Fotografar é uma forma de imprimir a memória de um momento importante. Uma gestação, a chegada do primeiro filho, o batizado, o primeiro aniversário de um filho, são muitas as ocasiões que merecem um ensaio fotográfico em família. Registrar imagens em família é uma oportunidade de eternizar situações que no futuro trarão ótimas recordações e serão assuntos em muitas reuniões familiares.

Um ensaio fotográfico em família pode ser feito das mais diferentes formas, seja no modelo de família tradicional ou nos mais variados conceitos de famílias. Na sessão fotográfica você pode escolher, por exemplo, quem vai participar das suas fotos: avós, parceiros, amigos de longe ou do dia a dia, os animais de estimação. O que importa é o amor entre as pessoas. O registro deve ter a identidade da família.

Se você busca por dicas para fazer um ensaio fotográfico em família, confira neste post uma lista com dicas importantes para registrar esse momento do seu jeito e com a sua cara.

Estude o local antes das fotos

É sempre um desafio produzir uma sessão fotográfica. Um deles é o local, é importante conhecer bem o local em que as fotos serão feitas e se atentar aos melhores pontos para fazer o ensaio fotográfico.

Outra dica é fazer um check-list para não perder nenhum detalhe.

Horários adequados para fotografar

Fotos ao ar livre exigem muito da luz natural para que o resultado esperado seja alcançado. Cada faixa de horário produz um determinado efeito na imagem captada. Alguns horários podem ser usados como ferramentas que potencializem o trabalho. Outros, no entanto, podem prejudicar a qualidade dos registros.

Quem deseja aproveitar a luz logo no início da manhã provavelmente vai garantir ótimas imagens. Ensaios fotográficos feitos na aurora do amanhecer produzem sombras alongadas e fotos em tons rosados. Até o meio-dia é possível obter uma luz extremamente boa, que permite um trabalho bem iluminado. Porém, ao meio-dia, evite o sol, ele já estará em seu ponto mais alto e pode causar imperfeições nas imagens.

Fotos feitas à noite sempre exigem mais e é necessário usar diversas ferramentas, como tripés e iluminações artificiais. Também é preciso configurar câmera e lente para longos períodos de exposição, ISO alto, grande abertura do diafragma e, claro, não se esquecer de usar flashes.

Use o sol a seu favor

Ao ar livre, o sol é, sem dúvida, o recurso mais importante de um ensaio fotográfico, por isso, use e abuse desse recurso natural e garanta lindas fotografias.

Uma dica de profissional é em dias que o sol esteja bem visível, fotografe de costas para o sol com o fotografado em um ângulo de 45 graus em relação ao sol. Dessa forma, evita-se que as sombras e os demais nuances indesejados atrapalhem o registro.

As sombras geralmente prejudicam muito no momento da foto. Por isso, fique atento e faça testes antes do ensaio fotográfico e confirme quais posições são as melhores para registrar.

Em dias nublados, é possível fotografar a vontade, já que a iluminação mantém-se a mesma em qualquer direção e ângulo.

A dica de outro é: sempre que possível, faça ensaios fotográficos ao ar livre em horários próximos ao nascer ou pôr do sol, pois neste horário ele está na linha do horizonte, iluminando da melhor maneira o rosto das pessoas dos fotografados.

No entanto, a escolha do ar livre para um ensaio fotográfico só deve ser feita se o cenário for realmente propício.Galeria de fotolivros - Amofotolivro

Roupas – o que usar

As roupas são fundamentais para boas fotos.

Se a escolha for mesmo por fotografar ao ar livre, deve-se optar por usar roupas claras, pois as imagens ficam bem melhores. O branco é o mais indicado, a cor neutraliza efeitos indesejáveis, diminui o contraste entre o rosto e a luz e ainda ajuda na obtenção de um resultado visivelmente mais bonito.

Não é toa que as noivas ficam espetacularmente lindas em suas fotos por conta justamente de seus vestidos brancos.

O branco permite que o ambiente ao redor, no caso a paisagem, se destaque, deixando suas fotos com estilo profissional.

Nas ocasiões em que não seja possível usar roupas brancas ou claras, o indicado é testar todos os equipamentos como flashes e refletores na luz ambiente.

É importante que as fotos revelem a personalidade de cada membro da família.

Prefira locais de convívio da família

A melhor casa é casa da gente. Parece clichê, mas é a mais pura verdade. Nada como a própria casa para se sentir mais vontade para um ensaio fotográfico em família.

Se o seu objetivo é retratar o convívio entre os todos da família, o ideal é que o local escolhido seja um espaço onde todos se reúnem para fazer atividades juntos, ou seja, a própria casa. Sala, jardim e quarto das crianças são ótimos cenários para grandes registros.

Casas grandes e bem iluminadas costumam ser excelentes para fotografar. Mas as casas pequenas e apartamentos desde que sejam bem iluminados, com grandes janelas também podem ser bons para fotografar. Parques e praças também são ótimos locais para fotografar, pois oferecem diferentes paisagens e muito espaço para interação.

Inclua objetos ou hobbies importantes

A bicicleta que o papai adora ou os bichinhos de estimação das crianças podem compor o ambiente das fotos e criar combinações perfeitas nas imagens. Os objetos, além de mostrar um pouco das características da família, complementam as fotos.

Seja espontâneo

As melhores fotos de um ensaio fotográfico são as que conseguem captar os melhores momentos e as “poses” mais espontâneas. Aquela gargalhada ou o abraço apertado são situações que mostram o verdadeiro amor entre a família. Por isso, observe cada detalhe e certamente você fará os registros mais inusitados.

Inclua os animais de estimação

Muitas famílias possuem pets que são considerados como membros da família, por isso, nada mais natural do que incluí-los nas fotos. Além de graciosos, os bichinhos são espontâneos, e seguramente vão deixar o ensaio fotográfico mais divertido.

As nossos dicas te inspiraram? Então não perca tempo, junte a família toda e registre seus momentos. Quer saber mais? Confira nosso e-book gratuito com dicas simples e práticas para os amantes da fotografia:

_

    1 Resposta para "Dicas para fazer seu ensaio fotográfico em família"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

5 + dois =