Fim de ano, férias em família e nada melhor do que passar uns dias perto do mar. Mas, para registrar esses momentos, é indispensável considerar algumas dicas, garantindo ótimas fotos na praia.

Se você anda sofrendo na hora de fazer os cliques do mar ou da sua família curtindo esse momento, não precisa se desesperar. Nós separamos algumas dicas e truques que vão salvar o seu álbum de fim de ano. Confira!

1. Conheça muito bem a sua câmera

fotos na praia

Antes de começar a fotografar, dedique um tempo para explorar a sua câmera, funções, recursos e possibilidades, principalmente no uso manual. Você poderá modificar as configurações de velocidade de obturador e ISO de acordo com a quantidade de luz exposta nas fotografias.

Em caso de dias muito ensolarados, a dica é usar uma velocidade mais alta e um ISO mais baixo, evitando a superexposição (que não fica muito bacana e dá trabalho para corrigir na edição).

Lembre-se que as praias são locais com iluminação natural abundante e por isso não será necessário muitos equipamentos para conseguir bons cliques.

2. Faça fotos ao nascer do sol

fotos na praia

Se você quer fotos de praia de cair o queixo será preciso acordar cedo. Isso porque o nascer do sol é um dos momentos mais mágicos para as fotos a beira mar, já que a luz dourada rende ótimas imagens e provoca sombras interessantes.

Além disso, nesse horário, você encontrará a praia mais vazia, o que permite ótimas fotos de paisagem e de pessoas. Outra vantagem é que, logo cedo, o sol não estará muito forte e você se livrará dos contrastes indesejados.

Se o dia estiver nublado, não tem problema. Afinal, você pode aproveitar essa condição para fazer fotografias mais focadas nos detalhes da paisagem que não ficam ofuscadas pelo brilho do sol.

3. Analise corretamente o ponto focal

fotos na praia

Ainda que a paisagem da praia seja exuberante, é importante não se perder e sempre definir um ponto focal para as suas fotos. Lembre-se que o ponto focal é aquele que atrai o olhar do observador e, portanto, o ponto de destaque da imagem.

Quanto mais pontos você conseguir estabelecer, mais qualidade terão as suas fotografias. Por isso, explore os quadros e as possibilidades e vá além do tradicional, pensando em outras opções que não só a praia e o mar.

4. Cuidado com os contrastes

fotos na praia

A forma como a luz incide no objeto a ser fotografado poderá criar contrastes interessantes ou desinteressantes, por isso esse ponto merece muita atenção.

Quando o sol estiver a pino, é preciso evitar que as sombras mais acentuadas fiquem no rosto das pessoas a serem fotografadas. Por isso, os dias nublados ou com mais nuvens são os mais bacanas para as fotos de praia, já que elas funcionam como um difusor natural, suavizando as sombras.

Se a luz estiver muito forte e atrapalhando, mude o ângulo para melhorar o resultado.

5. Atenção aos reflexos

fotos na praia

A água é um espelho natural e causará reflexos que podem ser incorporados de maneira criativa nas suas fotos. Uma ideia super legal são aquelas imagens em que o reflexo da pessoa é visível na foto.

Para conseguir esse resultado, é preciso que o fotografado esteja às margens do mar e que seja um dia com bastante luz. Para melhorar as fotos, você poderá usar filtros polarizadores.

6. Seja criativo nos enquadramentos

fotos na praia

Céu e mar são ótimas combinações, mas não podem ser os únicos a brilharem no seu álbum de férias. Embora o mais comum ao fazer fotos de praia seja fotografar a imensidão azul, é possível ousar e criar cliques mais criativos.

Vale à pena investir em desvendar o lugar, visitando os pontos turísticos, as praias mais desertas e os locais pouco explorados.

Além disso, na hora de enquadrar, preste atenção a composição da sua fotografia, analisando as linhas, os objetos e os elementos que podem tornar a sua imagem mais diferente e atrativa ao olhar, evitando fotos maçantes e tradicionais.

Pedras, árvores, pessoas, pranchas e outros elementos comuns ao ambiente podem ser usados como molduras e ajudar a transformar as fotos de praia em cliques mais criativos.

Então, nada de preguiça. Um bom fotógrafo precisa de disposição extra para se movimentar e buscar os melhores ângulos.

7. Considere o uso do flash

fotos na praia

Com a iluminação favorecida, muitas pessoas pensam que o flash é totalmente dispensável. Mas ele pode ajudar a tornar suas fotos mais interessantes e equilibradas.

O flash consegue corrigir as imperfeições da luz que causam sombras indesejadas. Ele também é um ótimo aliado de quem vai fotografar o sol, já que ajuda a expor a figura principal sem perder o conteúdo do fundo.

Porém, claro, é importante usar o flash com sabedoria, pois, ao mesmo tempo em que ele poderá aumentar a qualidade da sua foto, também poderá comprometê-la.

Se estiver na dúvida, a melhor solução é testar, fazendo fotos com e sem o flash e analisando o resultado para a luz disponível.

8. Sempre verifique o fundo

fotos na praia

Quando vamos dar dicas de fotografia, a análise do fundo é algo que sempre aparece por aqui. E isso não é por acaso, já que ele pode acabar “detonando” uma imagem que seria bem bacana.

Por isso, sempre fique de olho no que está aparecendo no mar no instante do clique (e como ele pode ajudar ou prejudicar a sua composição). É possível que estejam presentes barcos, pessoas ou até contrastes (por exemplo, entre a paisagem urbana e a natural).

Analise como esses elementos podem ajudar a enaltecer o ponto de destaque da sua foto e o melhor posicionamento para eles.

9. Fotografe durante o por do sol

fotos na praia

Você não conseguiu acordar cedinho para pegar a luz excelente da manhã? Não tem problema, porque o por do sol também pode render ótimos cliques.

Assim, espere o sol baixar um pouco e vá para a praia aproveitar as lindíssimas cores que o sol pinta no céu nesse período.

O ideal é começar a fotografar depois das 17h (no horário de verão, as fotos devem ser feitas depois das 18h).

E, claro, o mais importante é não ter medo de fotografar e experimentar novas ideias e poses. Aproveite o momento para se divertir e também para fazer alguns cliques de outras pessoas na praia, do cotidiano de quem vive ali, dos animais e dos contrastes típicos desse cenário.

Com essas dicas, ficou mais fácil fazer ótimas fotos na praia? Aproveite e veja as nossas outras ideias para melhorar as suas fotos de paisagem!

eBook Guia de Fotografia _

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

3 × três =