Fazer um ensaio fotográfico gestante é uma delícia e uma ótima ideia para guardar as memórias desse momento tão importante na vida de qualquer mulher. Mas, apesar disso, vale à pena tomar alguns cuidados simples que vão garantir um resultado final bem mais bacana e profissional.

Se você já está planejando os seus cliques, continue a leitura e veja as dicas essenciais que separamos e que podem ajudar você nesse momento tão bacana!

Planeje com um pouco de antecedência

Os especialistas em fotografia de gestantes recomendam que o ensaio seja feito entre o 7º e o 8º mês, quando a barriga já está mais redonda e saliente, mas ainda não existe tanto inchaço. Porém, deixar para começar a pensar no ensaio fotográfico já nesse período pode fazer com que você se esqueça de alguns detalhes importantes.

Assim, se possível, comece a planejar as fotos com pelo menos um mês de antecedência, pesquisando os fotógrafos, procurando por outros books na internet para ter ideia de posições de tipos de fotos que lhe agrada, pensando no local onde a produção será feita, entre outras informações importantes.

Quanto mais tempo você tiver para planejar, melhor será o resultado – e mais de acordo com os seus desejos.

Se for possível, faça as fotos em casa

Fazer as fotografias em casa é uma ideia muito bacana e cômoda para as mamães, já que você terá tudo que precisa a disposição (como roupas, maquiagens e outros), além, é claro, de poder usar o próprio quartinho do bebê como cenário.

Outro benefício é que, por estar em casa, a gestante costuma se sentir mais a vontade e as fotos ficam bem mais naturais e espontâneas. Porém, é claro, para que essa ideia funcione a casa deve estar em ordem no dia da sessão, o quartinho preparado e é preciso existir alguns horários de tranquilidade na vida da futura mamãe.

Se não der, opte por um espaço ao ar livre

Se a sua casa não for uma boa opção para as fotos, o melhor é optar por um ambiente ao ar livre, como um parque, uma chácara, a praia, entre outros – e sempre começar o ensaio no período da manhã.

Além de a iluminação estar mais favorável, nesse horário a maior parte das grávidas sente-se mais disposta, sem tanto inchaço e incômodos e o sol está mais “brando”, facilitando o trabalho do fotógrafo e o conforto da futura mãe.

Não se esqueça de levar também alguns itens pessoais para esse ambiente, ajudando a deixar as fotos ainda mais especiais, como sapatinhos de tricô, um porta-retrato com a foto de alguém que não pode estar presente, roupinhas e outros.

Inclua o restante da família

Um ensaio fotográfico de gestante não precisa ser apenas com a futura mãe, afinal a chegada de um novo bebê geralmente é aguardada por toda a família. Por isso, uma ideia bem bacana é fazer fotos ao lado do pai, dos filhos e até dos animais de estimação – mostrando a “ansiedade” de todos com a chegada do novo membro.

Mas, é importante que, no caso das crianças pequenas, alguém vá ao ensaio junto para poder olhar os outros filhos enquanto a mãe posa para as demais fotos, afinal é fundamental ter um clima confortável e tranquilo para que a gestante possa aproveitá-lo.

Evite o uso de lingeries e roupas apertadas no dia anterior

Ainda que você não deseje fazer fotos com nu lateral (aquela pose bem tradicional das gestantes), pode ser que algumas partes do seu corpo fiquem à mostra além da barriga e evitar a marca de roupas e lingeries pode ser interessante.

Por isso, a dica dos fotógrafos que trabalham com esse tipo de ensaio fotográfico gestante é sempre evitar dormir com peças apertadas ou lingeries na noite anterior às fotos, dando preferência apenas a uma camisola leve, por exemplo.

Você também poderá usar maquiagem para cobrir as estrias ou outros detalhes do seu corpo que ficarão a mostra, caso você não se sinta muito segura em mostrá-las.

Menos é mais

Uma das preocupações da maioria das gestantes é em relação às roupas, acessórios e maquiagem para as fotos. Porém, a dica é sempre “menos é mais”. Isso significa roupas simples (como tops que modelam bem o seio, calças e camisas leves, etc.), maquiagem leve (de preferência sem dar diferença entre o tom do rosto e do corpo) e poucos acessórios.

Lembre-se que o destaque das fotos será, justamente, a sua gestação, por isso evite qualquer item que possa desviar a atenção. Se for possível, tente manter o cabelo ao natural e opte por roupas de cores neutras, como preto, branco, etc.

Pense nas poses antecipadamente

Lembra que falamos no início desse conteúdo que é importante preparar o ensaio fotográfico gestante com antecedência? Esse tempo também é essencial para que você comece a pensar nas poses e tipos de fotos que mais lhe agradam.

A dica, contudo, é sempre tentar ser o mais natural possível. Por isso, se tem alguma posição ou foto que você não se sente confortável em fazer, converse com o fotógrafo antecipadamente.

Você também pode usar esse tempo para pesquisar os fotógrafos que mais lhe agradam, analisando os outros books de gestantes que ele já produziu, as composições, as poses, entre outros detalhes importantes.

Lembre-se que este é o seu dia, por isso deixe as inibições de lado e solte o seu lado modelo. Embora algumas pessoas possam achar as fotos com sapatinhos e outros itens meio “clichês”, com certeza elas ainda conseguem emocionar muitas famílias e por isso devem ser incluídas nos ensaios.

Faça um fotolivro para eternizar o momento

A fotografia digital é muito prática, mas nada mais emocionante do que tocar as suas imagens e poder compartilhar o seu álbum com a família e os amigos. Um fotolivro é a melhor opção para manter esse registro por muitos anos e ainda para ajudar a contar uma história.

Com a diagramação adequada é possível passar ainda mais emoção a esse momento, tornando a sua gravidez um período extremamente mágico e ajudando você a se emocionar novamente cada vez que folhear as suas imagens.

Com essas dicas, ficou mais fácil fazer seu ensaio fotográfico gestante? Se você ainda tem alguma dúvida, deixe um comentário pra gente!

orçamento Amofotolivro _

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

8 + seis =