O ensaio pré wedding surgiu como uma tendência relativamente tímida – e hoje faz parte do desejo da maioria dos noivinhos. Ele é um ensaio fotográfico pré casamento e integra os “rituais” de preparação dos noivos para o grande dia.

Inclusive, as fotos desse momento podem ser usadas para decorar a recepção, nos convites e até na decoração da nova casa. Esse também é um momento super bacana para relaxar das tensões pré-casamento e de relembrar os últimos momentos antes do grande dia.

Quer saber mais sobre o ensaio pré wedding? Confira as informações importantes que separamos!

O que é o ensaio pré wedding?

Como dissemos, o pré wedding é um ensaio fotográfico feito antes do dia do casamento, registrando os preparativos para o grande dia.

Ele é diferente de outros tipos de ensaios, como o trash the dress. Geralmente, o pré wedding é feito com roupas mais despojadas e informais e em locais que tenham relação com a personalidade e a história do casal.

Há algum tempo, esse ensaio era resumido apenas em algumas fotos clichês, como o casal cortando o bolo, o carro da noiva chegando à cerimônia etc. Hoje, a tradição está bem diferente e os ensaios pré-casamento se tornaram espaço para fotos mais inovadoras e que retratem a personalidade e a história de amor do casal.

Ensaio pré wedding

Por que investir no pré wedding?

Mesmo sendo uma tendência já bem “enraizada”, muitos noivinhos ainda não sabem quais as vantagens de investir nesse tipo de ensaio. Veja alguns pontos positivos:

  • as fotografias podem ser usadas no “save the date”, um “pré-cartão” de casamento que pode ser impresso ou distribuído digitalmente e que é usado para avisar aos convidados sobre a data do casamento;
  • as fotos podem ser usadas na decoração da recepção ou da cerimônia, como em destaque no hall da entrada;
  • o resultado do ensaio poderá compor um belo mural de fotos na entrada da recepção ou da cerimônia, permitindo que os convidados interajam e escrevam, deixando mensagens aos noivos;
  • é possível usar as fotos em porta-retratos na decoração do casamento e também da nova casa de vocês;
  • as fotos podem ser usadas para decorar o caminho dos noivos até o altar;
  • as lembrancinhas de casamento podem ser personalizadas com as fotos do evento;
  • esse será um momento especial para vocês, onde é possível relaxar e relembrar todos os motivos do porquê são apaixonados e vão se casar;
  • é uma lembrança do momento de organização do casamento e poderá compor o álbum de casamento de vocês.

Quais as principais orientações para o ensaio pré wedding?

Já está convencido de que o ensaio pré wedding é uma boa escolha? Veja algumas dicas para torná-lo ainda mais mágico e inesquecível.

Tema e local

Muitos casais optam por um tema para o ensaio pré wedding, orientando as fotografias. Nesse caso, é essencial que esse tema tenha relação com a história ou a personalidade de vocês.

O importante é identificar algo que faça sentido para vocês ou que tenha relação com a história de amor, como casais que adoram futebol, música, rock, animais de estimação etc.

A escolha do local também pode ter relação com esse tema. É possível pensar em locais ao ar livre, como chácaras, fazendas e parques, ou então mais específicos como bares, parques de diversão, cinemas etc.

Também vale a pena fazer um ensaio na casa onde vocês irão morar ou até no lugar onde se conheceram ou marcaram o primeiro encontro, trazendo uma dose extra de romantismo e saudosismo ao ensaio, deixando-o ainda mais personalizado.

Roupas

As roupas não precisam ser muito elaboradas ou formais. O essencial, novamente, é que elas transmitam a personalidade do casal. É possível até brincar com isso. Por exemplo, se ele sempre andou mais “largado” e ela mais “arrumadinha”, essa ideia pode ser usada para compor as fotos.

E, claro, sempre escolha um figurino que seja condizente com o local do ensaio. Por exemplo, se vocês vão fotografar em um parque de diversões, não tem como optar por roupas super formais, vestidos e saltos que impeçam de fazer os cliques.

Acessórios

Os acessórios podem ajudar bastante na hora de compor as fotografias e até de relaxar para os cliques.

São muitas as ideias que podem ser usadas como flores, gravatas diferentes e coloridas, blazers com cores vivas, chapéus antigos, suspensórios, quadro ou lousa com a data do casamento, champanhe, bexigas em formato de coração etc.

Novamente, é essencial que esses acessórios “conversem” com o tema do ensaio e com o lugar onde as fotos serão feitas.

Data

Outra dúvida muito comum é sobre quanto tempo antes do casamento marcar o pré wedding. Não existe nenhuma regra em relação a isso, mas a maioria dos casais opta por fazer o ensaio cerca de 2 meses antes do grande dia.

Assim, ficará mais fácil usar as fotos na decoração, nos convites e no save the date, além de ser um momento em que os noivos não estão tão “sobrecarregados” com os preparativos.

Ensaio pré wedding

Ideias criativas

São muitas as ideias que você poderá usar no seu pré wedding, como:

  • fotos com os pets do casal;
  • ensaios na praia ou no campo;
  • fotografias na chuva;
  • ensaios em locais que marcaram o relacionamento (onde se conheceram, onde deram o primeiro beijo, no local do pedido do casamento etc.);
  • ensaios com os filhos;
  • pré wedding na cachoeira;
  • pré wedding em ambientes urbanos, como praças, pistas de skate, muros com pichações, estações de metrô etc.;
  • fotografias durante o pôr-do-sol;
  • fotografias à noite;
  • fotografias em parques de diversões, nas estradas, em construções abandonadas, em bares e outros locais inusitados.

Neste conteúdo, você viu que o ensaio pré wedding é uma ótima maneira de marcar os dias que antecedem o casamento e uma oportunidade de fazer um ensaio mais intimista e romântico.

As fotos desse momento podem ser usadas em diversos locais da celebração, como na decoração da cerimônia ou da recepção, nas lembrancinhas e no save the date.

Para escolher o fotógrafo certo, não se esqueça de conferir as fotos já realizadas pelo profissional, o estilo dele e também a experiência com esse tipo de ensaio.

Gostou de saber mais sobre o ensaio pré wedding? Compartilhe essas dicas com suas amigas noivinhas e ajude-as a organizarem as fotos do casamento!

Checklist de fotos do casamento _

    2 respostas para "Ensaio pré wedding: como e onde fazer?"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

2 × 3 =