Fazer belas fotos de paisagem é o sonho de muitos fotógrafos iniciantes. Afinal, nada mais bacana do que retratar os locais para os quais viajamos ou até mesmo a paisagem da nossa cidade.

Mas, será que existem truques e dicas para transformar esses registros em belas fotografias? Você deseja melhorar os resultados das suas imagens de paisagens? Continue a leitura e veja quantas dicas importantes nós separamos!

1. Busque um ponto focal

fotos de paisagem

O ponto focal é importante em todos os tipos de fotografias, e com as de paisagem isso não é diferente. Na verdade, sem um bom ponto focal, você corre o risco de deixar a sua foto com um aspecto “vazio”, fazendo com que os olhos dos espectadores vaguem pela imagem.

Os pontos focais podem variar dependendo da paisagem a ser fotografada como uma árvore chamativa, uma formação rochosa, um prédio, etc. Lembre-se ainda de analisar muito bem onde o ponto focal estará incluído na imagem.

A regra dos terços de ouro é muito útil nesse momento, assim tente incluir o ponto focal em um dos setores de maior atenção do olhar.

2. Analise o primeiro plano

fotos de paisagem

Quando vamos dar dicas de fotografia, sempre falamos sobre a importância de analisar o segundo plano, para que ele não fique mais chamativo que o primeiro.

Em fotos de paisagem, contudo, vale a pena se atentar também para o primeiro plano. Como não existe uma pessoa a ser fotografada, muitos fotógrafos iniciantes se confundem sobre o que devem enfatizar na imagem.

Para fazer uma boa foto, é indispensável que o primeiro plano seja atrativo e interessante – o que justifica ele ser o ponto máximo de atenção da imagem.

3. Amplie a profundidade de campo

fotos de paisagem

A abordagem normal é garantir o foco da maior parte possível da cena, oferecendo uma melhor profundidade de campo e mais clareza para as fotos de paisagem.

Para conseguir isso, a principal dica é escolher uma pequena abertura ótica (um número maior). Afinal, quanto menor for a abertura, maior será a profundidade de campo.

Porém é importante lembrar que, quanto menor for a abertura, menor será a quantidade de luz que atingirá o sensor de imagem. Assim, é recomendado aumentar o ISO ou o tempo de exposição (ou ambos).

4. Cuidado com as linhas

fotos de paisagem

As linhas podem ajudar a dar mais ênfase à sua foto de paisagem ou tornar o cenário extremamente desagradável e confuso para quem vê a sua imagem.

O primeiro ponto a se pensar é se as linhas estão realmente retas, evitando ficar com uma fotografia torta, o que coloca em risco a beleza do que está sendo fotografado.

O segundo é considerar o posicionamento das linhas e pensar se é possível incluí-las na sua foto para guiar o olhar do espectador, conduzindo-o até o ponto de interesse da paisagem.

As linhas são fundamentais para conseguir mais profundidade e escala e podem criar padrões interessantes para a sua fotografia.

5. Capture o movimento

fotos de paisagem

As fotos de paisagem nem sempre precisam ser estáticas. Na verdade, existem muitos movimentos na natureza que podem ser captados e que ajudam a transformar a sua fotografia.

Por exemplo: as ondas de uma praia, o vento nas árvores, a água caindo de uma cachoeira, as nuvens em movimento, o voo dos pássaros, etc.

Para conseguir fazer isso, será preciso aumentar o tempo de exposição (às vezes até de alguns segundos). Essa alteração permite também que mais luz atinja o sensor, por isso é indicado usar uma abertura menor ou algum tipo de filtro, por exemplo fotografar no fim do dia quando há menos luz.

Devido ao tempo prolongado de exposição, é recomendado usar um tripé ou apoiar a câmera sobre alguma superfície, para evitar a fotografia tremida.

6. Fotografe as condições meteorológicas

fotos de paisagem

Você é daqueles fotógrafos que apenas saem para fotografar quando o dia está ensolarado? Está na hora de rever os seus conceitos.

Afinal, é possível fazer cliques incríveis em um tempo mais nublado, por exemplo fotografando uma tempestade se formando no céu, ou até uma ameaça de temporal, com aquelas nuvens densas e pesadas.

Após a chuva, também é possível fazer cliques bem legais como arco-íris, o sol voltando a “reinar”, etc. Assim, ao invés de ficar esperando o próximo dia ensolarado, que tal arrumar a sua câmera e fotografar as turbulências do céu?

7. Use as “horas douradas”

fotos de paisagem

A iluminação natural é uma grande aliada das fotos de paisagem. E escolher os melhores horários pode render cliques impressionantes. A “Golden hour” ou horas douradas é um período do dia em que o ângulo da luz causa um impacto diferenciado na cena.

Geralmente, esses horários são logo ao amanhecer ou ao entardecer. Nesse período, a luminosidade natural consegue destacar melhor as paisagens, criando padrões, texturas e dimensões super interessantes e capazes de transformar os seus cliques.

8. Atenção redobrada ao horizonte

fotos de paisagem

O horizonte é um dos norteadores mais importantes nas fotografias de paisagem. Por isso, antes de bater a foto, é essencial analisar algumas questões, como:

  • verifique se o horizonte está reto, ainda que seja possível editá-lo em uma pós-edição, é mais fácil já ajustar o horizonte na hora de bater a foto;
  • o horizonte precisa contribuir para a composição da imagem. O mais indicado é que o horizonte seja posicionado em uma das linhas de terço da imagem (ou o superior ou o inferior) ao invés de completamente no meio.

9. Varie o ponto de vista

fotos de paisagem

Fazer boas fotos de paisagem também exige movimentação e criatividade do fotógrafo. Por isso, tenha paciência e calma na hora de fotografar e não sinta vergonha de abaixar, subir em pedras, andar de um lado para o outro, enfim, de procurar o melhor enquadramento.

Algumas vezes você também terá de aguardar até que as condições fiquem favoráveis para a sua imagem. Por exemplo, esperar a mudança de posicionamento de uma nuvem, ou até que um pássaro pouse no galho e assim por diante.

São esses pequenos detalhes que podem fazer a diferença no resultado final de uma imagem e por conta disso o fotógrafo não pode ter preguiça e nem impaciência de procurar o melhor ponto de vista para compor o cenário.

Como você viu, para fazer boas fotos de paisagem é preciso um pouco de conhecimento técnico e muito treinamento. Então, que tal começar a praticar essas dicas hoje mesmo? Baixe o nosso guia completo de fotografia para iniciantes e transforme a qualidade dos seus cliques!

eBook Guia de Fotografia

 

_

    1 Resposta para "9 dicas para melhores fotos de paisagem"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

18 + cinco =