Com as festas de final de ano se aproximando, não tem nada mais gostoso do que realizar um ensaio fotográfico de Natal com os filhos, não é mesmo? E você sabia que, com alguns truques, é possível fazê-lo em casa mesmo, mas com resultados profissionais?

Mais importante do que equipamentos sofisticados e câmeras profissionais é ter criatividade para compor cenários divertidos e diferentes com o que você tem em casa e, claro, deixar o seu filho a vontade, permitindo fotos muito mais expressivas e verdadeiras.

Quer ver mais dicas? Continue a leitura!

Dicas de Ensaio Fotográfico de Natal

Pense no conforto do seu filho

Quanto menor for a criança, mais desconfortável para ela poderá ficar posando para fotos. Por isso, é importante garantir que seu filho não estará nem com sono, nem com fome durante o ensaio fotográfico de Natal.

Pense em um horário em que a criança esteja descansada e bem alimentada. Se possível também evite que muitas pessoas fiquem no espaço, pois isso poderá irritar a criança, deixando-a desconfortável e inibida, impedindo que poses mais bacanas e espontâneas aconteçam.

Evite roupas e acessórios em excesso

É Natal e existem inúmeros artigos que remetam a esta data do ano. São roupinhas, gorros, tiaras e muito mais. Porém, nem todos estes itens são confortáveis e se o seu filho não se sentir bem com eles, com certeza a fotografia demonstrará esta irritação.

Por isso, evite o excesso de roupas, acessórios e “penduricalhos” que podem mais atrapalhar a sua sessão de fotos, do que enfeitá-la. Na hora de escolher as roupinhas temáticas, pense, primeiro, se elas são confortáveis, dando preferência aos tecidos hipoalergênicos e a poucos acessórios. Um gorrinho de Natal e uma roupinha vermelha, por exemplo, em um cenário bem divertido já pode ser suficiente.

Explore os pontos da sua casa e use a criatividade

Se você não tem como recorrer a um ensaio profissional de Natal, aproveite alguns pontos da sua casa e coloque a criatividade para funcionar. Fotos próximas da árvore de Natal, com bolinhas coloridas e outros enfeites, por exemplo, podem trazer esta ideia natalina e dar um efeito bem bacana.

Outra ideia é usar a área externa da sua casa, aproveitando a luz natural, como a parte do jardim. Você poderá pensar em usar luzes pisca-pisca, bolas natalinas, panos vermelhos e brancos e outros enfeites desta época.

Novamente, atente-se ao horário. As fotografias na parte da manhã ou ao entardecer podem ter um efeito cênico bem mais bonito, graças à iluminação natural destas partes do dia. Porém, claro, é preciso que seu filho esteja confortável nestes momentos.

Ajude o seu filho a “entrar no clima”

Independentemente de o ensaio ser caseiro ou profissional, o que determinará o sucesso das fotos será sempre a desenvoltura da criança. Se o seu filho não estiver “no clima”, as fotos podem acabar sem graça e até superficiais.

Por isso, ajude-o a se soltar, colocando uma música relaxante ou divertida, fazendo brincadeiras e chamando a atenção com objetos iluminados ou que façam barulho. Deixe o ensaio com um ar de brincadeira, assim seu filho irá se divertir e as suas fotos ficarão muito mais bacanas e espontâneas.

Não tenha medo de fotografar

Faça quantos cliques achar necessário, claro, desde que seu filho não fique muito cansado. Não tenha medo de fotografar. Teste o uso do flash, fazendo fotos com e sem ele. Busque novos ângulos e enquadramentos, brinque com os objetos do ensaio e tente sair do lugar comum.

Se a foto não ficar boa, é só apagar depois, mas não corra o risco de perder um grande momento por achar que já “fotografou demais”.

Use o macro e faça fotos de close-up

As fotos de close-up (ou seja, aquelas que pegam detalhes como o rostinho do bebê, as mãos, os dedinhos do pé e assim por diante) são lindas e muito delicadas. Você também poderá abusar delas no seu ensaio fotográfico de Natal.

Para isso, use a função macro da sua câmera e tente ficar a, pelo menos, 70 centímetros do seu filho. Se o close for do rosto, foque nos olhos da criança e, só depois, ajuste o enquadramento.

Lembre-se que, neste tipo de foto, quanto mais perto da criança você estiver, mais fácil será captar a emoção do momento. Por isso, fazer estas fotos com familiares permite cliques mais bacanas, já que as crianças costumam deixar que os pais acabem se aproximando mais.

Posicione a câmera na altura dos olhos da criança

Para que as suas fotos natalinas fiquem excelentes, sempre tente posicionar a câmera na altura dos olhos da criança, evitando aquelas fotos de cima para baixo (ou seja, com você em pé), pois isso poderá trazer um efeito bem desagradável.

Assim, prepare-se para passar um bom tempo sentado ou até deitado, sem medo de algumas poses “estranhas” para conseguir bons cliques.

Fotografe a mesma cena de ângulos diferentes

Uma mesma cena pode gerar várias fotos bacanas. Por exemplo, se o seu filho ainda é bebê, você poderá posicioná-lo dentro de uma botinha de feltro e a partir desta ideia captar uma foto em um ângulo mais aberto, outra somente enquadrando dos ombros para cima e outra em macro dos detalhes.

Antes de pedir para a criança mudar de posição, explore diversos tipos de enquadramento e brinque com os ângulos, aproveitando ao máximo cada pose e ideia.

Faça fotos com outros membros da família ou os pets

Incluir outras pessoas nas fotos também pode ser bacana, deixando-as ainda mais espontâneas e divertidas. Você poderá fazer alguns cliques dos irmãos, primos e até dos amigos, ou ainda com os pais, os tios, os avós e outros membros da família.

Incluir os animais domésticos também deixa as fotos natalinas ainda mais divertidas e o ambiente mais descontraído para as crianças. De qualquer forma, é bacana que todos estejam no clima do Natal, com gorrinhos, tiaras de rena ou roupas com cores típicas.

Só, claro, tente não exagerar, evitando fazer ensaios muito longos ou com várias horas de duração, porque isso poderá cansar a criança, principalmente os mais novos. E, tente sempre, fazer todo o ensaio no mesmo dia, aproveitando as mesmas condições de luz e também a decoração do ambiente.

Depois de bater as fotos, não se esqueça de editá-las, ajustando o enquadramento, o brilho e o contraste, tornando os seus cliques ainda mais profissionais.

Você gostou das nossas dicas para fazer um ensaio fotográfico de Natal? Então compartilhe este post com os seus amigos em suas redes sociais!

Galeria de fotolivros - Amofotolivro _

    2 respostas para "Como fazer um ensaio fotográfico de Natal?"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

dezenove − doze =