Apesar das mais modernas formas de armazenamento de imagens, você é o tipo de pessoa que ainda gosta de revelar fotos para manter no papel os momentos marcantes da sua vida? Então esse artigo foi feito especialmente para você, com dicas valiosas sobre conservação de fotos. Achou estranho o nosso tema? Mas é isso mesmo!

É sempre preciso cuidado. Vamos ver o que você precisa fazer para manter suas fotos relevadas ou impressas por muito mais tempo?!

Uma nova era no universo da fotografia

Um marco importante e definitivo no mundo da fotografia foi a aposentadoria das máquinas analógicas e, principalmente, o ano e 2012 quando a Kodak parou de produzir câmeras fotográficas. A partir de então, revelar fotos passou a não ser mais necessário para que fosse possível visualizar suas fotografias, já que elas ficam guardadas na memória dos smartphones e máquinas fotográficas digitais.

Mas não tem como resistir. As fotos eternizam momentos especiais, decoram paredes, ficam lindas em quadros de fotos, dão aquele charme na mesinha da sua sala ou tem todo o valor sentimental quando guardadas naquele álbum especial de viagem.

Como manter a qualidade da impressão por mais tempo quando revelar fotos

As memórias podem durar para sempre, mas o brilho e a qualidade das suas fotos impressas podem não durar tanto tempo assim. Com o tempo, o desgaste natural pode enfraquecer ou apagar alguns detalhes da sua fotografia. Então, se você quer qualidade da impressão por mais tempo é preciso saber algumas informações importantes sobre conservação de fotos.

Veja a seguir algumas dicas simples, porém muito eficientes, para prolongar a vida de suas imagens impressas, deixando-as vibrantes e coloridas por muito mais tempo:

Guarde as fotografias em local com baixa temperatura e pouca umidade

Quanto mais quente o local onde as fotos estão armazenadas, mais rápido as cores vão desaparecer. Portanto, se o seu desejo é relevar fotos e armazená-las por algumas décadas, o ideal é que elas fiquem guardadas em um local fresco, ventilado, com pouca umidade. A regra geral, para umidade e temperatura é “quanto menor, melhor”.

Guarde as fotos horizontalmente

Também é bom evitar que elas fiquem muito expostas à luz, calor ou frio, já que essas interferências externas podem provocar reações químicas que deixam o papel amarelado ou rachado.

Não guarde suas fotos em caixas de plástico, madeira ou couro

Esses materiais favorecem a proliferação de fungos e bactérias, facilitam a umidade e podem conter ácido que danifica o papel da foto.

Invista em álbuns de fotos

Guardar as fotos impressas em álbuns é uma boa dica de conservação de fotos para aumentar a longevidade das suas memórias impressas. Ao revelar fotos, dê preferência aos álbuns fotográficos, tipo fotolivros impressos em gráficas especializadas.

Nunca escreva nas fotos

Seja na própria foto ou mesmo no verso, pois a tinta pode atravessar o papel e provocar manchas em sua fotografia. Se precisar identificar a foto use um adesivo e coloque na parte de trás da foto.

Tenha cuidado ao manusear as fotos

Evite pegar as fotos no centro. Segure-as sempre pelas bordas, sem passar dedos pelo papel, mesmo quando as mãos limpas, pois as impressões digitais marcam a foto.

Tome cuidado com os escaneamentos

Escanear as fotos que você só tem impressa é uma forma de guardá-la, mantendo suas memórias em mais de um local. Mas, considere que fazer muitas fotocópias ou escaneamentos também pode ajudar a danificar as fotografias já que os processos envolvem luz e calor.

Só que por mais que você tenha cuidado ao manusear as suas fotos, acidentes podem ocorrer ou mesmo o armazenamento correto pode não evitar a ação do tempo. Por isso, se tem aquela foto que você ama e não tem ela em forma digital, existem estúdios que fazem recuperação de fotos.

Com uma boa pesquisa, você encontra ótimos profissionais para restaurar aquelas partes apagadas ou danificadas deixando sua fotografia como elas não tivessem sofrido nenhum dano ou envelhecimento.

Agora que você já sabe os principais cuidados que é preciso ter depois de revelar fotos, pode correr pro seu armário e começar a organizar suas fotografias!

ebook Organização de Fotos

  _

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

11 + 16 =