O batismo é uma tradição muito importante para as famílias religiosas. Independentemente da tradição, manter as fotos do batizado é algo sempre bacana, ajudando a reviver esse momento de muita emoção.

Se você está organizando o álbum do seu bebê, confira as dicas importantes que trouxemos e também os cliques “obrigatórios” em um registro fotográfico como esse!

Fotos do batizado: principais dicas

Antes de ser uma celebração, o batizado é um ritual religioso. E por isso é indispensável compreender muito bem as tradições de cada religião e a importância desse ato para a família do bebê. Veja algumas dicas importantes que trouxemos para esse registro.

Escolha do fotógrafo

Muitas pessoas acreditam que fotografar um batizado é algo simples e sem mistério. Essa não é uma realidade. É preciso entender muito bem as peculiaridades de se fotografar dentro de uma igreja (sem o uso do flash, por exemplo) e todos os momentos essenciais durante o ritual religioso, garantindo fotos interessantes.

Por isso, se você deseja contar com imagens profissionais, é muito importante escolher corretamente o fotógrafo. Dê preferência àqueles acostumados com esse tipo de registro e analise o portfólio antecipadamente, garantindo que o estilo das fotos está adequado às suas preferências.

Faça imagens além da cerimônia

Além das fotografias da cerimônia do batizado, separe também alguns momentos para fazer imagens do antes e depois (principalmente se vocês forem fazer algum tipo de comemoração, como café da manhã ou almoço para os padrinhos).

Esse ensaio é muito bacana e ajuda a deixar o álbum ainda mais completo. Você pode fazer algumas fotos no estilo “making off”, arrumando o bebê na sua casa, dando o banho, escolhendo a roupinha, etc. E, depois, já no evento, incluir alguns registros da decoração, do bolo, das lembrancinhas, etc.

Converse sobre as fotografias

Existem algumas fotos do batizado que precisam estar presentes em qualquer registro (e sobre as quais falaremos mais adiante). Por isso, converse antes com o fotógrafo sobre os cliques que são indispensáveis para vocês.

Por exemplo, imagens do bebê com os avós ou os padrinhos, momentos da cerimônia, uma foto da roupinha de batizado antes do evento e assim por diante. Dessa maneira, o profissional poderá fazer um trabalho ainda mais acertado e de acordo com as suas expectativas.

Monte um fotolivro

Por último, não se esqueça de pensar na forma em que deseja guardar essas imagens. Os fotolivros são ideias muito interessantes, porque permitem uma diagramação personalizada. Ou seja, você poderá escolher a maneira que deseja dispor as fotografias, quais terão mais destaque e até incluir outros detalhes, como trechos de música, poemas entre outros.

Assim, se torna mais fácil contar a história desse momento, ajudando a transmitir mais emoção para quem folheia o fotolivro. Além disso, os fotolivros são produzidos com materiais de qualidade superior quando comparados aos álbuns tradicionais, o que permite que as fotografias sejam conservadas por muito mais tempo, sem perder a cor e os detalhes, garantindo que até as próximas gerações poderão saber como foi esse momento.

Como o batizado é um momento extremamente importante, a nossa sugestão é que você dê preferência ao fotolivro profissional, assegurando que essas imagens serão tratadas adequadamente, bem diagramadas e, principalmente, que todos os materiais usados serão de qualidade superior.

Checklist: 15 fotos do batizado que você precisa fazer

Agora que você já viu algumas dicas interessantes, que tal descobrir quais as fotos do batizado que não devem ficar de fora do seu registro? Vale lembrar que as imagens listadas abaixo são apenas referências – o importante é que cada família considere o que é essencial para as suas preferências e tradições.

  1. Fotos de antes do batizado: roupinha do bebê, a criança sendo trocada, a preparação dos pais, os demais irmãos se preparando, etc.
  2. Imagem geral da igreja, com os convidados presentes.
  3. Closes da criança com os pais e os padrinhos.
  4. Os pais e a criança chegando à igreja.
  5. Fotos do bebê no colo da mãe, mostrando detalhes da roupinha e da interação entre os dois.
  6. Imagens da madrinha e do padrinho com o bebê.
  7. Momento do batizado: em algumas religiões, a criança é imersa na água, enquanto em outras a água é apenas usada para molhar a cabeça do bebê. De qualquer forma, esse é um dos momentos mais importantes e precisa estar no seu registro.
  8. Imagens do sacerdote (padre ou pastor) realizando o batizado.
  9. Detalhes da igreja e do próprio ritual. No batismo católico, por exemplo, podem ser fotografadas a vela, a pia batismal, etc.
  10. Imagens espontâneas das crianças.
  11. Pais beijando o bebê.
  12. Pelo menos uma imagem mais “posada” com os pais, os padrinhos, o padre ou pastor e a criança.
  13. Reação dos irmãos durante o batizado.
  14. Imagens da festinha depois do batizado: detalhes da decoração, bolo, mesa dos convidados e lembrancinhas e também do bebê com os convidados e das pessoas aproveitando o momento.
  15. Se você quiser, faça cliques diferentes, por exemplo, do convite do batizado e dos sapatinhos que a criança usou ou a própria roupinha do batismo (essa imagem pode ser usada na abertura do álbum ou do fotolivro).

Na hora de escolher as imagens para o compor o álbum, dê preferência àquelas mais espontâneas, principalmente no caso das crianças, como choros, risadas, entre outros. Se algum convidado se emocionar ou até mesmo os pais e os padrinhos, opte por esses cliques, porque eles trazem mais “verdade” ao seu registro.

Como você viu, existem muitas ideias de fotos do batizado – e o importante é sempre considerar como será a cerimônia e quais cliques são essenciais para a sua família.

Você gostou deste conteúdo? Aproveite e veja as nossas dicas de fotos imperdíveis para registrar a primeira infância do seu filho, lendo o nosso post completo sobre o assunto!

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

três + 9 =