Escolher os padrinhos nem sempre é uma tarefa difícil para os noivos, afinal, geralmente, eles são pessoas próximas e queridas que fazem parte dessa história de amor.

Mas, muitas vezes, essas pessoas podem não se conhecer e uma forma de melhorar o entrosamento é oferecendo um jantar para padrinhos de casamento. Além disso, o jantar ainda ajuda a demonstrar a gratidão de vocês por eles terem aceitado esse convite.

Veja algumas dicas que separamos para quem está organizando esse momento.

Decida a finalidade do jantar

Como dissemos, um jantar para padrinhos de casamento pode servir para muitas funções, desde entrosar os convidados, até agradecer por eles terem aceito o pedido ou ainda ser um jantar de ensaio.

Nesse último caso, é costume que ele seja realizado próximo da data do casamento, geralmente 1 dia antes. Por isso, é preciso atenção, evitando que alguém, por exemplo, beba além da conta e acabe não estando apto para participar do grande dia.

Pense no local

Em geral, o jantar para padrinhos de casamento é feito na casa dos pais de um dos noivos ou em um restaurante. É importante que você leve em consideração o motivo do jantar.

Se for apenas agradecer ou entrosar seus convidados, é possível pensar em uma recepção mais intimista, até mesmo na casa onde vocês pretendem morar.

Agora, se for um jantar de ensaio, é de bom tom fazer algo um pouco mais formal, com um dress code mais fino e pratos mais elaborados. Principalmente, caso além dos padrinhos, você também vá contar com os pais dos noivos e o cortejo infantil.

Lembre-se da decoração

A decoração é sempre importante em qualquer evento ligado ao casamento – e nesse caso não seria diferente. Para reuniões mais intimistas, você poderá lançar mão de itens no estilo “faça você mesmo”. Por exemplo, usando fotos do casal com os padrinhos e relembrando momentos divertidos da história de vocês.

Outra ideia, é trazer um clima de romantismo ao ambiente. Por exemplo, usando velas, candelabros, pétalas de flores, rendas e outros itens mais delicados.

Também é possível fazer uma decoração ligada à personalidade do casal. Se vocês adoram itens antigos, podem usar alguns detalhes vintage na decoração, ou ainda se inspirar em filmes, jogos, bandas e outros itens que tenham relação com quem vocês são, como se conheceram, etc.

Pense no que servir

O cardápio é sempre a preocupação central de qualquer jantar – e deverá estar em sintonia com o que vocês desejam transmitir nesse momento.

Se a ideia é aproveitar a celebração ao lado de pessoas especiais, o ideal é buscar um buffet ou realizar o jantar em um restaurante. Assim, os noivos não terão de se preocupar em cozinhar e servir.

Outra possibilidade é que vocês mesmo façam a comida, mas contratem uma equipe de garçons para servir, ou até barmans para produzir alguns drinks mais sofisticados.

Não existem regras específicas em relação ao jantar para padrinhos de casamento. A ideia é que vocês possam aproveitar esse momento de acordo com as características suas e dos seus convidados. Tanto que, ao invés de um jantar, vocês podem fazer um churrasco, um almoço, uma noite de pizzas e assim por diante – ideias menos formais, mas que também agradam bastante.

Não se esqueça do bolo

É claro que a sobremesa não poderá faltar nesse momento. E você poderá planejar uma mesa do bolo, que não precisa ser tão sofisticado quanto o bolo de casamento e noivado.

Dá para montar algo mais simples, mas igualmente saboroso. Uma ideia é o naked cake, que está em alta, é saboroso e fica muito bonito. Junto dele, você poderá fazer alguns docinhos e enfeitar a mesa com as iniciais dos noivos, sempre com o mesmo estilo decorativo do restante do jantar.

Lembre-se dos convites

É muito importante convidar os padrinhos com alguma antecedência, garantindo que eles terão tempo suficiente para se planejarem. Afinal, nada pior do que organizar o jantar e não ter convidados, não é mesmo?

Os convites podem ser enviados de maneira informal, como por e-mail, whatsapp e outros meios eletrônicos, ou você poderá fazer o convite para o jantar junto do convite para os padrinhos.

Nesse caso, é preciso algo mais elaborado. Por exemplo, uma caixa com champanhe e taças personalizadas, roupões de seda com as iniciais dos padrinhos e outros mimos que tornem essa ocasião ainda mais especial.

Produza algumas lembrancinhas

Não tem nada melhor do que as lembrancinhas para se recordar desse momento tão especial, não é mesmo? O mais bacana é que, como esse jantar conta com poucos convidados, você poderá produzir algo mais elaborado e personalizado.

É possível montar uma caixinha com mimos diferentes para as madrinhas e os padrinhos, por exemplo, mini-bebidas, doces, kits de cuidados com as unhas ou os cabelos, cremes de massagem, loção pós-barba e assim por diante.

Você poderá personalizar esses itens criando uma etiqueta com o nome dos noivos, a data do jantar dos padrinhos e a data do casamento.

Ainda é possível pensar em outros itens que os padrinhos podem usar no dia a dia, como chinelos, vasinhos de flores, abridores, chaveiros, entre outros.

O bacana é que a lembrancinha faça sentido para quem recebe e, claro, esteja em sintonia com a sua decoração e com a ideia do jantar.

Faça fotografias desse momento

O jantar para padrinhos de casamento é uma ocasião super especial, ao lado de pessoas queridas, e que com certeza ficará na memória do casal por muito tempo.

Então, nada melhor do que eternizar esse momento com muitas fotos, não é mesmo? Elas até poderão integrar o seu álbum de casamento, ajudando a relembrar dessa data.

Para isso, você poderá tanto contratar um fotógrafo profissional, como fazer as próprias fotos. As desvantagens da última opção é que os noivos terão de parar as comemorações para tirar as fotos, além de se correr o risco do resultado não ser tão profissional (e com isso não poder integrar o álbum de casamento).

Como você viu, não existem regras fixas sobre o jantar para padrinhos de casamento – e tudo dependerá das preferências do casal e do grau de intimidade com os padrinhos.

Você gostou das nossas dicas? Ainda tem alguma dúvida? Então deixe um comentário pra gente!

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

13 − cinco =