Quem ama fotografia sabe que muitas vezes uma boa edição pode ser fundamental para dar uma melhorada em qualquer imagem, ajudando a enquadrar melhor o objeto ou até a realçar as cores e a iluminação natural do ambiente.

Porém, nem sempre temos prática com programas complicados e sofisticados e podemos acabar deixando de usar essas ferramentas por acreditarmos, erroneamente, que todas são difíceis e complexas.

Para lhe ajudar, nós montamos esse post com dicas de ferramentas simples e práticas para realizar a edição de fotos sem dor de cabeça. Confira.

Ferramentas de edição de fotos

1. Polarr

Se você não tem um computador muito robusto, ou está precisando de algo que dê conta do recado, mas sem ter de instalar na sua máquina, o Polarr é uma ótima alternativa aos editores mais famosos e conhecidos.

Parecido com o Lightroom, o Polarr roda direto no navegador e possui ferramentas bem bacanas, como a possibilidade de aplicação de filtros, efeitos, ajustes em partes diferentes da sua fotografia (ajudando a destacar objetos em primeiro plano e desfocar o fundo), entre outras ações.

Caso você goste do programa e deseje tê-lo instalado no seu computador, também é possível, já que ele possui versões para Windows 10, Mac e Linux e ainda roda em smartphone Android ou iOS.

2. PicMonkey

Agora, caso além de praticidade, você deseje ter também facilidade na edição de fotos, o PicMonkey é uma ótima escolha. Assim como o anterior, ele também funciona diretamente no navegador e já conta com layouts predefinidos para as redes sociais e uma lista variada com filtros fáceis de serem aplicados.

Para aquelas pessoas que trabalham com vendas pela internet, o programa de edição de fotos pode ajudar a tratar melhor as suas imagens, podendo aplicar adesivos, filtros e ainda fazer pequenos retoques – sendo fácil de usar até para quem não tem muita familiaridade com estes tipos de programas.

3. Pixlr

Criado pela Autodesk (a mesma empresa responsável pelo AutoCad), o Pixlr é uma versão um pouco mais completa e robusta de editores de imagens, funcionando de maneira semelhante ao famoso Photoshop da Adobe.

Embora tenha menos recursos que o concorrente, você poderá contar com boas ferramentas, com destaque a possibilidade de fazer edição em camadas. Assim, você conseguirá criar máscaras, permitindo aplicar efeitos em um objeto apenas em primeiro plano, por exemplo, deixando o fundo com outro aspecto.

Outra vantagem é a enorme variedade de pincéis, além da grande possibilidade de retoques, histórico de alterações, entre muitas outras utilidades para quem já domina um pouco mais o mundo de edição de fotos.

Ao contrário do Photoshop, o Pixlr é gratuito e roda diretamente no navegador, não necessitando de nenhuma instalação.

4. Fotor

Mais uma opção gratuita e que permite usar o programa diretamente no navegador, instalado na sua máquina (com versões para Mac e Windows) ou pelo celular (iOS e Android).

O Fotor, na versão online, permite corrigir e editar fotos, criar colagens e fazer ilustrações. Você também poderá ir mais além, recortando suas fotografias, ajustando as cores, aplicando filtros e usando modelos prontos para o compartilhamento nas principais redes sociais.

Outra vantagem é que os criadores do programa possuem um canal no Youtube, ajudando você a aproveitar ao máximo a ferramenta, tirando várias dúvidas dos usuários.

5. Gimp

Porém, se você procura um programa de edição de fotos que seja um pouco mais robusto e que permita a instalação na sua máquina, o Gimp pode ser uma ótima escolha, sendo conhecido como uma das principais alternativas gratuitas ao Photoshop.

Ele roda em Windows, Linux e Mac e, assim como o Photoshop, ele também permite a edição em camadas e facilita as transformações mais usuais nas imagens, como alterações no tamanho, conversão para PDF, uso de pincéis, alteração das cores, entre outras.

Uma possibilidade bem interessante é que o Gimp permite criar animações ou editá-las, bastando carregar o arquivo e trabalhar com as camadas separadamente, escolhendo o movimento que deseja para cada uma delas.

O Gimp também possui uma versão portátil para download, que permite ao usuário baixar o Gimp sempre que precisar. Assim como os demais, ele também possui uma versão online.

6. Photoscape

Este é um editor de fotos também bastante completo, mas que apenas roda em Windows, sendo considerado bem eficiente e fácil de usar. Também é conhecido por ser uma alternativa gratuita ao Photoshop, suportando diversos formatos de imagem digital (como JPEG, GIF e RAW).

Além disso, o Photoscape possui ferramentas interessantes e bem simples de usar, sendo um programa bastante recomendado para quem não tem muita prática com este tipo de programa, mas deseja começar a tratar as suas imagens, fazendo alterações mais pontuais.

Você poderá aplicar as suas alterações a um único arquivo ou fazer transformações em massa. Outros pontos que merecem destaque são as possibilidades de visualização e captura de tela, impressão e conversão de vários tipos de formatos.

Assim como os outros programas de edição de imagens, ele também possui uma variedade de filtros que são bem fáceis de aplicar e permite transformar uma imagem em um desenho.

7. Canva

Esta é uma sugestão um pouco diferente dos demais, funcionando mais como um aplicativo intuitivo, do que um software de edição de fotos. Com o Canva, você conseguirá criar layouts a partir de modelos já sugeridos pelo aplicativo, de acordo com a sua necessidade.

Por exemplo, você poderá criar uma imagem para o seu blog, um post para o Facebook ou uma imagem para uma apresentação, tudo com tamanhos ideais já pré-definidos para cada uma dessas necessidades, sendo que você poderá escolher por um dos modelos do aplicativo ou criar sua imagem livremente.

Todas as criações ficam salvas na sua conta e depois você poderá compartilhá-las como preferir.

Como você pode notar, existem inúmeras opções de programas para edição de fotos tanto online, como para baixar e instalar no seu computador. Encontrar a ideal dependerá muito dos seus objetivos e do quanto você possui de experiência com o uso dessas ferramentas.

Você gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post em suas redes sociais com os seus amigos que também adoram fotografia!

_

    3 respostas para "7 ferramentas simples e práticas para edição de fotos!"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

3 × quatro =