Registrar o passar dos anos e a história dos nossos filhos é uma delícia. E as festas de aniversário não podem ficar de fora. Depois de passar um bom tempo planejando a celebração, fazendo os convites e pensando na decoração, é claro que manter esse registro por muito tempo é algo importante.

Mas, você sabe como eternizar esse momento e tornar a festa de aniversário do seu filho muito mais mágica? Continue a leitura e descubra!

Fotolivro: uma maneira incrível de eternizar recordações

O álbum de fotografia já é um velho conhecido de muitas mães e pais. Mas você sabia que é possível manter o registro de momentos importantes dos seus filhos com muito mais qualidade – garantindo uma durabilidade bem maior?

Estamos falando do fotolivro. Uma espécie de álbum fotográfico, mas com qualidade de imagem muito superior – e que ainda permite que você personalize da maneira que achar melhor, montando as fotos em uma sequência que permita contar uma história, por exemplo, ou incluindo frases, desenhos e outros detalhes diferenciados.

A principal diferença é que no fotolivro a fotografia é impressa diretamente na página, como se fosse uma revista, mas com um papel de qualidade melhor. Isso significa que a fotografia durará por mais tempo, sem correr o risco de ela acabar “desgrudando” da folha (o que acontecia com frequência com os álbuns antigos), ou ainda desbotando.

Quais as vantagens do fotolivro?

Apesar de estar em alta, nem todos os pais estão convencidos de que o fotolivro é a melhor opção para fazer o registro da festa de aniversário dos seus filhos. Por isso, reunimos algumas vantagens interessantes dessa alternativa quando comparada ao álbum tradicional:

  • mais qualidade para as fotos, já que elas são impressas diretamente em papéis nobres;
  • possibilidade de personalização, ajudando a contar a história dessa data;
  • maior interação com quem está folheando o fotolivro, ajudando a reviver momentos e emoções;
  • maior durabilidade, porque ele é feito de capa-dura e com folhas laminadas;
  • possibilidade de usar fotografias panorâmicas.

Os tipos de fotolivro disponíveis do mercado

Fotolivro encomendados por sites

Com a popularização do mercado, começaram a surgir muitos tipos de fotolivros, com qualidades e possibilidades de personalização diferentes. Em alguns, é possível enviar o arquivo das fotos por um site, personalizar as páginas e receber o item pronto pelos Correios.

Embora esse seja um tipo de fotolivro mais acessível financeiramente e até mais prático, ele não é o que possui melhor acabamento, já que normalmente são usados papéis de baixa qualidade, que impedem uma impressão adequada das fotografias e também a durabilidade do material.

Outro ponto é a pouca possibilidade de personalização, uma vez que você acaba “engessado” usando os modelos prontos de layout disponíveis no site.

Contudo esse tipo de fotolivro possui algumas vantagens como:

  • preço mais acessível;
  • facilidade para montar o seu fotolivro;
  • pode ser montado mesmo com poucas fotos;
  • não exige muito conhecimento técnico.

Fotolivro profissional

Outra possibilidade é encomendar o seu fotolivro com empresas profissionais. A grande diferença é que, nesse caso, a produção será feita com materiais de mais qualidade e com alta durabilidade. O papel usado para a impressão é específico e diferenciado, o que garante mais nitidez e qualidade das imagens.

Além disso, com o fotolivro profissional, você terá mais liberdade para montar do jeito que preferir, indicando a sequência das imagens, incluindo textos e outros detalhes que você julgar.

Como esse item é produzido por pessoas especializadas, você também terá o acompanhamento de um profissional, que poderá lhe dar dicas e orientações para que o resultado final seja ainda mais bacana.

Porém, esse tipo de fotolivro costuma ter um preço um pouco mais alto, mas a durabilidade do material é bem superior – e você poderá reviver a festa de aniversário do seu filho por mais tempo.

Essas empresas também permitem que você crie versões “menores” do fotolivro original, que podem ser dados de presente às madrinhas e aos padrinhos, por exemplo, no caso das festinhas de 1 ano.

Galeria de fotolivros - Amofotolivro

Como escolher as fotografias para o fotolivro?

Independentemente do tipo de fotolivro que você escolher, uma etapa muito importante é a escolha das fotos que vão compor o registro. Veja algumas dicas que separamos:

  • tente criar uma ordem cronológica, escolhendo fotos dos momentos antes dos convidados chegarem, dos presentes, do parabéns, e assim por diante, fazendo um check-list das fotos principais;
  • separe algumas fotografias da decoração e da mesa do bolo;
  • inclua as fotografias do aniversariante com os pais, os padrinhos, os melhores amigos e as pessoas especiais para vocês;
  • procure por aquelas imagens que ajudem a transmitir as emoções e as sensações da festa de aniversário;
  • separe as fotografias das crianças brincando e inclua aquelas que estão mais divertidas ou inesperadas;
  • use as fotografias que mostram as emoções das pessoas, como dos pais, dos convidados e do próprio aniversariante;
  • lembre-se de incluir fotografias do momento do parabéns, do aniversariante soprando as velas e da participação dos convidados;
  • se houve alguma atração especial, inclua as fotos das crianças se divertindo e também do aniversariante;
  • se for possível coloque também algumas fotos pré e pós aniversário, como o aniversariante ansioso para a chegada dos convidados ou o momento de abertura dos presentes.

Não existem regras para você definir as fotos que irão integrar o fotolivro. O importante é que elas ajudem a contar a história desse dia e a transmitir os sentimentos que vocês tiveram nesse momento, eternizando a celebração.

Como escolher a empresa para o meu fotolivro?

Depois de todas essas etapas, é importante escolher corretamente a empresa que ficará encarregada de produzir o seu fotolivro. Algumas dicas que podem ajudar:

  • pense na qualidade que você deseja receber e analise os tipos de materiais usados para a confecção do fotolivro;
  • analise a reputação da marca, em sites como Reclame Aqui e também conferindo os comentários e avaliações dos usuários nas redes sociais;
  • converse com outras pessoas que já usaram o serviço da empresa;
  • se for possível, tente conversar pessoalmente ou por telefone com quem ficará responsável por montar seu fotolivro, explicando o que você deseja transmitir com ele;
  • analise a experiência e veja outros fotolivros já produzidos pela empresa.

Depois de ler este conteúdo, você já está convencido de que o fotolivro é a melhor escolha para eternizar a festa de aniversário do seu filho? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

orçamento Amofotolivro _

    2 respostas para "A festa de aniversário foi linda! O que fazer para eternizar esse momento?"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

5 × dois =