Fotografar ao ar livre é uma delícia e, quando bem feitas, as fotos costumam ficar muito mais interessantes, graças à presença da natureza e, sobretudo, da luz natural capaz de criar efeitos incríveis.

Porém, nem todo mundo sabe como aproveitar esses benefícios e é por isso que montamos este post com várias dicas de fotografia ao ar livre. Confira!

1. Estude muito bem o cenário antes

Escolher o lugar certo para fotografar é imprescindível para ter um bom resultado. Por isso, a nossa dica é buscar examinar o local antecipadamente, analisando os pontos mais interessantes, a posição da luz dependendo do horário, entre outros.

Se você já sabe de antemão o tipo de ensaio que fará, ficará mais fácil pensar nas fotografias que deseja captar e nas cenas que quer montar. Então, vá antes do dia do ensaio ao local que pretende fotografar e analise em qual ponto cada cena ficará mais bacana.

Quanto mais você conhecer o lugar, mais confiança terá para fazer belos cliques.

2. Considere o horário

Essa talvez seja uma das principais dicas de fotografia ao ar livre, afinal a iluminação natural é extremamente importante para conseguir captar belas imagens. Assim, dependendo do tipo de foto e de cena que você deseja fotografar pense na luminosidade que será mais interessante.

As fotografias feitas durante o amanhecer, no período da aurora, produzem sombras alongadas e geram fotos em tons rosados. O período da tarde também oferece uma iluminação interessante – só tome cuidado porque em cidades muito grandes e poluídas nesse horário é possível notar a poluição no ar, o que deixa as fotos menos interessantes.

As fotos realizadas à noite, contudo, são as que mais exigem do fotógrafo que terá de lançar mão de uma variedade de ferramentas para ter bons registros, como tripé e iluminação artificial.

Não se esqueça ainda de configurar corretamente a câmera para esses cliques noturnos, usando um longo período de exposição, ISO alto e grande abertura do diafragma.

3. Coloque o sol na sua cena

O sol é o astro-rei e também pode ficar incrível nas suas composições, dando um toque a mais para as suas fotografias ao ar livre.

Se você for fotografar em um dia no qual o sol está bem visível, fotografe de costas para ele e posicione o modelo em um ângulo de 45 graus em relação ao sol, evitando o excesso de sombras e nuances indesejadas.

Aliás, é sempre primordial ficar de olho nas sombras e por isso sempre faça testes antes de começar a fotografar, confirmando as posições mais interessantes para serem clicadas.

Uma dica para ter um sol incrível na sua fotografia é fotografar em horários nos quais o sol está nascendo ou se pondo, porque esse é o período em que o ele está localizado na linha do horizonte, ajudando a iluminar o rosto de quem vai ser fotografado.

4. Considere a atratividade do cenário

Uma fotografia ao ar livre só compensa se o cenário for realmente atrativo e ajudar a compor boas imagens. Então pense com cuidado no local que está escolhendo para o seu ensaio.

Algumas boas opções são:

  • parques ou em campo aberto;
  • plantações de flores, por exemplo de girassóis;
  • praia, principalmente nas mais distantes e com poucas pessoas;
  • centros urbanos, por exemplo, em locais com prédios altos, paredes grafitadas, pistas de skate e outros itens que tragam um contraste e uma história interessante.

Sempre observe muito bem os detalhes dos espaços, as cores e pense em como esses locais podem ajudar você a criar fotografias diferentes e que de alguma maneira transmitam os sentimentos que você deseja passar com aquele ensaio.

5. Preste atenção às roupas

Essa não exatamente uma das dicas de fotografia ao ar livre, mas certamente contribui bastante para o resultado final das suas imagens. Se os modelos estiverem com roupas inadequadas, de cores fortes ou que destoem do ambiente e da harmonização, a sua fotografia não ficará bacana.

Então, se possível, peça aos seus modelos para irem ao ensaio com roupas de cores claras e neutras, como o branco, por exemplo, que neutraliza vários tipos de efeitos indesejáveis, além de reduzir o contraste entre o rosto e a luz.

Agora, se por algum motivo não for possível o uso de roupas claras e neutras, a dica é testar primeiro os equipamentos e as luzes, ajudando a aperfeiçoar o seu trabalho.

6. Invista em um rebatedor de luz

Os rebatedores são acessórios importantes no dia a dia de qualquer fotógrafo e podem ser tanto colocados em tripés, como posicionado por ajudantes. Alguns tipos de rebatedores mais usados são:

  • preto: é o menos conhecido mas ajuda a amenizar tons e reflexos indesejáveis na cena;
  • prata: é o mais usado em fotografias noturnas e também para fotos feitas perto de lagos ou do mar, ajudando a proporcionar mais brilho a fotografia;
  • dourado: usado para realçar traços dos modelos, dando a eles um bronzeado diferenciado. Além disso, é indispensável para as fotos feitas ao meio-dia porque ameniza as sombras;
  • branco: funciona como um amenizador de luz e não deve ser direcionado ao modelo mas sim ao sol para amenizar e bloquear uma parte da entrada de luz na cena.

7. Use o flash para compensar

Nos dias de sol muito intenso, os retratos podem ficar com sombras pouco agradáveis e bem duras. Para suavizar isso, você poderá usar o flash, ajustando-o para a exposição automática, fazendo com que a potência seja ajustada de acordo com a quantidade de luz na cena.

8. Pense na composição

A composição é fundamental em qualquer imagem e é ela que dará aquele efeito “uau” ao seu clique. Algumas dicas importantes são:

  • crie profundidade;
  • fique atento ao enquadramento, fundamental para definir o assunto principal da imagem, dando ao espectador uma nova forma de olhar o assunto;
  • inclua o primeiro plano na imagem, melhorando a profundidade e dando um ponto de referência ao assunto.

Para conseguir colocar em prática as dicas acima é essencial não ter medo de se abaixar, levantar, andar, enfim, procurar um ângulo que seja mais interessante para o seu clique.

Gostou das nossas dicas de fotografia ao ar livre? Então aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais!

_

    4 respostas para "8 dicas para fotos incríveis ao ar livre"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

treze + 14 =