O ensaio gestante é uma ideia incrível, cheia de amor e muita emoção. Em alta, ele é uma ótima maneira de guardar para sempre esse momento especial na vida da mulher e da família.

Apesar disso, muitas grávidas têm dúvidas sobre como funciona o ensaio gestante, o que é preciso levar, quando ele deve ser feito e outras recomendações importantes.

Esse é o seu caso? Então continue a leitura e veja as dicas fundamentais que reunimos para o seu ensaio fotográfico gestante ser um sucesso!

Melhor época para o ensaio gestante

Em geral, as futuras mamães preferem realizar o ensaio no início do último trimestre, porque é quando a barriga está mais proeminente, gerando fotos super bacanas.

Contudo, é importante evitar marcar o ensaio para depois da 33ª semana, pois nesse período você poderá estar mais predisposta a desconfortos, além de que os movimentos mais simples podem ser difíceis de serem executados, como subir e descer escadas, sentar etc.

É claro que a escolha da época ideal deverá considerar as características da grávida. Se a gestação for de risco, por exemplo, é preciso cuidado, evitando as semanas próximas do nascimento. Se for possível, tente sempre levar um acompanhante, para poder lhe ajudar no que for necessário.

No caso de gravidez de gêmeos, é válido lembrar que existem riscos maiores de nascimento prematuro, por isso a recomendação é que o ensaio seja agendado no segundo trimestre.

De qualquer forma, o melhor período é aquele em que sua barriga já está proeminente e que você se sinta confortável, com condições de caminhar e se mover normalmente.

A escolha do local para as fotos

O ensaio gestante pode ser tanto ao ar livre, como na casa da grávida ou de algum familiar e amigo – e também no estúdio do fotógrafo. Escolher o local dependerá muito do estilo das fotos, dos seus desejos e das condições da sua gravidez.

Não adianta desejar fazer fotos em cima de uma montanha, por exemplo, se no momento você não se sente bem disposta sequer para uma caminhada leve no parque. Afinal, as fotos não podem colocar em risco nem a sua saúde e nem a do bebê.

As fotografias em casa estão em alta, compondo lindos álbuns no estilo lifestyle. A grande vantagem desse ensaio é poder guardar como recordação imagens do quartinho do bebê, das roupinhas do enxoval, dos cuidados da decoração e da ansiedade de toda a família para a chegada do novo membro.

Outra opção muito procurada são as fotos ao ar livre. Nesse caso, opte por um local que seja de fácil acesso, tenha sombra para você se refrescar e ofereça segurança suficiente.

É possível escolher por parques, praças, jardins, chácaras, sítios etc. Quem faz mais o estilo moderna e contemporânea, poderá pensar em ideias diferentes, como galpões industriais abandonados, praças com paredes grafitadas, parque de diversões etc.

ensaio gestante

As roupas para as fotografias

O conforto deve sempre ser considerado no ensaio gestante. Isso significa optar por roupas que valorizem o corpo da grávida, especialmente a barriga, mas não sejam apertadas ou desconfortáveis.

Boas opções são vestidos e tops que revelem a barriga, ou roupas um pouco mais justas que ajudem a destacar a silhueta da grávida.

É claro que a roupa deverá refletir o estilo da futura mamãe e estar condizente com o ambiente onde as fotos serão feitas e com o clima da data do ensaio.

Poses para o ensaio gestante

Essa é uma das principais preocupações das grávidas. E não existe nenhuma “cartilha” do que pode ou não ser feito, tudo dependerá do momento, do perfil da grávida e também das orientações do fotógrafo.

Além da clássica foto com a mão na barriga, você poderá pensar em outras variações, como de perfil, deitada, com as mãos no cabelo, no quadril e outras opções que lhe deixem confortável e lhe façam se sentir bonita e confiante.

Sozinha ou acompanhada

Outra dúvida bem comum é em relação a quem deverá participar do ensaio gestante. A escolha será totalmente sua – e você poderá fazer um álbum apenas seu e do bebê ou incluir outras pessoas importantes nesse momento.

Em geral, é possível incluir algumas fotos com o pai do bebê, os avós da criança, um amigo especial, os demais filhos e até o pet. O importante é que essas fotos reflitam esse momento e tragam à tona suas sensações, ajudando a recontar, depois de anos, como foi a sua gravidez.

Então, se você quiser adicionar uma dose extra de emoção, poderá incluir uma ou outra pessoa que seja especial nesse momento ou mostrar como está a ansiedade de outros membros da família para a chegada do bebê, como os irmãos ou os animais de estimação.

ensaio gestante

Sinta a sua beleza

É normal que as grávidas não se sintam tão bem consigo mesmas nos últimos estágios da gravidez, quando elas podem estar inchadas, além de sofrerem com as variações hormonais e as emoções normais dessa época.

Aproveite esse ensaio gestante para encher a sua autoestima. Você é linda e este momento será inesquecível na sua vida. Não fique tímida, lembre-se que você está carregando o seu filho e que o seu corpo está passando por alterações para poder dar à luz a um bebê – e tudo isso é só o poder da natureza agindo.

Solte-se. Faça poses. Use as roupas que você mais gostar. Invista na make e no cabelo e aproveite esse momento inesquecível.

Escolha bem o fotógrafo

Para o ensaio gestante sair como você imagina, é importante escolher muito bem o fotógrafo. Além de estar acostumado com esse tipo de fotografia, é importante que ele tenha um estilo que lhe agrade e que esteja em sintonia com o que você imagina para o seu álbum.

Assim, antes de fechar o contrato, veja as fotos de outros ensaios já realizados, converse sobre suas dúvidas, avalie a experiência e a delicadeza do profissional e analise se há uma afinidade com o fotógrafo (já que ela será bastante importante para um ensaio bacana).

Se for possível, tente conversar com outras grávidas que já fizeram fotos com ele, saiba como foi a experiência, prazo de entrega do material, direção durante o ensaio e outras dúvidas que possam surgir.

Agora, ficou mais fácil se preparar para o ensaio gestante? Veja a seleção de melhores fotógrafos de ensaio gestante que montamos e encontre o profissional certo para seus desejos!

Galeria de fotolivros - Amofotolivro

 

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

nove + 7 =