Fazer boas fotos de pessoas é indispensável para qualquer fotógrafo, e quem está se aventurando a aprender um pouco mais sobre esse universo também se preocupa com a qualidade dos seus retratos, seja para fotografar amigos, familiares ou a si mesmo.

Como essa é uma das dúvidas mais comuns, montamos este conteúdo completo com várias de dicas importantes para deixar os seus retratos ainda mais bonitos e cheios de vida. Confira!

1. Atenção ao fundo

Fotos de pessoas

Quando for fotografar pessoas, é imprescindível ficar de olho na composição da imagem. Embora o fundo não seja o mais relevante, ele também fará parte da sua fotografia, e se for muito “estranho” ou “chamativo” poderá competir com o modelo, deixando a fotografia esquisita ou até engraçada.

Por isso, uma dica bem bacana, é sempre tentar desfocar o fundo, tornando-o um segundo plano. Atente-se ainda a composição de cor, buscando um fundo que realce a pessoa fotografada e se harmonize adequadamente.

2. Cuidado com o enquadramento

fotos de pessoas

O enquadramento é outro ponto crucial para bons cliques de pessoas. “Cortar” determinadas parte do corpo é algo muito comum em fotógrafos iniciantes e causa um resultado bem desastroso para a sua imagem.

Assim, fique atento se o enquadramento escolhido não está cortando pernas, mãos, braços ou a cabeça do fotografado. Alguns bons enquadramentos são:

  • grande plano: a fotografia não enfatiza detalhes específicos, mas engloba todo o rosto e proporciona um destaque por inteiro ao fotografado;
  • plano detalhe: o destaque é para alguns detalhes do rosto, como o nariz, os olhos e a boca;
  • plano próximo: o fotografado é enquadrado da cintura para cima;
  • plano médio: o tronco é o foco da foto.

Escolher o plano mais adequado depende do que você deseja transmitir com a sua fotografia, do fundo e também da sua experiência.

3. Pense nos detalhes

fotos de pessoas

Quem fotografa pessoas há bastante tempo sabe que os detalhes fazem toda a diferença nesse tipo de trabalho. Por exemplo, aproveitar a luz do sol para fazer composições ainda mais bacanas e posicionar corretamente o fotografado – que deve ficar em posição oposta à luz, trazendo mais conforto e ajudando a destacar com as sombras os detalhes do rosto.

Outra dica importante é prestar atenção aos olhos, que sempre devem ser focados com mais nitidez. Se isso for feito, certamente a sua fotografia terá um resultado muito mais bacana e profissional.

E, claro, sempre pensar em composições que valorizem o fotografado, já que ele é o centro de atenção da sua imagem.

4. Use contraste

fotos de pessoas

Quem está começando a fotografar, muitas vezes tem receio dos contrastes, principalmente no caso de luz natural.

Por exemplo, ao fotografar um modelo quando o sol está a pino, você terá um resultado com altíssimo contraste, inclusive, se essa foto for passada para tons de cinza, o resultado poderá ser bem mais interessante.

Mas, é claro que, nessas situações, é preciso ficar atento as sombras que não podem ficar acentuadas no rosto do fotografado. Se esse for o caso, mude o ângulo até encontrar a incidência ideal de luz.

5. Dirija a cena

Nem sempre você conseguirá uma fotografia incrível de uma pose totalmente espontânea. Muitas das imagens de pessoas que vemos são produzidas, ou seja, direcionadas pelo fotógrafo.

Lembre-se que nem sempre a pessoa a ser fotografada saberá as poses que deve fazer ou o melhor local para ficar, por isso não tenha receio de orientá-la, por exemplo: vire o rosto, estique o corpo, sorria mais ou menos, etc.

Pode parecer um pequeno detalhe, mas essas indicações conseguem deixar as fotos ainda mais bacana. Se a pessoa fotografada for extremamente tímida, essas orientações são fundamentais para deixá-la mais segura e conseguir um resultado melhor.

6. Treine algumas poses

Como dissemos, as técnicas para fazer fotos de pessoas também podem ser usadas nas suas selfies. A melhor maneira de descobrir as poses mais legais para as suas fotos é fazendo-as.

Então, vale à pena treinar algumas poses e enquadramentos (até mesmo para sugerir aos seus fotografados). Não tenha medo de criar poses diferentes, mexendo os braços, os ombros e o posicionamento do corpo. Assim, você vai entendendo o que funciona ou não e até ajudará na hora de orientar seus modelos.

7. Trabalhe melhor os ângulos

Às vezes uma mesma pose pode ganhar muito mais vida e destaque se você modificar o ângulo da foto. O contrário também acontece, ou seja, ângulos desfavoráveis podem deixar a pessoa fotografada menos valorizada.

Por exemplo, as fotos tiradas de cima causam a impressão que as pessoas são mais baixas, já aquelas tiradas de um nível mais baixo deixam os modelos mais altos. Assim, ajuste o ângulo certo para dar a ênfase adequada a foto.

Se você estiver fotografando crianças, deve sempre se abaixar para ficar no mesmo nível delas, conseguindo retratos melhores.

8. Cuidado com a iluminação

fotos de pessoas

Para as fotos ao ar livre, a posição do sol é muito importante. Posicionar o modelo de frente para a luz, poderá causar incômodo e você terá imagens da pessoa com os olhos fechados ou até fazendo careta.

Se o ambiente for pouco iluminado, ou você estiver fotografando à noite, conheça muito bem a sua câmera para configurar a abertura do diafragma corretamente e também o flash. Muitas vezes será necessário o uso de um tripé.

Fique atento ainda a presença de sombras, já que elas podem surgir em locais indesejados, escurecendo determinadas partes do rosto e prejudicando o resultado da fotografia.

Uma ideia bem legal é fazer fotos durante o por do sol. As cores desse período do dia favorecem composições lindíssimas e ajudam a valorizar ainda mais as suas imagens. Geralmente, o melhor horário para isso é entre as 17 e às 18 horas.

9. Capture o horizonte

Nós demos a dica de tentar sempre desfocar o fundo. Mas tenha bom senso com essa prática. Se você está fotografando na praia ou em um campo muito bonito, por exemplo, crie uma composição que valorize o modelo e também dê destaque ao ambiente.

Assim, o horizonte poderá integrar a composição geral da foto, ajudando a criar um cenário e a transmitir uma sensação para a imagem. Lógico que nesse caso o posicionamento é ainda mais importante – e aqui vale a pena ficar atento aos terços de ouro para posicionar melhor o modelo.

Como você viu, fazer fotos de pessoas não é nenhum “bicho de sete cabeças”, mas como tudo no ramo da fotografia exige conhecimento e muita prática. Então, nada melhor do que tirar a poeira da sua câmera e sair fazendo lindos cliques dos seus amigos e da sua família.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e continue aprendendo, baixe o nosso guia completo de fotografia para iniciantes!

eBook Guia de Fotografia _

    1 Resposta para "9 dicas para melhores fotos de pessoas!"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

quatro × 4 =