Com o mês de férias chegando muitas pessoas já estão planejando suas viagens. Para quem gosta de fotografar viajar é uma ótima oportunidade para clicar lugares e pessoas. As fotos registram momentos, cidades, paisagens, situações, experiências e nos remetem a acontecimentos que marcaram a nossa viagem.

Mas, é preciso saber registrar esses momentos para não pode tirar fotos de qualquer jeito. Por isso, separamos algumas dicas de fotografia para você fazer durante sua viagem de férias.

Check list de viagem de férias

Confira nossas dicas de fotografia em viagens

1. Clareza sobre o tema da foto

Saber o que deseja fotografar é muito importante para a foto perfeita. Uma boa fotografia é aquela que passa a mensagem de forma clara. Uma foto legal é planejada, por isso, antes de fazer o seu clique, procure pensar o que você quer retratar e qual o impacto você quer provocar em quem vê a sua foto.

2. Fotografe assuntos interessantes

As memórias de sua viagem de férias são fotos que você registrar, então tente fotografar tudo que lhe parecer interessante. Procure assuntos inéditos, pessoas incomuns, animais selvagens ou plantas. Lembre-se de valorizar a identidade local, como o artesanato ou especiarias.

3. Fotografe desconhecidos

Uma pessoa desconhecida caminhando na rua, sentada no banco da praça ou conversando com o vizinho, pode ser uma ótima modelo para as fotos. Aproxime-se dela e peça para fotografá-la. Aproveite o momento para conversar, conhecer a cultura do local e quem abe até fazer uma nova amizade.

4. Atenção aos detalhes

Fotografar grandes monumentos engrandece qualquer álbum fotográfico, porém os detalhes podem lhe garantir ótimas fotos também. Dessa forma, preste atenção nos detalhes da viagem, a porta da igreja, o balanço no parque, artesanatos, objetos típicos, todos os objetos valem a pena para te lembrar como foi a sua viagem.

5. Enquadramento e vistas inusitadas

Do alto é possível ver grande parte de uma cidade. Assim, se possível, vá até a montanha, suba em prédios, torres e faça os melhores registros fotográficos. Além de uma vista privilegiada, no alto você terá novos ângulos e vistas maravilhosas.

Outra dica é evitar fotos muito parecidas, ouse tentar tirar uma foto de um ângulo diferente. Para garantir boas fotos vale agachar ou deitar no chão, se debruçar para fora da janela, olhar de cima para baixo ou de baixo para cima. Use e abuse da sua criatividade e imaginação.

6. Foco

Um foco errado estraga qualquer boa ideia de uma foto. As câmeras mais simples focam no automático, que muitas vezes não é o ideal. Em algumas delas você pode regular o foco usando as funções paisagem e macro. Use a função paisagem para fotos onde o foco está distante, e a macro para fotos em que o foco está próximo.

7. Escolha o melhor momento e a melhor luz

Muitas vezes o tempo é curto para testar a luz tentando uma foto de manhã ou à noite, por exemplo. Mas, caso tenha tempo, tente vários momentos como o nascer ou pôr do sol. A mesma foto certamente ficará bem diferente de acordo com a luz do dia. Veja nossas dicas de iluminação para fotografia amadora.

8. Saia sem destino

Ter um roteiro de passeio e saber quais pontos turísticos pretende conhecer é muito importante, porém, sair pelas ruas da cidade pode ser uma experiência muito legal para conseguir excelentes fotos de suas férias. Você pode se surpreender ao conhecer um local não turístico, mas cheio de história e cultura.

9. Pesquise sobre os lugares que vai conhecer

Uma dica valiosa também é pesquisar sobre os lugares que você vai visitar e de quebra, ganhe inspirações para as suas fotos.

10. Edite suas fotos

Por fim, as melhores fotos são as que passam por uma pós-produção. Uma boa edição na foto pode corrigir as cores, recortar da foto objetos que a poluíam, dar mais destaque ao objeto fotografado.

O aplicativo mais usado para isso é o Instagram, que permite com os filtros deixar as fotos mais interessantes. Outro aplicativo que também permite fazer pequenos ajustes nas fotos é o Picasa.

Gostou dessas dicas de fotografia? Conheça nosso Guia Completo de Fotografia para Iniciantes, e-book gratuito com dicas simples e práticas para os amantes da fotografia.

Dica para escolher uma boa câmera

Se você pretende comprar uma câmera para a sua viagem de férias, dê preferência por câmeras que têm maior amplitude de zoom, o que pode variar de 5x a 30x e deve ser óptico. Procure lentes grandes que tenham, pelo menos, 24 mm de grande angular.

Câmeras que usam pilhas são a maior furada. A carga é consumida rapidamente e muitas vezes você pode ficar na mão. Opte por câmeras com bateria e tenha sempre uma extra na bolsa.

Quanto à resolução, a lente e o sensor onde a imagem é registrada são muito mais importantes que os megapixels. Um celular com mais megapixel que uma câmera compacta faz imagens ruins, já que não possui um bom sensor para registro.

Aproveite as férias

Registrar em fotos as suas férias é muito legal, mas a verdade é que a experiência de uma viagem ficará mais bem guardada em sua memória. Lembre-se: o melhor equipamento para uma boa foto é você. Nenhuma câmera ou tecnologia vai substituir o que você viu, sentiu e teve vontade de guardar em uma fotografia.

Por isso, aproveite ao máximo tudo o que puder da viagem, pense nas fotos sim, mas sem exageros, está em um lugar que não permite fotografar? Não perca o passeio por isso, guarde todos os possíveis registros da câmera em sua memória, pois eles ficarão guardados para sempre.

E após todos esses registros, eternize seus melhores momentos com um dos nossos modernos álbuns profissionais de fotografia, porque a final de contas, lugar de foto é no papel.

Divirta-se!!

Guia de Fotografia de Viagem _

    1 Resposta para "Dicas de fotografia: Fotos que você não pode deixar de fazer durante sua viagem de férias"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

3 × 5 =