Em uma era na qual imagem é tudo, as redes sociais são a febre da grande maioria das pessoas. Partilhar fotografias nesses meios é uma paixão dos brasileiros que cresce cada vez mais. Por isso, é crescente também o interesse em aprender a tirar excelentes fotos para postar nas redes sociais. Selecionamos abaixo um conjunto de dicas de fotografia sobre como tirar as melhores fotos para as redes sociais.

Simplicidade

A frase: “Menos é mais” resume a principal dica para uma ótima foto. As melhores fotos para compartilhar nas redes sociais são as mais simples e sem pretensão. Não existe perfeição técnica que substitua a alegria e felicidade de momentos como um almoço em família ou um passeio no bosque registrado muitas vezes por quem não domina técnica alguma de fotografia, mas que consegue captar pelo olhar das lentes o detalhe de um momento e eternizá-lo em um click.

Técnicas de embelezamento da foto

Mesmo que nas redes sociais as melhores fotos sejam aquelas mais simples, há sempre alguns meios de valorizá-las através de alguns recursos técnicos como aplicativos disponibilizados em qualquer dispositivo móvel. Filtros de cor, enquadramento, molduras ou bordaduras, efeitos especiais, realces e relevos de luz e de sombras, são alguns recursos dentre os mais diversos que existem.

Aproveite a luz

Essa é uma dica de fotografia muito importante. Qualquer fotógrafo que se preze busca saber jogar com a luz natural. Ficar de costas para a luz, evitar fotografar reflexos ou superfícies espelhadas, utilizar o flash sempre que for o caso, são alguns dos cuidados que o fotógrafo atento deve ter ao tirar uma foto. Quer saber mais? Veja este post com dicas de iluminação para fotografia amadora.

Sem ângulos ideais

A espontaneidade das fotografias é, sem dúvida, o melhor ângulo de uma foto que vai “bombar” nas redes sociais. Devido a essa espontaneidade, não se pode perder tempo medindo distâncias ou calculando os ângulos mais apropriados no momento de uma fotografia. O sucesso de uma boa fotografia está em transmitir as emoções sentidas na hora, independente do ângulo.

Originalidade

A originalidade é tudo nas redes sociais. Captar aquilo que ninguém mais consegue ver é mérito de poucas pessoas. Por isso, esteja sempre atento aos detalhes e descubra novas formas de ver a realidade diária como se fosse a primeira vez.

Dispositivos móveis

Quem pensa que as melhores fotografias são as tiradas com câmeras profissionais e sofisticadas, engana-se. As fotos que fazem mais sucesso nas redes sociais são aquelas que são tiradas a partir de dispositivos móveis. Um celular comum, com uma câmera de pelo menos 3 megapixel já é capaz de captar boas fotografias para partilhar nas redes sociais. Neste post falamos sobre dicas para fazer ótimas fotos com o celular.

Utilize o Instagram

O Instagram é uma das principais redes sociais para o compartilhamento de fotografias. O legal do Instagram é que por ele é possível partilhar fotos para qualquer outro site, ou rede social à sua escolha. Além de possuir uma grande variedade de recursos de embelezamento para melhorar suas fotografias.

Aproveitar as cores da natureza

Para quem gosta de fotos de paisagens uma dica valiosa é saber aproveitar a luminosidade natural, as cores da natureza. O melhor momento para isso é nas primeiras horas do dia, no nascer do sol ou nas últimas horas do dia. Certamente suas fotos ganharão o gosto da galera nas redes sociais.

Para ter noção da importância de uma boa foto, em 40 milissegundos somos capazes de tirar conclusões sobre as pessoas com base em uma imagem. Isso é muito menos do que um décimo de segundo.

Regra dos terços

Apesar de a tecnologia ser uma grande aliada nos efeitos e na qualidade de uma foto, algumas regras estéticas não devem ser esquecidas, uma delas é a regra dos terços.

A regra dos terços é uma fórmula para que a imagem esteja harmônica ao olhar. Essa técnica ensina que, no momento de fazer a foto, o fotógrafo divida o enquadramento traçando de forma imaginária duas linhas horizontais e duas verticais, de modo que a imagem fique dividida em 9 quadrados idênticos.

Abuse dos adesivos

Os adesivos são um ótimo complemento às imagens, além de deixar as fotos ainda mais alegres e divertidas! Há diversas opções de adesivos para personalizar e colorir com muito bom gosto suas fotos e fazê-las ganhar muitas curtidas nas redes sociais. Os filtros do Instagram também garantem ótimas fotografias.

Publique a foto na hora certa

Nem todo mundo sabe, mas existe “a hora certa” de publicar nas redes sociais. Não adianta publicar uma foto no meio da madrugada, enquanto todos seus amigos estão dormindo, pois, até que eles consigam visualizar suas imagens, outros posts já estarão na frente lá no feed.

Seja criativo

Com tanta coisa disponível na Internet é comum vermos sempre as mesmas coisas nas redes sociais, as mesmas fotos, os mesmos posts, enfim, nada inovador. Por isso, é importante ser criativo quando for postar suas fotos. Quando estiver na praia, evite postar as clássicas fotos do mar na linha do horizonte o tempo todo. Encontre situações que surpreendam.

Adicione algum valor à sua foto

Há quem pense que qualquer coisa que postar nas redes sociais agradará todo mundo. Mas não é bem assim. Por esse motivo, tente atribuir algum valor às suas fotos para que as pessoas se identifiquem de alguma forma com o seu post.

Antes de publicar você pode se questionar da seguinte forma: sua foto mostra alguma coisa legal ou de caráter social? A imagem mostra algo inesperado? Ela tem alguma proximidade com os seus seguidores?

Bom, agora que você já viu várias dicas de fotografia para fazer as melhores fotos para as redes sociais, não tenha medo de publicar aquela foto que você amou, mas tem dúvidas se vai agradar ou não na rede. Seguindo essas dicas, certamente suas fotos vão ganhar muitas curtidas nas redes sociais.

Você ama fotografia? Conheça nosso Guia Completo de Fotografia para Iniciantes, e-book gratuito com dicas simples e práticas para os amantes da fotografia.

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

oito − sete =