O celular veio para revolucionar a fotografia, tornando-a muito mais acessível para várias pessoas. Porém, nem sempre isso significa fotos melhores – e o motivo é que nem todo mundo conhece algumas dicas de fotografia capazes de deixar os seus cliques bem mais profissionais.

Se você gosta de fotografar, está planejando uma viagem ou apenas quer melhorar as suas fotos, continue a leitura e veja as dicas que separamos para você fotografar bem tanto com o celular como com uma câmera.

1. Posicione o modelo olhando para dentro da fotografia

Essa é uma dica de fotografia bem simples mas que pode trazer um resultado completamente diferente aos seus cliques. Sempre que for fotografar uma pessoa ou um animal, coloque-o olhando para dentro da imagem.

Esse enquadramento evita aquele desconforto ao olhar para a fotografia de não saber exatamente o que estava se passando fora da imagem. Se possível, deixe um pouco mais de “sobra” da paisagem para fazer uma boa composição.

2. Mude o ângulo de acordo com a sua intenção

Uma fotografia pode transmitir inúmeros sentimentos e sensações e entre as formas de se conseguir isso está à mudança de ângulo. Além disso, a escolha inadequada poderá deixar o seu modelo mais baixo, alto ou torno.

Se você estiver fotografando com o celular e deixá-lo em pé e na altura do rosto da pessoa, é possível que o seu modelo acabe mais baixo do que é na realidade. Agora se você posicionar o celular na altura do quadril ou abaixo dele, o modelo ficará mais alongado.

Quanto mais próximo o modelo estiver do fotógrafo, mais intenso será o efeito. Assim, se você bater a foto e achar que ela ficou meio estranha, não tenha preguiça, se abaixe, levante, suba em uma cadeira, enfim, o importante é tentar encontrar um ângulo que seja mais favorável.

3.Simplifique as suas fotos

Muitas pessoas que estão começando acreditam que belas fotos precisam de imagens incríveis ou de uma composição bastante elaborada. Na verdade, treinando o seu olhar é possível fazer belas fotos de cenas cotidianas.

Algumas dicas que pode ajudar são:

  • sempre experimente várias exposições para as suas fotos;
  • busque por cores que criem contraste;
  • fique atento à simetria das linhas;
  • confira se o fundo não tira a atenção do objeto principal;
  • brinque com as linhas e o contraste de luz, criando um ponto focal diferente.

4. Melhore os seus retratos

As fotografias de retrato são sempre ótimas pedidas, mas para acertar a mão é preciso considerar algumas dicas de fotografia, como:

  • usar a regra dos terços para ajustar os olhos e ainda deixar o modelo com uma proporção correta;
  • procurar um local com uma boa quantidade de luz, evitando que a fotografia fique muito clara ou muito escura, a dica é investir em locais próximos de janelas ou em lugares abertos;
  • ficar a uma distância de cerca de 1 metro do fotografado.

5. Melhore as suas fotos de paisagens

Outro tipo de fotografia que faz muito sucesso são as fotos de paisagem, principalmente quando vamos viajar. Por isso, separamos algumas dicas de fotografia de paisagem bem rápidas para você não se esquecer mais:

  • sempre use a regra dos terços, buscando uma composição mais harmoniosa;
  • preste atenção em todos os detalhes que compõem a paisagem (inclusive as pessoas) antes de fazer o clique;
  • encontre o ângulo que seja capaz de retratar a cena de uma maneira mais harmoniosa ao olhar;
  • fotografe de um local que não obstrua a sua visão;
  • fique atento a linha do horizonte para evitar que a foto fique torta.

6. Abuse dos retratos espontâneos

Se você estiver fotografando uma festa, um evento ou viajando para outro estado ou país, invista nos retratos espontâneos para fazer cliques ainda mais cheios de personalidade e de emoção.

Para isso, você precisa ficar atento ao que acontece ao seu redor, tentando fotografar àquelas expressões totalmente espontâneas, como a risada de um bebê, o choro durante o casamento, a felicidade do reencontro e assim por diante.

7. Sempre observe a luz natural

Essa é uma daquelas dicas de fotografia que você levará para sempre. Tente criar o hábito de sempre observar a luz natural antes de bater o clique, analisando a incidência dela e também o melhor posicionamento para a sua foto.

Se for fazer o clique em um ambiente interno, prefira posicionar o modelo próximo de uma janela aberta ou em uma varanda, deixando a luz natural menos intensa, favorecendo as fotografias até em horários mais complexos, como ao meio dia.

8. Saiba usar a luz contra

A luz contra é aquela que fica posicionada de forma oposta a luz principal e a câmera. A sua principal função é dar mais volume ao objeto fotografado e profundidade à imagem.

Para conseguir esse efeito com a luz natural, você poderá posicionar o objeto a ser fotografado entre o sol e a câmera. Também é legal deixar alguns raios de sol entrarem na cena, dando ainda mais emoção ao retrato.

Essa ideia pode ficar ainda muito bacana nas fotos em preto e branco, ajudando a realçar os contrastes.

Nos espaços abertos você poderá usar o por do sol para criar esse efeito e dentro de casa se aproveitar de uma janela aberta.

9. Invista na função macro

A função macro está presente na maioria das câmeras, inclusive nos celulares e pode ajudar as suas fotos a ficarem bem mais bacana. Com ela, você poderá fotografar objetos bem pequenos, sem perder nenhum detalhe.

Com essa função habilitada você poderá fotografar insetos em uma folha, detalhes do vestido de noiva ou do bebê, flores e muito mais. Aproveite que essa é uma função presente em quase todos os equipamentos e comece a usá-la.

10. Não tenha medo de fotografar

A última das nossas dicas de fotografia é: não tenha medo de fotografar. Quanto mais você tirar fotos, mais fácil será de assimilar os conceitos e de fazer seus próprios testes, encontrando posições e luzes que mais lhe agradem.

E, então, com essas dicas de fotografia ficou mais fácil tornar os seus cliques melhores? Aproveite e baixe o nosso e-book com várias dicas para quem está iniciando na fotografia!

_

    4 respostas para "10 dicas de fotografia para melhorar muito suas fotos"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

oito − 6 =