Se você é uma pessoa apaixonada por fotografias e ama fazer belos cliques, já pensou em ter seu próprio estúdio fotográfico doméstico?

Preparamos um artigo cheio de dicas e ideias para você montar um estúdio completo seja com alto ou baixo investimento.

Para todo fotógrafo, ter um estúdio é um dos grandes objetivos, afinal, quem não quer um espaço perfeito para tirar muitas fotos com uma boa luz, profundidade, cenários…?

Ainda que você seja um fotógrafo ou amador de fotos externas, ter um espaço apropriado para cliques mais específicos é muito importante e pode gerar, inclusive, maiores oportunidades para a profissão e ser mais lucrativo, também.

Vem com a gente e descubra os tipos de estúdio, equipamentos necessários, valor a ser gasto, enfim, muitos detalhes para ter seu estúdio fotográfico doméstico.

Afinal, o que é um estúdio fotográfico doméstico?

Esse tipo de local é destinado à realização de fotos profissionais. O grande benefício de ter um ambiente próprio para isso é o controle 100% da luz na fotografia.

O controle da luz te ajudará na escolha da suavidade, intensidade, cor, distância, sombras, entre outras nuances luminosas sob a foto.

Mas para começar a pensar em como montar seu estúdio fotográfico doméstico, você precisa definir o tipo de estúdio que deseja e que será melhor aproveitado por você.

Tipos de estúdio que você pode montar

Alguns estúdios são muito comuns de serem escolhidos pelos fotógrafos que se especializam em um determinado tipo de foto. Mas é claro, você pode usar sua criatividade e criar um espaço totalmente adaptado ao seu estilo fotográfico.

Separamos algumas temáticas de estúdio fotográfico doméstico:

São muitos estilos de estúdio que você pode criar, com cenários diferentes e objetos que ajudarão a compor os cliques.

Por isso vale a reflexão de qual será o foco das fotografias, o que você busca com seu estúdio e qual público que irá atingir.

Então, antes de montar esse espaço para fotos, reflita sobre o que você ama clicar.

Um erro grave cometido por alguns fotógrafos e amadores é querer ter, em um único espaço, viabilidade para todos os estilos de cenário por acharem que será mais lucrativo. 

Mas, neste caso, vale a qualidade ao invés da quantidade pois pode acarretar em problemas como não aperfeiçoamento de um determinado tema de foto, dificuldade em atingir um público alvo determinado, divergências em valores a serem cobrados, além, claro, da logística de cenário que varia muito de acordo com as fotos que serão tiradas.

Monte seu estúdio fotográfico doméstico

A ideia é gastar pouco e ter um resultado incrível! Se você decidiu que está na hora de montar seu estúdio fotográfico doméstico, confira nossas dicas para executar esse projeto que resultará em fotos deslumbrantes:

Home estúdio

Neste tipo de estúdio, você destina uma área da sua própria casa para montar o espaço de fotos. Esse é um caso que não gera custos adicionais, como aluguel.

A parte negativa de optar por um home estúdio é sua vida pessoal interferir na hora dos cliques, por isso é importante que o espaço seja bem pensado e que a hora das fotos sejam exclusivas para isso.

Estúdio móvel

Que tal levar seu estúdio até seu cliente? Assim como no home estúdio, você economiza com os gastos fixos e leva até seu cliente os equipamentos de estúdio. O valor desse serviço pode, inclusive, ser mais alto, gerando maior lucratividade. Outra parte positiva é não ter preocupações com o espaço profissional dentro da sua casa.

A parte que pode gerar algum tipo de trabalho é o transporte, segurança dos equipamentos e organização para montá-los onde serão tiradas as fotos.

Espaço alugado

Certamente, alugar um espaço e montá-lo da melhor maneira para ser seu estúdio fotográfico é uma grande opção. Ter um espaço destinado à isso torna o trabalho ainda mais profissional, mas claro, demanda um investimento maior.

Por isso a ideia de alugar um espaço somente quando for realizar os ensaios é incrível. Isso mesmo, procure estúdios de fotógrafos parceiros que aluguem para você sempre que tiver trabalhos para realizar. 

Isso te permite ter tempo para captar mais cliente e, quando seus gastos com aluguel de espaço forem equivalentes aos gastos fixos de ter seu próprio espaço, será o sinal de que chegou hora de ter seu estúdio próprio.

Equipamentos básicos de um estúdio fotográfico doméstico

Os equipamentos e acessórios básicos para montar um estúdio dependem do nicho em que você atuará.

Levando em consideração que a ideia é montar seu estúdio em casa, é importante contar com alguns itens principais e, com o tempo, ir aprimorando a qualidade dos serviços oferecidos por você.

Além de uma câmera que atenda sua demanda de fotografia, é indicado que você tenha em seu estúdio fotográfico doméstico: tripé, fotômetro, fundos fotográficos, modificadores de luz, pedestal de luz, iluminação de apoio, além, claro, dos itens que irão compor seus cenários.

Um item muito importante em qualquer que seja o estúdio é a iluminação. Mas, como a ideia é pensar em um espaço econômico, é possível utilizar equipamentos que você pode até já ter em casa, simulando a iluminação de um estúdio profissional com apenas um flash de câmera que pode ser disparado remotamente (fora da câmera).

Existe a opção de investir em mais equipamentos de flash próprios para estúdios, como tochas de luz ou até mesmo iluminação contínua, que é apropriada para gravar making off ou até para trabalhar com bebês e pets que podem se incomodar com os disparos de flash.

Fundo para fotos – o backdrop

Esse estilo de fundo para fotos, o backdrop, torna o fundo da imagem praticamente imperceptível, deixando como protagonista do clique a pessoa ou objeto fotografado. Esse fundo pode ser branco, cinza, verde (conhecido como chroma key) ou até mesmo com estampas leves.

Outra escolha do backdrop é o material dele: madeira, tecido, alvenaria, papel, etc. Você encontra esse produto com preços acessíveis em muitas lojas online.

Qual investimento para ter um estúdio fotográfico doméstico?

Tudo depende do quanto você irá dispor para isso. Depende dos seus objetivos e escolhas.

Se você já tiver a maior parte do material, como câmeras, lentes e flash, a montagem do estúdio será bem mais em conta. 

Esses custos podem ser de 10 a 100 mil reais. Por isso é ideal planejar, cotar materiais e organizar todos os custos para não ter surpresas desagradáveis.

Tenha um diferencial para seus clientes

Que tal deixar a melhor impressão do mundo para seus clientes? Ofereça a produção de um fotolivro com as imagens produzidas por você. Afinal, quer recordação mais incrível do que um lindo resumo das lindas imagens que ele terá, para sempre?

Galeria de fotolivros - Amofotolivro

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

dezoito + 10 =