Registrar o crescimento do seu filho é uma delícia. E nessas horas ter um álbum específico para as festas de aniversário é o desejo de muitos pais. Assim como outras decisões sobre a festa infantil, muitos também têm dúvidas se realmente vale à pena contratar um fotógrafo profissional ou se é possível ter um bom resultado fazendo sozinho esse registro.

Se você compartilha dessa dúvida, continue lendo este post e veja as informações importantes que separamos – e que podem lhe ajudar a tomar uma decisão.

Avalie o seu grau de conhecimento em fotografia

Fazer o registro fotográfico de um aniversário pode exigir uma boa dose de conhecimento em fotografia, já que nem sempre as crianças ficam quietas para que você consiga encontrar o melhor ângulo possível.

Para quem está começando a se aventurar no mundo da fotografia, ou possui pouca familiaridade com esse ramo, fazer as fotos por conta própria pode ser um risco. Afinal, você poderá acabar com um álbum sem os principais momentos, ou com cliques amadores e que não sejam capazes de transmitir a essência da festa que você preparou com tanto carinho.

Agora, se você já fotografa, mesmo que de forma amadora, há algum tempo, possui um bom conhecimento sobre luminosidade e enquadramento, pode ser uma ideia “arriscar-se” em um projeto maior. A dica é treinar bastante antes do dia e já se preparar, como criando um check-list, para que todas as fotos principais sejam feitas, como a mesa do bolo, a hora do parabéns, o registro dos convidados e assim por diante.

Saiba o que você deseja como resultado final

Decidir entre um fotógrafo profissional ou amador para a festa infantil depende muito do que você deseja como resultado. Se a sua ideia é ter apenas um registro informal para o álbum de família, é possível fazer tudo sozinho, garantindo cliques mais íntimos e descontraídos.

Mas, se a data é marcante, como o aniversário de 1 aninho, e você quer eternizar esse registro, por exemplo em um fotolivro, é importante ter auxílio profissional, garantindo que as imagens terão boa qualidade e que a emoção desse dia ficará registrada eternamente.

Considere o tempo disponível que você terá na festa

Nem sempre a vida dos pais é tranquila durante uma festa infantil. Mesmo quem optou por realizar o evento em um buffet infantil, terá que se desdobrar cuidando das crianças e do próprio aniversariante, recebendo os convidados e gerenciando para que tudo saia dentro do planejado.

Quem realiza a festinha em casa, então, tem o dobro do trabalho, já que muitas vezes terá de servir os convidados, entreter as crianças, receber os presentes e assim por diante.

Com tantas tarefas, será mesmo que você terá tempo de acompanhar o aniversariante e as outras crianças para garantir um bom registro fotográfico? Imagina só acabar perdendo momentos importantes porque você estava na correria e acabou não tendo tempo para as fotos?

Contando com um fotógrafo profissional, você terá uma preocupação a menos, já que ele ficará responsável por acompanhar as crianças, fotografar os convidados e ainda ter um olhar diferenciado, conseguindo capturar expressões e momentos espontâneos, que deixam qualquer álbum muito mais rico e interessante.

Entenda que tipo de equipamento você dispõe

Se você deseja fotografar sozinho, lembre-se que é importante ter um equipamento capaz de realizar as fotografias mesmo em condições de luz não ideais, por exemplo.

Comprar um equipamento novo e deixar para usá-lo apenas no dia da festa é um erro que muitas pessoas cometem. E o resultado poderá ser nada interessante, já que você não teve tempo hábil para aprender todas as funções e recursos que a câmera possui.

O mais recomendável é treinar bastante antes, inclusive em condições semelhantes a que você encontrará no dia, entendendo muito bem como a sua câmera funciona, os recursos que possui e algumas opções que você poderá usar na data.

Considere os custos de toda a festa infantil

Os custos com uma festa infantil podem ser bem elevados – e é preciso contabilizar tudo para que a celebração não acabe se tornando um verdadeiro pesadelo financeiro.

Assim, crie uma planilha com todos os custos que você terá, como: aluguel do espaço, contratação de brinquedos e animadores, comida e bebida, decoração, bolo e docinhos, convites, papelaria, etc.

Para quem vai fazer uma festa em casa, é possível economizar bastante e usar uma parte dessa economia para contratar um fotógrafo profissional, por exemplo.

Em alguns buffets infantis, existem planos que já contam com determinados tipos de fotos e até pode ser que eles indiquem alguns fotógrafos. Considere também esse valor na sua planilha e saiba se vale à pena o investimento.

Encontre o fotógrafo certo

Ao contratar um fotógrafo profissional é claro que você espera um resultado de qualidade. Afinal você está fazendo um investimento. Por isso, tenha certeza de que o profissional em questão possui experiência fazendo esse tipo de foto.

Como dissemos, fotografar crianças pode exigir conhecimentos técnicos diferenciados, já que nem sempre elas ficam quietinhas e o resultado pode ser muito mais bacana justamente com as fotografias espontâneas.

Assim, saiba exatamente que tipo de fotografia mais lhe atrai e o que você espera como resultado, analisando o portfólio dos fotógrafos e conversando antecipadamente com o profissional.

Economizar na escolha pode acabar comprometendo o resultado final. E é aquele ditado “o barato sai caro”, já que muitas vezes contratando um profissional inexperiente você poderia ter um resultado melhor fotografando sozinho.

Como você viu, não existe uma resposta pronta sobre a contratação ou não de um fotógrafo profissional para uma festa infantil. É preciso avaliar o que você deseja como resultado, o quanto tem disponível para investir na celebração, sua capacidade técnica de registrar esse momento, entre muitos outros pontos.

Depois dessas dicas, ficou mais fácil tomar uma decisão? Se você gostou deste conteúdo, compartilhe o nosso post em suas redes sociais e ajude os outros pais a tomarem essa difícil decisão!

_

    3 respostas para "Festa Infantil: contratar um fotógrafo profissional ou fazer você mesmo as fotos?"

    • Vera Silva

      Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

      • Amofotolivro

        Olá Vera, que bom gostou! Ficamos contentes com o seu comentário. Toda semana temos novos conteúdos no Blog. Abraços.

    • Vera Silva

      Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

8 − dois =