O segundo domingo de agosto está se aproximando e muitas pessoas ainda não conseguiram decidir pelo presente para o paizão. Que tal investir em um ensaio fotográfico em família para o dia dos pais?

Embora a ideia possa parecer um pouco “estranha” para alguns, ela tem se tornado uma tendência – ajudando a eternizar momentos e a criar uma lembrança deliciosa para as próximas gerações.

Quer saber melhor e entender como funciona o ensaio fotográfico para o dia dos pais? Continue a leitura!

Por que fazer um ensaio fotográfico para o dia dos pais?

Um ensaio fotográfico é uma ótima oportunidade de eternizar momentos. E nada melhor do que deixar marcado o amor de vocês com lindas fotografias, que poderão, inclusive, ser passadas para as próximas gerações.

Assim, quando seu filho (ou o filho dele) estiverem mais velhos, eles poderão desfrutar das fotografias e recordar com carinho esse momento mágico.

Além disso, embora o ensaio fotográfico seja para o dia dos pais, é possível incluir toda a família (e não só os pais e os filhos), até mesmo os pets, deixando o álbum ainda mais personalizado e inesquecível.

Por mais que vocês sejam pai e filho para sempre, cada época será diferente – e aproveitar esses momentos de uma maneira única é uma excelente maneira de manter viva na memória essas épocas tão especiais.

E se você já é adulto, que tal aproveitar para presentear o paizão com um ensaio fotográfico? Com certeza esse será um presente inesquecível – e uma ótima maneira de reunir a família em um momento mágico (e que será sempre lembrado com carinho).

O mais bacana de investir nesse tipo de ensaio é justamente mudar o olhar que costumamos ter, de que apenas as mães cuidam e participam da criação dos filhos. Nesse caso, as fotografias valorizam o amor, o carinho e a cumplicidade dessa relação tão bonita entre pais e filhos.

ensaio fotográfico para o dia dos pais

Quais as principais dicas e orientações para esse ensaio?

Já está convencido a investir no ensaio fotográfico de dia dos pais? Então veja algumas orientações importantes que separamos.

Escolha bem o fotógrafo

A primeira dica é em relação ao profissional. Afinal, é importante escolher um fotógrafo que esteja acostumado a fazer fotos em família – e também que tenha um estilo que agrade a todos vocês.

Caso vá incluir os filhos pequenos, bebês ou os animais de estimação, é preciso cuidado redobrado. Por isso, não sinta vergonha em questionar se o profissional já realizou esse tipo de ensaio e até pedir para ver algumas fotos de outros clientes.

Aproveite esse momento para tirar todas as suas dúvidas antes de fechar contrato, por exemplo: local onde as fotos serão realizadas, dia e horário, tempo do ensaio, forma de envio das fotografias, entre outros.

ensaio fotográfico para o dia dos pais

Inclua toda a família

Como dissemos, não é porque este é um ensaio de dia dos pais que outros membros da família precisam ficar de fora. Na verdade, tudo depende da sua intenção. Em geral, as mamães e até os pets costumam aparecer no álbum, deixando-o ainda mais divertido.

Mas é claro que, se você preferir, poderá incluir apenas os filhos e os pais. Tudo dependerá da vontade de vocês.

Outra ideia bem bacana é fazer um ensaio de dia dos pais quando a mulher ainda está gestante, ajudando a registrar também esse momento super especial da formação da família.

Escolha adequadamente o local das fotos

Esse tipo de ensaio pode ser feito tanto em estúdios, como em áreas externas ou na casa da família. O estilo das fotos ditará muito a escolha do local. Se a ideia é criar um álbum mais intimista, ou se vocês têm filhos recém-nascidos, fotografar em casa pode ser uma ideia mais interessante.

Agora, se vão incluir os pets ou querem fotografias diferenciadas, fazê-las ao ar livre é uma ideia muito em alta. Pense em locais que tenha uma natureza exuberante ou algum tipo de relação com a história familiar, tornando o ensaio ainda mais personalizado e único.

Aproveite esse momento

O sucesso do ensaio fotográfico de dia dos pais depende muito do empenho dos participantes. Isso significa perder a vergonha e aproveitar esse momento delicioso em família.

Esqueça as fotos posadas e demonstre os seus sentimentos verdadeiros. Se os seus filhos são crianças, aproveite para brincar com eles e peça para o fotógrafo captar esses momentos mais naturais.

Quanto mais vocês se soltarem e se envolverem, melhores as fotos ficarão. Assim, o fotógrafo poderá explorar cenas reais, como as brincadeiras, as trocas de carinho, os olhares, os gestos e toda a cumplicidade que existe nessa relação.

Embora as fotografias naturais e espontâneas sejam as mais bacanas, nada impede que você escolha uma “temática” para o seu ensaio. Por exemplo “tal pai, tal filho”, em que ambos aparecem vestidos com roupas semelhantes, ou com a criança “imitando” as atividades do pai – algo que está bem na moda e ajuda a criar um ensaio mais descontraído e criativo.

Monte um fotolivro

Para manter esse registro e preservá-lo para as próximas gerações, a melhor escolha é fotolivro. Diferentemente do álbum tradicional, neste modelo as fotografias são impressas como se fossem folhas de revista, em um papel mais nobre e com uma diagramação própria.

São muitas as vantagens de investir em um fotolivro profissional, como:

·       qualidade superior do material;

·       maior durabilidade;

·       possibilidade de uso de capa dura;

·       permite “contar uma história”, graças à diagramação das fotografias;

·       pode ser personalizado, adicionando outros detalhes além das fotos, como textos, frases, trechos de música etc.;

·       é um material profissional, com acabamento superior e capaz de dar ainda mais destaque às fotografias, valorizando-as.

Como você viu, investir em um ensaio fotográfico em família para o dia dos pais é uma excelente maneira de valorizar ainda mais essa relação tão importante – e de registrar momentos únicos, eternizando o carinho e a cumplicidade de vocês para sempre.

Para que tudo dê certo e o resultado seja o que vocês esperam, não se esqueça de considerar todas as dicas que demos.

Você gostou deste conteúdo? Pensa em fazer um ensaio fotográfico de dia dos pais? Compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais e ajude-os a encontrarem o presente certo para o paizão!Galeria de fotolivros - Amofotolivro

_

    2 respostas para "Ensaio fotográfico em família para o dia dos pais: como funciona e quais as dicas?"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

dois × 2 =