Cuidar de um negócio na área de fotografia não é uma das missões mais fáceis. Afinal, além de produzir o seu próprio serviço, você ainda precisa pensar em formas de prospectar novos clientes, atender os que chegam até você, precificar seu serviço, ficar atento aos custos que impactam sobre o seu dia a dia, ficar de olho na concorrência, entre muitos outros pontos.

Para lhe ajudar, nós separamos algumas ferramentas de gestão para fotógrafos essenciais para transformar o seu negócio e também para melhorar a organização do seu dia a dia e consequentemente a sua produtividade. Confira.

1. Plano de negócios

Nós já falamos aqui sobre a importância do plano de negócios para o fotógrafo. Porém, estamos reforçando a ideia, justamente por essa ser uma ferramenta essencial para a gestão de qualquer empresa.

Sem um bom plano de negócios fica difícil você ter uma visão mais ampla do seu ramo e da sua própria empresa.

É por meio dessa ferramenta que você conseguirá entender melhor quem é o seu público-alvo, quais são os custos envolvidos no seu serviço, qual deverá ser a sua margem de lucro, como será feito o seu marketing e, principalmente, onde o seu negócio estará daqui alguns anos.

Quando bem feito e executado, o plano de negócios funciona como um verdadeiro guia para a sua atuação, ajudando na obtenção de metas e no crescimento sustentável da sua empresa, independentemente do ramo de atuação.

2. CRM

O CRM (Customer Relationship Manager) é um sistema que ajuda você a gerenciar melhor o seu relacionamento com a base de clientes da sua empresa, favorecendo a fidelização.

Com um bom CRM, você será capaz de identificar padrões de consumo e ainda de integrá-lo ao seu marketing, enviando e-mails com promoções, dicas de fotografia, congratulações em datas especiais, entre outras ações pré-programadas.

Esse relacionamento mais próximo ajuda a manter a sua marca fresca na memória dos seus clientes e ainda a aproximá-los do seu serviço. Assim, sempre que eles precisarem de serviços em fotografia, se lembrarão de você com um “carinho especial”, diferentemente da concorrência com a qual essas pessoas não interage frequentemente.

3. Trello

O Trello é uma ferramenta gratuita que permite criar vários quadros de trabalho, ajudando a melhorar a sua organização. De forma visual, você consegue rapidamente entender o que precisa ser feito ou em qual etapa está cada ação.

Assim, você pode, por exemplo, criar um quadro por cliente, definindo as ações que você precisa tomar e estipulando datas para elas, evitando se esquecer de algum ponto ou ainda de colocar datas próximas, o que pode dificultar o seu cronograma.

Além disso, o Trello permite que você inclua outras pessoas nos seus projetos, o que é muito interessante para fotógrafos que trabalham com times como freelancers para cada evento.

Dessa forma, é possível mesmo a distância, manter a comunicação com todos os envolvidos, garantindo que tudo será entregue dentro do prazo e que nenhuma ação ficará esquecida.

4. Pinterest

Sim, o Pinterest é uma rede social. Mas, ele também pode funcionar como uma ótima ferramenta de gestão para fotógrafos, atuando como um verdadeiro portfólio online, auxiliando na captação de clientes, algo essencial para qualquer negócio.

Você poderá criar pastas diferenciadas, agrupando os seus cliques por tipo de evento ou de serviço que você presta. Ainda é possível criar pastas com fotografias de outros profissionais, ajudando você a se inspirar ou até funcionando como uma forma do seu cliente definir o tipo de serviço que busca.

Para melhorar o seu alcance, crie uma página profissional no Pinterest e use palavras-chaves relacionadas ao seu nicho, garantindo que mais pessoas encontrarão o seu trabalho.

5. Google Agenda

Um dos pontos mais importantes na gestão do dia a dia de um fotógrafo é a sua agenda. E organizá-la nem sempre é uma das tarefas mais tranquilas. O Google Agenda pode ser um aliado nessas horas, com um funcionamento simples e essencial no dia a dia do fotógrafo.

Com ele, você poderá criar um calendário para cada projeto ou cliente, compartilhar a sua agenda com as pessoas do time ou até com os seus clientes, sendo que o Google Agenda poderá enviar um alerta para o seu cliente lembrando-o do dia da sessão, das reuniões ou de outras ações que você marcar como importante.

Isso ajuda a trazer ainda mais facilidade ao seu dia a dia, além de melhorar a comunicação com o cliente, favorecendo que todos os envolvidos nos projetos não acabem se esquecendo de uma atividade importante, por exemplo.

6. Wunderlist

O Wunderlist é um aplicativo bem bacana e que pode ajudar você a tornar o seu planejamento diário mais efetivo. Com ele você poderá criar listas de tarefas que devem ser feitas para determinado projeto e planejar alertas para serem enviados para o seu celular ou e-mail.

Você ainda poderá organizar as suas atividades por ordem de prioridade ou incluir uma nota que indicará o grau de importância daquele trabalho. É possível adicionar outras pessoas as suas listas, tornando mais fácil o trabalho em equipe.

7. Sistemas de cobrança

A parte financeira pode ser uma das mais difíceis de lidar em vários tipos de negócios. E na hora de cobrar os clientes, muitos fotógrafos sofrem com inadimplência e atrasos, que podem colocar em risco o plano financeiro da empresa.

Hoje, já existem sistemas de cobrança que fazem muitas ações de forma automática, como emitindo e enviando boletos e notas fiscais assim que um pagamento é localizado.

As cobranças podem ser enviadas por e-mail para os seus clientes, oferecendo várias opções de pagamento, como via cartão de crédito ou débito, boleto bancário, transferência bancária, etc.

Além disso, muitos sistemas oferecem a integração com o banco. Ou seja, você não precisa acessar o sistema do seu banco para fazer a emissão ou o controle dos pagamentos, tudo isso é feito diretamente no sistema.

Algumas opções são:

  • Moip: uma ferramenta de pagamento online que trabalha com uma grande variedade de bandeiras de cartões de crédito e débito;
  • Iugu: ajuda a automatizar as operações financeiras, criando cobranças que são enviadas por e-mail aos clientes e recebendo pagamentos em modos variados;
  • Boleto cloud: uma plataforma gratuita que trabalha com a emissão de boletos registrados.

7. Gestão financeira

Entre as nossas ferramentas de gestão para fotógrafos não poderiam faltar dicas de gestão financeira, não é mesmo? Hoje já existem muitos sistemas que trabalham automatizando vários processos como conciliação bancária, contas a pagar e a receber, controle de inadimplência, etc.

A principal vantagem é que, em uma só ferramenta, você terá várias funcionalidades, ajudando a entender como está a sua vida financeira mês a mês e favorecendo a projeção para todo o ano, melhorando o seu planejamento.

Algumas opções bacanas no mercado são:

  • Quickbooks Zero Paper:permite ter controle de vários pontos importantes como fluxo de caixa, controle das contas bancárias e do cartão de crédito, receitas, despesas e lucro, agenda de clientes, entre outros;
  • Conta Azul: facilita o seu controle financeiro, já integrando soluções como emissão de boleto e de notas fiscais, conciliação bancária, fluxo de caixa, centro de custos, etc.

E, então, depois de ler as nossas dicas de ferramentas de gestão para fotógrafos ficou mais fácil organizar o seu dia a dia, a sua captação de clientes e a sua vida financeira? Se você gostou deste conteúdo, curta as nossas redes sociais (Facebook e Instagram) e receba sempre dicas bacanas como estas!

Marketing Digital para Fotógrafos _

    3 respostas para "8 ferramentas de gestão para fotógrafos"

    • Camilla

      Uma dica boa é usar o Clicster! Ele supre gestão financeira, wunderlist, google agenda, trello e crm num mesmo lugar e é idealidade pra fotógrafos, então tem tudo pensado na gente, no nosso fluxo de trabalho e tal

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

dezenove + quatro =