegante para os convidados.

Como você viu, ainda que maio venha perdendo a preferência de muitos pombinhos, ele continua sendo considerado o “mês das noivas” e por isso é a escolha favorita de muitos casais tradicionais.

Se você vai se casar em maio, não deixe de planejar tudo com antecedência e – claro – aproveite muito bem esse momento!

Gostou das nossas dicas? Curta a nossa página no Facebook para receber outros conteúdos bacanas como este!

 

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

quinze + 11 =