Fotografar paisagens urbanas é uma delícia e capaz de criar retratos lindíssimos tanto para o álbum de viagem como apenas para treinar as aptidões com a câmera fotográfica. Mas, como em qualquer área, aqui também existem algumas dicas para fazer melhores fotos de cidade.

Se você adora o contraste arquitetônico das cidades que visita ou apenas deseja melhorar os seus resultados, veja algumas orientações importantes que separamos!

Pense na principal característica da cidade

fotos de cidade

Cada cidade é única, possui sua história, arquitetura, habitantes e outros detalhes que a diferencia das demais. Encontrar essas características e incorporá-las às suas fotos é uma ótima maneira de conseguir cliques memoráveis.

Ainda que você não esteja fotografando nenhuma cidade turística, tente andar pelas ruas e entender quais são os detalhes que se repetem e que ajudam a contar uma história.

Já para aqueles municípios extremamente conhecidos, vale à pena arriscar cliques de pontos já bem famosos. Para diferenciar, que tal ousar no seu ponto de vista ou enquadramento? O que não dá é para visitar Paris e não ter nenhuma foto da Torre Eiffel, por exemplo.

Fotografe também a população

O que dá vida as cidades? A população que ali reside. Então, que tal usar esses personagens nas suas fotos? Tente fazer cliques espontâneos das pessoas vivendo suas rotinas em cantos da cidade.

Por exemplo, vá até uma praça e fotografe as pessoas jogando cartas, as crianças brincando, passeando com os seus animais de estimação e assim por diante. Ou ainda, fotografe a correria da rua principal em um dia da semana, o trânsito e as pessoas correndo de um lado para o outro, andando apressadas.

Tudo isso ajuda a trazer mais vida e diferencial as suas fotografias, retratando o que há de melhor em cada localidade: as pessoas que vivem ali!

Valorize os sinais e as artes de rua

Paredes grafitadas, cores diferentes, telhados verdes, placas de rua, intervenções urbanas, esculturas, enfim, tudo isso ajuda a retratar a personalidade da cidade fotografada, fazendo com que ela fuja ao “padrão”.

Pense no que existe de “diferente” no município e busque valorizá-lo. Se você conseguir fazer um clique com as pessoas interagindo com esses itens, por exemplo, crianças brincando em frente a um muro grafitado, o resultado será ainda mais vivo e único.

Fotografe de cima

Ver as cidades de cima é uma experiência totalmente única e muitas possuem um diferencial ainda mais incrível em termos de arquitetura quando modificamos o nosso ponto de vista.

Então, não tenha medo de subir algumas escadarias: conheça os prédios mais altos e aproveite para fazer cliques incríveis dessa visão privilegiada de telhados, céu, faróis, igrejas e outras descobertas.

Faça fotos noturnas

Como é a cidade à noite? Os faróis dos carros e os postes de luz podem criar uma visão completamente diferente do local fotografado – e você poderá conseguir registros únicos.

Para melhores resultados em termos de fotografia noturna, o recomendado nessas situações é sempre usar um tripé ou apoiar a câmera em um local fixo, permitindo uma boa abertura do diafragma e evitando que a foto saia tremida.

Se estiver usando uma DSLR manual lembre-se de alterar as definições de ISO que pode ir de 1600 a 3200.

Foque nos contrastes

Muitas cidades são repletas de contrastes, seja nas cores dos prédios, nas arquiteturas antigas e modernas, nas comunidades que ali residem e assim por diante. Enfatizar esses aspectos pode resultar em fotografias impressionantes.

É possível, por exemplo, encontrar prédios novos e antigos dividindo quase o mesmo espaço da rua, ou pessoas em “climas” totalmente diferente, como alguém meditando e outro apressado para o trabalho.

Cuide dos pequenos detalhes

fotos de cidade

O que seria das imagens sem os detalhes? Nas cidades eles também fazem toda a diferença e, algumas vezes, podem estar escondidos ou passar batido pelos turistas apressados.

Entenda quais são as pequenas particularidades que ajudam a formar a identidade da cidade e faça bons cliques delas. Exemplos são o que não faltam, como as pedras portuguesas das calçadas cariocas, os candeeiros vitorianos de Londres, os sinais das estações de Paris e assim por diante.

Caminhe e percorra a cidade

É claro que não tem como você descobrir todos esses detalhes, contrastes e “esconderijos” se não estiver disposto a viver uma imersão na cidade. Por isso, é preciso deixar a preguiça de lado e se aventurar.

Caminhar a pé é uma das maneiras mais legais de encontrar ótimos personagens ou locais para fotografar. Nesses casos, quanto menos equipamento você levar, mais fácil será a sua vida.

E não se esqueça de sempre ficar atento. Afinal, se você olhar pela janela da sua casa, agora mesmo pode estar acontecendo alguma cena legal no seu bairro, como crianças jogando bola, passarinhos no fio e assim por diante. Tudo pode virar motivo para uma boa foto.

A falta da câmera em um momento incrível também não é desculpa, já que hoje os smartphones possuem câmeras poderosas e que permitem fotografar cenas inspiradoras.

Fotografe a cidade em movimento

Capturar o movimento é algo bem bacana para as fotos de cidade, principalmente para aquelas grandes metrópoles que não param nunca ou ainda para o horário de rush.

Você poderá fazer cliques das pessoas em movimento, dos carros, dos metros, dos ônibus, etc. Lembre-se que esse tipo de fotografia, obrigatoriamente, envolve algumas partes focadas e outras desfocadas – e é justamente isso que traz a ideia de movimento, retratando a rotina do local, sem interferências do fotógrafo.

Registre o caos

fotos de cidade

Multidões são sempre ótimas ideias para fotos de cidade e ajudam a dar uma ideia real do que é o local fotografado. Atrações turísticas lotadas, pessoas atravessando a rua ou a espera do ônibus ou metrô, filas em uma feira, enfim são inúmeras opções.

Geralmente, as fotos de multidão provocam certo sentimento de caos no espectador, ajudando a passar o sentimento que algumas cidades provocam.

Comidas também são boas ideias

A culinária é algo que difere cada uma das cidades. E se o local visitado possui alguns pratos típicos, você também poderá dar destaque a eles, ajudando a mostrar uma das principais atrações do local visitado.

O ideal é sempre usar a luz natural para os cliques. Tente, também, fazer fotos de ângulos diferentes ou até usando a função macro.

Como você viu, não existem segredos para fazer boas fotos de cidade. O importante é se inspirar com tudo que está a sua volta e buscar contar a história daquele local e daquelas pessoas por meio das suas fotografias.

Gostou deste conteúdo? Aproveite e compartilhe as nossas dicas nas suas redes sociais!

eBook Guia de Fotografia _

    1 Resposta para "Dicas para melhores fotos de cidade!"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

sete + 20 =