As fotos newborn já são as queridinhas de muitas mamães. E isso não é por acaso, afinal a técnica deixa as imagens dos recém-nascidos muito mais fofas e profissionais.

Mas, para que o ensaio não se transforme em um pesadelo, é essencial tomar alguns cuidados básicos. Nós montamos um checklist com tudo que você precisa considerar e organizar para ter fotografias lindas e um momento bem agradável também para o seu bebê. Confira!

O que são as fotos newborn e qual a diferença dos ensaios tradicionais?

A palavra newborn, em inglês, quer dizer recém-nascido. Isso significa que esse é um ensaio fotográfico que visa registrar os primeiros momentos da vida do seu filho. Por isso, geralmente, ele é feito até o 15º dia (mas você poderá fotografá-lo mesmo que ele já tenha passado desse período).

A grande diferença desse tipo de ensaio é que ele conta com muito mais produção, principalmente em termos de cenários, de acessórios e de poses do próprio bebê e dos pais.

Além dessa vertente feita, geralmente, em estúdio, existe uma outra que busca registrar o recém-nascido dentro do seu “mundinho”, ou seja, com imagens na própria casa da família, levando em consideração o cotidiano e a nova rotina.

Essas são imagens mais espontâneas e que buscam enfatizar o afeto do bebê com os pais, os avós, os irmãos e os demais familiares, além, é claro, de todas as mudanças feitas na casa, como o quartinho, o berço, a decoração, etc.

7 dicas para um ensaio newborn perfeito!

Agora que você já entendeu um pouco mais da diferença das fotos newborn para as tradicionais, que tal algumas dicas para um ensaio perfeito? Confira.

1. Escolha um bom fotógrafo

Tudo deve começar com a escolha adequada do fotógrafo. Afinal é muito importante que o profissional esteja acostumado a fazer fotos newborn e, claro, tenha familiaridade com recém-nascidos e as suas necessidades diferenciadas.

Assim, antes de fechar o contrato, faça uma boa pesquisa com os profissionais disponíveis na sua cidade ou região, analisando o portfólio (e compreendendo se os tipos de fotografias que ele faz estão de acordo com o seu desejo), conversando com outros clientes, analisando a experiência e a experiência das pessoas nas redes sociais do profissional e entendendo como é o trabalho do fotógrafo (tempo de duração, onde as fotos são feitas, como você as receberá, etc.).

Tire todas as suas dúvidas antes de marcar a sessão e tenha certeza de que o fotógrafo escolhido sabe o que está fazendo, já que fotografar recém-nascidos exige uma dose extra de conhecimento técnico e também de sensibilidade.

Lembre-se que ensaios newborn não costumam ser muito baratos. Por isso se o preço praticado estiver muito abaixo do mercado, desconfie. Pode ser que o fotógrafo não tenha muita experiência com recém-nascidos.

2. Saiba onde será o ensaio

Como você viu no tópico anterior, existem duas possibilidades de fotos newborn: as realizadas em estúdio ou na própria casa da família. Saiba que tipo de imagem você deseja obter e converse com o fotógrafo sobre onde será o ensaio.

No caso de ensaios em estúdio, é importante levar alguns itens como roupinhas extras, mantas extras, chupetas, mamadeiras, fraldas, etc. Além disso ainda é bacana combinar com o fotógrafo se será preciso levar acessórios a mais do bebê, como brinquedos, gorros, casaquinhos, etc.

Outro ponto que merece cuidado é com a temperatura. Geralmente os estúdios contam com ar condicionado e o clima mais baixo, junto das fotos com poucas roupas, podem deixar seu recém-nascido gripado. O recomendável é que o ambiente esteja entre 28ºC e 29ºC.

As fotos em casa têm a vantagem de esse já ser um ambiente conhecido pela criança e por isso as chances de ela estranhar são menores. Isso significa fotos mais espontâneas, relaxadas e bonitas.

Uma maneira de deixar o bebê ainda mais calmo é usando sons ambiente que reproduzem o interior do útero. Hoje existem até aplicativos que imitam esse som, como o whitenoise.

3. Prepare o bebê

Para que o fotógrafo consiga bons cliques, é essencial que a criança esteja relaxada. Assim, procure dar banho no bebê umas duas horas antes do ensaio, coloque um macaquinho que seja fácil de tirar, não coloque uma fraldinha apertada 2 horas antes (para não marcar a pele da criança) e não passe pomada 2 horas antes.

Se os adultos também forem participar das fotos, é importante levar algumas roupas leves e de cores neutras (preto e branco são as mais indicadas). Dê preferência as peças mais confortáveis e que permitam se movimentar tranquilamente.

4. Inclua os irmãos

O recém-nascido tem irmãos em idades diferentes? Fazer uma fotografia com eles pode render ótimos cliques. Converse antes com a criança mais velha e saiba se ela deseja realmente participar, explique como será o ensaio e separe algumas roupas e acessórios para que ela entre no clima.

Quanto mais as crianças conseguirem se soltar, melhor será o ensaio, afinal você conseguirá ótimos cliques espontâneos e que mostrem a relação entre eles, a ansiedade com a chegada do bebê e assim por diante.

5. Agende um dia apenas para o ensaio

É importante que você reserve na sua agenda um dia apenas destinado às fotos newborn. Lembre-se que os recém-nascidos podem ficar muito perturbados com qualquer alteração na sua rotina – e incluir outras atividades pode dificultar para que eles consigam relaxar para as fotos.

Quanto mais tempo e tranquilidade o fotógrafo tiver para trabalhar, melhor será o resultado. Normalmente, um ensaio newborn pode durar entre 4 a 5 horas.

6. Pense nos acessórios

Os acessórios são indispensáveis para que as imagens fiquem ainda mais ricas e diferenciadas. E é muito importante que a maioria deles sejam próprios para recém-nascidos e lavados após cada sessão.

Se você desejar, poderá levar alguns de casa, como gorrinhos, luvas, cachecol, ou ainda alguns itens que tenham significado para a sua família, como uma colcha tricotada pela avó, um brinquedo de família e assim por diante.

7. Confie no profissional

É normal que muitos pais fiquem ansiosos com o ensaio, ou ainda que o instinto de proteção de algumas mães venha à tona, não deixando que o fotógrafo faça o bebê dormir ou o coloque nas posições para as imagens.

Por isso, é muito importante escolher um profissional que lhe passe confiança e com quem você se sinta bem em trabalhar. Além do preço, peça referências a conhecidos e converse bastante com o fotógrafo antes do ensaio.

Com essas dicas, ficou mais fácil pensar e planejar as fotos newborn? Aproveite e curta a nossa página no Facebook para receber mais conteúdos bacanas como este!

 

_

    3 respostas para "Fotos newborn: checklist para um ensaio perfeito!"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

vinte − cinco =