Embora muitos acreditem que para fazer belas fotografias sejam necessários equipamentos profissionais (e caros) isso não é uma realidade.

É lógico que um bom equipamento, boas lentes e bons acessórios ajudam bastante, mas se você não tiver conhecimento sobre o básico de iluminação e enquadramento, por exemplo, nada disso ajudará você a fotografar bem.

A iluminação é essencial para que as fotografias fiquem bonitas. Fotos escuras, contra a luz ou com flashs que “estouram” o cenário acabam perdendo todo o seu efeito, mesmo que estejam bem enquadradas.

Veja neste post nossas dicas de fotografia para usar a iluminação a seu favor e criar efeitos incríveis em suas fotos.

Dicas de fotografia em iluminação

Golden Hour

Existem muitos fotógrafos que preferem fazer seus trabalhos na “hora dourada” porque ela é capaz de ajudar a deixar as imagens ainda mais incríveis, graças à iluminação suave e dramática.

Em geral, é possível conseguir esse efeito fotografando entre as 06 e 07 da manhã e as 17 e 18 horas da tarde, horários que promovem uma luz mais dourada e avermelhada, sombras suaves e iluminação agradável e naturalmente difusa. Veja os exemplos:

Blue Hour

Chamada de “hora azul”, esse é aquele momento um pouco antes de cair à escuridão da noite que também ajuda a dar uma pegada mais cênica as suas imagens.

Ela acontece entre as 5 e 6 da manhã ou as 18 e 19 horas da noite e proporciona uma luz mais amarelada e magenta, uma iluminação mais suave e fraca e uma mescla perfeita entre a iluminação natural e artificial (de postes, prédios e outros itens).

Veja os exemplos:

Com flash ou sem flash?

Essa é uma dúvida que gera muitos debates, até mesmo entre os fotógrafos profissionais. Por isso, não existe um consenso, mas se você está fotografando ao ar livre e dentro desses horários que citamos, é mais aconselhável usar a luz natural para conseguir os efeitos cênicos como os dos exemplos.

Porém, se você for fotografar com a luz natural em um horário com pouca iluminação, é preciso usar um tripé ou algum programa ou função da própria câmera para evitar que a foto fique tremida.

Isso porque, para captar a fotografia sem muita luz, a câmera terá que modificar o seu tempo de exposição e demorará mais tempo para tirar a foto, assim qualquer movimento poderá ser fatal e deixar a sua foto toda tremida.

O uso do flash é recomendado quando você está em um ambiente com pouca luz ou quando você quer fotografar um objeto em primeiro plano, mas a fonte de luz está exatamente atrás desse objeto. Assim, com o flash, você compensará a falta de luz frontal e evitará que a foto fique apenas com a silhueta do objeto em questão.

Outros locais em que o uso do flash é dispensável são em eventos, como musicais, apresentações de dança, shows e outros. Aproveitando a luz natural do evento, a sua fotografia ficará muito mais bonita e fiel ao espetáculo.

Gostou das nossas dicas de fotografia sobre iluminação? Conheça o Guia Completo de Fotografia para Iniciantes, e-book gratuito com dicas simples e práticas para os amantes da fotografia.

  _

    6 respostas para "Dicas de Fotografia: Como usar a iluminação para criar efeitos incríveis"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

1 × um =