O carnaval 2019 já está chegando e nada mais gostoso do que registrar a família curtindo esses dias de folia, não é mesmo? Quem tem criança em casa sabe o quanto é legal vê-las fantasiadas e aproveitando as marchinhas e toda a brincadeira do período.

E é claro que fazer esse registro é fundamental, garantindo que você poderá se recordar dessa época deliciosa por muito mais tempo. Por isso, nós montamos este post com várias dicas de fotos de carnaval para montar um álbum super bacana de todos aproveitando essa festa. Confira!

Faça fotos em casa dos preparativos

Mesmo antes da folia, você já pode começar a preparar os registros fotográficos. Aproveite a animação para montar uma espécie de “make off”, com as crianças se fantasiando, pintando o rosto e se arrumando para curtir o momento.

Tire fotos dos seus filhos fantasiados em vários ângulos dentro de casa. Essas fotografias mais “posadas” são excelentes para recordar da fantasia, já que, durante a matinê, pode ser difícil encontrar um local com boa luminosidade.

Se for fazer as fotos nos ambientes internos, sempre deixe as janelas abertas durante o dia para aproveitar a iluminação natural. Agora se você tem um belo jardim ou quintal, nada melhor do que fazer aquela selfie de toda a família antes de curtir a folia.

Valorize os momentos espontâneos

Durante a folia, é o momento certo para aproveitar aquelas imagens espontâneas, como o seu filho jogando confete, dançando ou a família toda se divertindo.

Um bom fotógrafo está sempre atento à movimentação e com isso consegue cliques excelentes sem precisar ficar pedindo para as pessoas posarem.

Se você vai curtir uma matinê no clube, por exemplo, aproveite e faça várias imagens das crianças se divertindo e dançando na pista. Vale a pena também tirar algumas fotos do ambiente, como a banda, os enfeites, os amigos e outros detalhes.

Configure a câmera corretamente

Na hora de pegar os cliques espontâneos, muitas pessoas acabam com fotos borradas. Isso acontece porque a câmera está configurada de forma errada.

Um truque bem simples para quem não tem muita intimidade com a fotografia é deixar no modo “esporte” ou “foto em movimento” que congela a imagem no momento da fotografia.

Se você não consegue ajustar corretamente o flash, deixe-o no modo automático, assim a própria câmera fará a leitura da luz do ambiente. Mas se quiser deixar os cliques mais profissionais, desligue o flash e aproveite a luz natural do ambiente, que fará toda a diferença no resultado final das suas imagens.

Use o macro e faça closes

O carnaval é uma época cheia de detalhes: maquiagem, glitter, fantasias, enfeites e outros. Então, que tal registrar esses adereços? Se a maquiagem ficou incrível, por exemplo, você poderá fazer uma foto posada em close, dando destaque a todo o trabalho de caracterização.

O mesmo vale para os adereços das fantasias, os detalhes da decoração do salão ou outros pontos que capturem a sua atenção. Para esses casos, lembre-se de usar a função macro da câmera, que deixará seus closes com mais nitidez.

Faça ótimas selfies

É claro que as selfies tinham de estar nas nossas dicas de fotos de carnaval, não é mesmo? E para fazer autorretratos com estilo profissional, existem alguns macetes importantes, como:

  • posicionar a câmera levemente inclinada para aumentar o ângulo de cobertura da imagem (e assim caber mais gente na foto);
  • caso esteja fotografando com o celular e a luz ambiente não for muito boa, evite usar a câmera frontal que possui uma definição mais baixa;
  • se for fotografar em um ambiente externo e com luz natural, posicione-se com a luz na sua frente;
  • tire várias fotos e só depois confira o resultado, principalmente se estiver fotografando com crianças, que não têm muita paciência e querem logo curtir a festa.

Lembre-se dos cuidados básicos de fotografia

Independentemente da época do ano, as dicas básicas de fotografia continuam valendo. Ou seja, sempre se atente ao fundo da imagem (evitando incluir uma cena que chame mais atenção do que o quadro principal), cuidado com o enquadramento, teste a luz antes e use o flash com moderação.

Como, durante o carnaval, pode ser difícil encontrar um local ideal para as fotos, vale à pena usar o recurso de desfocar o fundo. Assim, você evita que uma boa cena seja comprometida com algo desagradável no fundo.

E, claro, não se esqueça do enquadramento. A regra dos terços de ouro continua valendo. Quem está fotografando pelo celular pode incluir as barras de orientação, assim será mais fácil encontrar o posicionamento adequado para destacar as suas imagens.

Pense nos planos de enquadramento

Outra dica básica de fotografia é quanto ao enquadramento. E aqui existem algumas ideias que você poderá usar, como:

  • plano aberto ou situação: o destaque vai para o cenário onde a pessoa está sendo fotografada;
  • primeiro plano: enquadra o modelo completo e deixa de lado o cenário;
  • plano americano: o corte acontece na altura do joelho do fotografado;
  • meio corpo ou plano médio: o corte acontece na cintura do fotografado;
  • busto ou close: o corte é feito na altura do peito do fotografado;
  • superclose ou big close: enquadramento na parte do rosto do modelo.

Todos esses planos podem ser usados na suas fotos de carnaval, dependendo da intenção que você deseja. Por exemplo, se o salão estiver super enfeitado e você quiser retratar essa “atmosfera”, opte pelo plano aberto. Já se a sua ideia é fotografar um detalhe da fantasia, faça um big close.

Use os brilhos e paetês a seu favor

Carnaval sem cor e sem brilho não existe, certo? Então use todos esses elementos nas suas fotografias.

Por exemplo, peça para os seus modelos jogarem os confetes e as serpentinas no ar e faça cliques do movimento. Para isso, coloque a câmera no modo disparo contínuo e faça várias fotos excelentes.

Outra foto clássica, mas muito legal, é reunir as crianças e pedir para elas colocarem um pouco de confete nas mãos e soprá-los na sequência. Assim você consegue brincar com toda a alegria do carnaval e ainda tornar o momento das fotos mais divertido para elas.

Lembre-se que o carnaval é um momento de alegria e descontração, por isso as suas imagens devem refletir esses sentimentos. Durante as fotos, não hesite em subir em banquinhos, se abaixar ou mudar de posição para encontrar os melhores enquadramentos. Mas, claro, não deixe de curtir o momento.

E depois das fotos feitas, não se esqueça de guardar esse registro com muito carinho, por exemplo com um fotolivro profissional.

Gostou das nossas dicas de fotos de carnaval? Aproveite e veja todas as nossas dicas para tirar excelentes fotografias da sua família!

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

1 + 15 =