Você sabe da onde veio a tradição da festa de 15 anos? Essa é uma festa popularmente conhecida como rito de passagem ao qual as jovens eram submetidas aos completar o décimo quinto aniversário. A partir do seu “début“, a jovem menina poderia passar a frequentar reuniões sociais, a usar roupas mais adultas e tinha permissão para namorar. 

Em relação à festa, normalmente, na recepção dos convidados, a garota usava um vestido bonito e simples, cheio de detalhes infantis, e depois da meia noite usava um lindo vestido de gala para dançar a valsa com seu pai; tudo para representar que ela deixava de ser menina para se tornar uma mulher.

Hoje em dia essa tradição mudou um pouco, mas as grandes festas de 15 anos continuam sendo o sonho de muitas meninas.

As comemorações vão desde eventos mais simples até os mais deslumbrantes com tudo que uma grande festa tem direito. 

E você, sonha com essa festa para sua filha? Vamos te ajudar a organizar uma festa de 15 anos inesquecível.

Primeiro passo para a festa de 15 anos

Uma festa de 15 anos, como dissemos, pode ser desde as mais simples, até grandes eventos. É importante definir o que você deseja para esse dia.

Para fazer essa escolha, você deve levar em consideração o quanto deseja gastar e, após definir o budget que imagina gastar com a festa é essencial definir a data que será realizada, pois grandes buffets, espaços e fornecedores ficam com suas datas comprometidas rapidamente, pois além de festas debutantes, realizam formaturas, casamentos, etc.

Outra grande decisão que deve ser tomada logo de início é a lista de convidados. Uma festa para 50, 100 ou 200 pessoas tem muita diferença, tanto em orçamento, quanto em organização. Por isso, faça uma pré lista para pautar as cotações de empresas que farão a festa, como buffet, bartender, DJ, etc.

Serviços de assessoria

Como em todo grande evento, contar com ajuda de profissionais é essencial. Investir em um cerimonial para festa de 15 anos pode parecer um gasto a mais, mas acredite, ele pode te poupar de gastos desnecessários e ajudar em muitos detalhes que você não pensaria.

Existem diferentes modalidades e preços para esse serviço que pode ir desde a festa completa, algumas tarefas específicas ou até mesmo uma assessoria apenas no dia da festa. 

Um cerimonial pode auxiliar muito na organização, trazendo nomes de profissionais e empresas para a festa, além de que, muitas vezes, eles possuem parceria com esses fornecedores, podendo baratear seus orçamentos.

Eles são responsáveis, também, por ajudar trazendo tendências, novidades e muitas ideias que deixarão a festa inesquecível e com a cara da aniversariante.

Escolha dos fornecedores

Com a ajuda do cerimonial, escolher os fornecedores fica mais fácil, pois ter a indicação de um profissional para isso é essencial.

Mas, ainda sim, vale pesquisar bastante e ouvir opiniões de pessoas que utilizar o serviço. Ter segurança nos fornecedores contratados é essencial para uma festa dar certo.

As duas grandes escolhas para qualquer festa são espaço e buffet. Alguns espaços já oferecem buffet incluso e outros permitem que você escolha o seu.

Para avaliar e escolher o melhor local da festa, faça visitas, veja o espaço decorado e analise se atende aos requisitos que você imagina para a festa, como se o tamanho é proporcional ao número de convidados.

Além disso, você pode escolher desde salões, clube, chácara, ou espaço de algum amigo que comporte todos. Pense numa decoração que favoreça o local e contrate profissional ideal para isso!

Para o cardápio, você pode optar por comidinhas, estilo finger foods, priorizando sempre o estilo de comida que os convidados gostam de comer. O ideal é o equilíbrio entre o sofisticado e os petiscos clássicos e mais populares nas festas de aniversário. 

Invista em comidas e docinhos simples, e, caso sirva janta, alinhe o cardápio com o buffet escolhido para que seja servido no momento que não atrapalhe a cerimônia da festa. 

A escolha do serviço de buffet deve ser feita com antecedência e deve acompanhar pré-degustação para definir tudo o que terá no evento.

Drinks são uma parte importante de uma festa de 15 anos! 

Os serviços de bartender fazem muito sucesso entre os jovens e apresentam muitas opções de drinks deliciosos e sem álcool para que a festa seja curtida com responsabilidade. 

Organize este tipo de fornecedor e pense numa forma de identificação dos adultos, caso haja a presença de bebidas alcoólicas. Uma dica é separar as áreas onde são servidos os drinks dos adultos e dos adolescentes ou até mesmo pulseirinhas coloridas entregues no início da festa.

Escolha dos looks para festa de 15 anos

Ahhh.. O tão sonhado vestido de 15 anos! Esse deve ser pensado com muito carinho. O look da debutante deve ser inspirado na festa e pode ser de muito estilos. O importante é que a aniversariante sinta-se confortável e feliz com a escolha.

Além disso, existem os tradicionais 15 casais para a valsa! Muitas meninas escolhem 15 amigas e 15 amigos para compor a cerimônia da festa e, claro, com roupas que combinem podendo ser da mesma cor, modelo ou exatamente iguais.

Para isso, é importante se organizar com antecedência e fazer a gestão dessas 30 pessoas para que estejam dentro dos prazos de prova, compra ou locação das roupas.

Os pais da aniversariante devem escolher um look especial, afinal, as fotos merecem registrar todos elegantes!

Os registros da festa de 15 anos

Tanta preparação para um dia especial, merece os melhores registros! 

Conte com uma equipe profissional de fotografia para este dia! Combine fotos pré aniversário para que possa utilizar fotos no dia da festa como parte da decoração, para o convite, lembrancinha, etc.

Certifique-se que os responsáveis pela fotografia e filmagem tenham experiência e bons trabalhos para mostrar. Você pode ainda aproveitar da tecnologia e utilizar também as fotos tiradas pelos convidados para montar um álbum especial.

E não se esqueça de montar um lindo fotolivro como memória dos 15 anos! Recordação eterna e mais que especial!

Esperamos que seja um momento inesquecível! <3

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

onze + 12 =