Quem está organizando o casamento e montando a casa nova, também precisa se preocupar com o chá de cozinha – afinal esse é o momento de ganhar vários itens que farão a diferença na nova vida do casal.

Além disso, o chá de cozinha é uma ótima oportunidade de confraternizar com os amigos e os familiares mais próximos. Se você está começando a planejar o seu chá de cozinha, veja as dicas importantes que separamos!

Antecedência

O recomendável é começar a planejar o chá de cozinha pelo menos 3 meses antes do evento, dando tempo suficiente para pensar na data, no local, na lista de convidados, nos presentes, etc. Além disso, divulgando o seu evento com mais tempo, você dá a oportunidade que seus convidados se planejem melhor.

Lembrando que, normalmente, nesse período você também estará na fase final dos preparativos para o casamento – e por isso pode ser complicado conciliar os dois momentos.

Muitas noivas contam com ajuda das amigas, madrinhas e familiares para organizar o chá de cozinha, deixando esse item por conta delas. Se esse for o seu caso, só tome cuidado para que elas tenham orientações suficientes de modo a criar um chá de cozinha que seja condizente com os seus desejos.

Local

O local da festa deverá ser um dos primeiros pontos a serem pensados, afinal é dessa decisão que dependerão outras como decoração, número máximo de convidados e outros itens importantes.

Normalmente, o chá de cozinha é feito na casa dos pais da noiva, na futura residência do casal ou em salões de festa de prédios. Mas nada impede que você alugue uma chácara ou até mesmo faça o chá de cozinha em um restaurante, por exemplo, dependendo do que você está planejando.

Nesse último caso, somente se lembre que, na maioria das vezes, podem ser organizadas brincadeiras – e talvez você e a suas convidadas não fiquem tão à vontade para participar delas em um local com mais público.

Decoração

Há algum tempo, a decoração para chá de cozinha era algo mais simples, porém isso está se modificando e muitas noivinhas soltam a criatividade na hora de deixar o espaço mais aconchegante para as convidadas.

Você poderá até pensar em uma decoração temática e que tenha relação com a sua personalidade, como romântica, rústica, vintage, entre muitas outras.

Outra dica é investir nos itens de faça você mesmo, como fotografias da noiva em várias fases da vida, com as amigas e as familiares, além de produzir as lembrancinhas, que podem ser docinhos, sabonetes, mini bebidas e muito mais.

Na hora de aumentar a interatividade, você ainda poderá produzir itens como plaquinhas para fotos, fantasias e até acessórios engraçados – que, inclusive, poderão fazer parte das brincadeiras.

Lista de convidados

Normalmente, o chá de cozinha é dedicado às amigas e familiares mais próximos. Isso significa que você não precisará convidar todas as mulheres que estão na sua lista para o casamento.

É de bom tom sempre enviar o convite com antecedência, permitindo que todas as convidadas tenham tempo de se planejar e também de comprar os presentes. As possibilidades de enviar o convite são várias, como por e-mail, telefone, redes sociais ou pessoalmente. No próprio convite já deverá estar incluído o que cada convidada deverá levar.

Lista de presentes

Os presentes são a parte alta do chá de cozinha e por isso é importante ser criteriosa. A etiqueta sugere que a noiva faça a lista em mais de uma loja, oferecendo, assim, mais oportunidades para que as convidadas encontrem o seu presente.

Além disso, é muito importante ficar de olho no que você coloca na lista, evitando os presentes muito caros (que costumam ser direcionados ao casamento). Você pode fazer uma lista de tudo que precisará na sua nova casa, como panelas, talheres, pano de prato, assadeiras, balança e assim por diante.

Se o casal já mora junto e tem uma casa montada, existem outras possibilidades como o chá de lingerie e até o chá bar – que inclui os amigos do noivo como convidados. Ou você ainda pode arrecadar doações e ajudar uma ONG.

Comidas e bebidas

Pensar no que servir às convidadas também é importante. O cardápio dependerá muito do estilo da noiva e também do chá de cozinha que se está organizando. Os chás da tarde são ótimas escolhas e permitem uma variedade de itens como cupcakes, fingerfoods, salgadinhos, macarrons e outros.

Se você está planejando fazer o chá de cozinha próximo da hora do almoço, terá de pensar em um cardápio um pouco mais elaborado. Uma boa opção é o churrasco ou o rodízio de pizza.

Em alguns casos, as noivas também podem solicitar que as convidadas contribuam com pratos de doces e salgados. E não existe nenhum problema nisso, afinal elas entenderão que os seus esforços estão focados no casamento. Só não se esqueça de avisar isso antes.

Brincadeiras

Outro ponto característico do chá de cozinha são as brincadeiras – e não existe nada mais chato do que uma noiva mal humorada e que não quer participar de nenhuma interação com as convidadas. Por isso, deixe a timidez de lado e aproveite esse momento de descontração, afinal você estará cercada de pessoas queridas e próximas.

Uma boa forma de se precaver contra brincadeiras que você possa não gostar é conversando antecipadamente com as madrinhas e deixando claro quais brincadeiras podem ou não ser feitas.

Existe uma lista de brincadeiras e atividades que podem ser preparadas pelas madrinhas previamente, como:

  • eu nunca: uma brincadeira bem conhecida, mas que sempre garante boas risadas. Uma pessoa da roda fala uma coisa que nunca fez e as demais convidadas têm de dizer se já fizeram aquilo ou não, quem já tiver feito, bebe uma dose;
  • adivinhe a resposta do noivo: as amigas fazem uma lista de perguntas ao noivo e no chá de cozinha a noiva deverá adivinhar as respostas certas. Se errar, paga um mico;
  • noiva prendada: a noiva tem que passar por uma lista de tarefas domésticas cronometradas, como dobrar lençol de elástico, acertar os temperos com os olhos vendados e assim por diante. A cada erro, a noiva paga um mico;
  • o que tem na bolsa: as madrinhas preparam uma lista de coisas usuais às bolsas de mulheres e as convidadas devem procurar esses itens nas suas próprias bolsas, quem tiver o item, ganha um prêmio.

Lembrancinhas

Por último, não se esqueça de preparar algumas lembrancinhas para as suas convidadas. As ideias são muitas e vão depender basicamente do estilo e do tema do seu chá de cozinha.

Você pode dar alguns itens para a casa, como colheres de pau personalizadas, além de chaveiros, docinhos, mini bebidas, vasinhos de flores, chocolates e muito mais.

E, então, com essas dicas, ficou mais fácil organizar o seu chá de cozinha? Se você ainda tem alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

14 + nove =