O segundo domingo de maio é uma das datas mais aguardadas por muitas pessoas. Porém, na hora de escolher o presente para homenagear as nossas mães, nem sempre temos ideias, não é mesmo?

Uma tendência muito forte atualmente é o ensaio fotográfico para o Dia das Mães – uma maneira diferente e inovadora de demonstrar todo o carinho e afeto da família por essa figura tão importante.

Já pensou em oferecer esse presente à sua mãe? Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre a tendência!

Por que investir no ensaio fotográfico para o Dia das Mães?

Quem ainda não está convencido desse presente, tem muitos motivos para repensar. Afinal, o ensaio fotográfico é uma oportunidade incrível de estreitar os laços familiares ou de valorizar a autoestima da sua mãe.

Depois de prontas, as fotografias não precisam ficar apenas guardadas nos álbuns de família. Pelo contrário, elas podem dar vida a decoração da casa, aparecendo em quadros, pôsteres, porta-retratos, objetos pessoais etc.

Além disso, ao contrário das flores, roupas e outros presentes, as fotografias são itens que duram muito tempo. Isso significa que daqui a 10 ou 15 anos, vocês ainda poderão se emocionar ao recordar esse momento vendo as fotos do álbum.

E, claro, essa pode ser uma ideia passada de geração em geração. Já pensou mostrar aos seus filhos como você e a avó eram antes de eles nascerem? Ou ainda fazer um ensaio em família com todas as gerações de mulheres?

O ensaio de Dia das Mães é um momento de muito amor, união e sintonia, em que todos da família podem participar, demonstrando o carinho que os une e ajudando a lembrar com carinho desse momento tão especial.

ensaio fotográfico para o dia das mães

eBook Guia de Fotografia

Quais as melhores ideias de ensaio fotográfico para o Dia das Mães?

Esse tipo de ensaio pode ser feito em qualquer fase da vida da mãe, tanto quando ela ainda é gestante, até quando se torna avó (que acaba sendo mãe duas vezes). As fotos podem ser feitas em estúdio, nos ambientes externos ou em casa, com os pertences pessoais da família.

Não existem muitas regras para esse tipo de fotografia. O mais bacana é que todos sintam-se bem no momento e que as imagens consigam retratar o amor entre vocês.

Veja algumas ideias inspiradoras.

Tal mãe, tal filha (o)

Aqui a ideia é que mãe e filha ou filho se vistam de forma parecida. Essa inspiração é super legal porque passa uma sensação de “continuidade” entre as gerações – além de ser bastante divertido.

O bacana é optar por locais que tenham relação com os looks usados e também que esses tenham sintonia com as características e preferências das mães e dos filhos. Por exemplo, se a mãe adora dançar e a filha faz ballet, é possível que as duas usem roupas de bailarina e posem em uma academia de dança.

Mesmo mães e filhos podem usar roupas que tenham semelhança, como calças e camisetas com estampas semelhantes, bonés da mesma cor etc.

Embora a ideia seja mais usada com os filhos pequenos, também pode funcionar com os adolescentes ou adultos.

Ensaio de gerações

Nesta ideia, além da mãe e dos filhos, também está presente a avó materna. Assim, a intenção é mostrar toda a geração de mães da família e respeitar esse laço tão bonito. As famílias que ainda têm vivas as bisavós também podem incluí-la nessa ideia.

É possível tanto fazer as fotos ao ar livre como em casa, usando elementos que remetam a história de vida de vocês, como quadros, fotos, joias, roupas e outros.

Ensaio com toda a família

Além dos filhos, também é possível montar um ensaio com toda a família, ou seja, incluir também o marido e os filhos “pet” (cachorro, gato, papagaio etc.)

Esses são ensaios mais divertidos e soltos, ou seja, não existe uma regra padrão. Em geral, eles ficam excelentes em ambientes externos, principalmente se os bichinhos de estimação estiverem presentes.

Quem é mãe de bebês ou crianças muito pequenas, pode investir no ensaio em casa, dando aos mais novos segurança suficiente para que as fotos fiquem bem naturais.

Mãe diva

Quer aproveitar o ensaio fotográfico para aumentar a autoestima da sua mãe? A dica é realizar uma sessão “diva”, em que a mãe posará sozinha, soltando o seu lado feminino e mulher.

Essa é uma ótima maneira de valorizar outras qualidades da sua mãe que não sejam referentes aos cuidados com os filhos e a família. São muitas as ideias que podem ser usadas, como: relacionadas ao trabalho ou hobby da mãe, ensaios ao ar livre, com roupas de festas, pin-up e muitos outros.

Ensaio gestante

Quem ainda está esperando bebê também pode aproveitar o dia das mães para fazer um excelente ensaio gestante. Essa é uma ideia muito bacana para aquelas mulheres que ainda não se sentem tão “maternais” (algo que costuma acontecer bastante).

O ensaio é uma ótima oportunidade de aumentar ainda mais a ligação com o bebê e, claro, guardar lembranças incríveis desse momento diferente e especial da sua vida.

Aqui, a gestante pode escolher entre fazer o ensaio sozinha ou com o restante da família (pai do bebê, irmãos, pet, avó e outros). Também é possível fazer fotografias externas ou dentro de casa, retratando o quartinho e os preparativos para a chegada do novo membro.

O que não faltam são inspirações criativas e bem bacanas de ensaio gestante para você se inspirar.

Quais os cuidados no ensaio fotográfico para o dia das mães?

Já decidiu investir no ensaio fotográfico para o dia das mães? Nesse caso, o principal cuidado é com a escolha do profissional que realizará as fotos. Antes de fechar o negócio, busque conferir outros trabalhos já feitos para ter certeza de que o estilo das fotos está de acordo com o que vocês desejam.

Se a ideia é fazer fotos ao ar livre, converse antes sobre as opções de locais que o fotógrafo costuma usar, se ele aceita sugestões e outras dúvidas que você possa ter.

E, claro, sempre opte por aqueles fotógrafos que lhe passem confiança e profissionalismo – afinal isso será super importante para que todos se soltem durante o ensaio, promovendo fotos lindas e memoráveis.

Gostou de saber mais sobre o ensaio fotográfico para o dia das mães? Compartilhe este conteúdo com seus amigos nas suas redes sociais!

Solicitar orçamento Amofotolivro

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

4 × cinco =