Aniversários são sempre motivos de festa e quando quem está comemorando é seu filho, aí é felicidade e empolgação dobrada para o papai e a mamãe corujas! Tem coisa mais divertida que mesa de guloseimas, docinhos, bolo, muita brincadeira e riso de criança, tudo junto no mesmo espaço? Para esse momento também ser gostoso e inesquecível para seu filho, temos algumas dicas importantes de organização de festa para você preparar uma festa infantil de arromba!

Organizar uma festa infantil parece simples, porém, sempre tem alguns detalhes que demandam tempo e pesquisa para dar tudo certo. Por isso, a dica número um é: comece a traçar os preparativos com no mínimo três meses de antecedência (no mínimo mesmo, a não ser que você não ligue de ficar careca depois de arrancar os fios de cabelo). E, se possível, comece a pensar sobre isso com mais de seis meses de antecedência, principalmente se você for alugar algum espaço ou Buffet para a festa infantil.

E lembre-se de envolver ativamente seu filho em algumas decisões, como o tema da festa, a não ser, claro que ele ainda seja muito bebê e não tenha como expressar opiniões claras.

Roteiro de fotos da festa infantil

Checklist para uma festa infantil

1. Escolha o tema da festa

Aniversário de criança não é a mesma coisa se a festa não tem um tema definido. Tenha como base os personagens e desenho prefeito dele, o time de futebol ou algum hobby que a criança adora, como animais, por exemplo.

A partir daí é só soltar a imaginação e organizar a festa infantil aplicando o tema principal da comemoração na decoração, nos convites, nas lembrancinhas etc.

2. Faça a lista de convidados

Esse é sempre um ponto que pode gerar dor de cabeça, principalmente se a sua intenção é fazer uma festa pequena, mas é muito importante decidir a lista de convidados logo no início dos preparativos para você conseguir ter ideia do tamanho da festa. Acredite, isso influencia bastante nas suas outras decisões!

A decisão de quem convidar vai mesmo ser entre você e a criança, caso ela já seja maiorzinha. O aniversariante vai falar quais amiguinhos quer convidar e você ficar responsável por convidar familiares e amigos. É importante observar que até os quatro anos, recomenda-se que os pais das crianças estejam presentes durante a festa. Depois dessa idade já não é mais necessário convidá-los, caso não deseje.

3. Prepare os convites

É bem mais divertido quando eles são personalizados, seguindo o tema central da festa infantil. Tente entregar entre 15 e 20 dias antes da festa, pois se deixar para entregar poucos dias antes corre o risco dos convidados já terem outros compromissos.

4. Monte o menu especial

Especialistas e nutricionistas defendem que é preciso pensar em opções mais saudáveis para o cardápio de aniversário de criança, mas uma festa se um delicioso bolo e muitas guloseimas não é uma festa infantil completa, não é mesmo? Então, vale optar pelo equilíbrio!

Aposte em comidinhas e salgadinhos que podem ser comidos à mão, no melhor estilo finger food, como: mini-pizzas, biscoitos recheados, cachorro quente, mini-hambúrgueres, salgadinhos fritos, pão de queijo, sanduíches em pão de forma recortado em diferentes formatos e itens mais saudáveis como, maças cortadas aos cubos, salada de frutas e iogurte. E, para beber, você pode servir água, refrigerante e sucos para os baixinhos.

5. Organize a animação da festa

É sempre bom contratar monitores para fazer as atividades com as crianças e animar a festa ou mesmo alguém da sua família pode fazer isso. Mas é importante que tenha muitos momentos de brincadeira, pois os pequenos amam! Aqui vão algumas ideias: oficinas de artesanato, contador de histórias, teatro de bonecos, dança das cadeiras, corre-cotia, corrida de sacos, cabra cega, pintura facial, brinquedos infláveis, etc.

Convidar o personagem central do tema da festa, por exemplo o Mickey ou Batman, pode tornar o ambiente ainda mais especial para o aniversariante e seus convidados.

E não se esqueça de preparar uma playlist com músicas infantis bem animadas!

6. Prepare a decoração

É interessante ter a decoração escolhida no tema da festa, decorar o ambiente com balões e também arranjos de mesas práticos que podem ser criados a partir do tema da festa, inclusive com uma proposta sustentável elaborada junto com o aniversariante.

7. Escolha as lembrancinhas

Esse é outro detalhe que não pode faltar de jeito nenhum na organização de festas infantis. Você pode comprar algumas lembrancinhas prontas, mas o mais divertido e interessante é optar pela personalização. E se tiver um pouquinho de tempo, você mesmo pode preparar lembrancinhas como cofrinho, tubete de balas, pote de algodão doce, tudo personalizado com o nome da criança, data da festa e, claro, o tema do aniversário!

Tire muitas fotografias

Algumas fotos de festas são bem clássicas e todos sabem que devem tirar, como a criança com os pais, o aniversariante apagando as velinhas, foto com os amiguinhos, etc., porém o registro do aniversário de criança deve revelar muito mais do que a simples organização, sendo importante capturar a interação e a amizade entre todos os presentes. Essas serão ótimas recordações que seus filhos vão ter quando forem adultos. Portanto:

Fotografe no início da festa

O começo da festa infantil é sempre o melhor momento para tirar foto do seu filho, pois ele ainda está com a roupa toda arrumadinha e bem disposto para dar muitos sorrisos bonitos. Também aproveite o momento para tirar fotos de toda a decoração.

Tire fotos espontâneas

Fotos das crianças se divertindo, sem se preocupar com poses, costumam ficar lindas e quase sempre transmitem aquele sentimento de felicidade que elas estão curtindo. Registre os momentos das brincadeiras, dos pequenos devorando as guloseimas, se divertindo nos brinquedos etc.

Faça fotos divertidas

Fotos de festas quando espontâneas são sempre legais sim, mas quem disse que as arranjadas não são especiais? Peça para a criançada fazer caretas, caras e bocas. Monte plaquinhas divertidas com frases, desenhos ou emoticons e dê para as crianças fazerem poses para as fotos.

Mas, na hora das fotos, a dica mais importante é: fotografe na altura dos olhos da criança. Sim, é preciso se abaixar parar que as fotos de criança fiquem ótimas. É cansativo, mas as fotos mais próximas e na altura da criança ficam muito mais bonitas do que se fossem tiradas de cima.

Com as dicas desse artigo você vai organizar uma festa infantil inesquecível e, ainda, registrar momentos maravilhosos dessa diversão! Sentiu falta de alguma dica ou tem alguma outra bem legal? Conta pra gente!

 Roteiro de fotos da festa infantil

_

    3 respostas para "Festa infantil: Veja nosso checklist para organizar a festa de aniversário do seu filho!"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

um + 7 =