A chegada de um bebê na família mexe com toda a família. São tantas caras e bocas que é impossível não se render a tanta fofura e não registrar cada momento com uma fotografia. Fotografar é uma forma de guardar os momentos únicos do recém-chegado na família e de rever as melhores lembranças no futuro. Continue a leitura e confira nossas dicas de fotografia para registrar os momentos do seu bebê.

Registrar os primeiros anos de vida de uma criança em fotografias é garantia de uma recordação eterna e por isso, é muito comum que esse período seja o mais clicado pelos pais. Motivos para eternizar esses momentos não faltam, como: o primeiro ano de vida, o primeiro dia de aula, o primeiro dente que caiu, uma competição esportiva, uma viagem especial e até mesmo os pequenos detalhes, como as gracinhas, os pezinhos, os olhinhos despertos conhecendo o mundo, os primeiros sorrisos e passos.

No entanto, nem sempre as fotos saem como os pais gostariam, seja porque as crianças estão agitadas ou porque a mamãe não domina a câmera, por isso, criamos aqui algumas dicas de fotografia que podem te ajudar a registrar os melhores momentos dos seus pequenos. Confira:

Câmera fotográfica ou Celular

Não é necessária possuir uma máquina profissional para ter uma recordação de qualidade. As câmeras comuns, como as digitais, podem garantir uma boa imagem. A dica número um para o click perfeito é conhecer bem a câmera fotográfica e os recursos que ela oferece.

Com a tecnologia avançada que temos hoje, os celulares também possuem câmeras muito boas, capazes de captar os melhores registros fotográficos. Além de ser um objeto indispensável, com ele em mãos fica mais fácil não perder os momentos mais espontâneos do seu filho. Veja esse post com 7 dicas para fazer fotos ótimas com o seu celular.

Cenário

A criança adora tudo o que é colorido e nada como as cores para dar vida ao ambiente. Para a mamãe que pensa em produzir um álbum semelhante a um book fotográfico pode utilizar lençóis coloridos, bichos de pelúcia e brinquedos, montando um cenário bem divertido para a criança.

Iluminação

A iluminação é outra dica de fotografia muito importante para ter uma foto perfeita. Por isso, evite lugares escuros ou com pouca luz. Escolha ambientes naturalmente iluminados, buscando os locais mais claros. Fotografe, de preferência, pela ou após as 14 horas.

No caso dos bebês, o flash pode incomodá-lo, por isso opte pela luz indireta de abajures que dão um efeito legal nas fotos com a luminosidade necessária.

Prepare o ambiente

Não há problema algum em fazer as imagens em casa, mas prestar atenção no ambiente pode render fotos com mais qualidade. Escolha fundos neutros e evite estampas muito marcadas, cenários poluídos, cores e objetos que não combinam com o momento.

Produção

Cada momento da criança é único e haverá sempre bons motivos para fotografar. Após a preparação do ambiente abuse da produção do bebê, com acessórios, roupas especiais, fantasias, brinquedos que fazem parte da rotina da criança, papinhas e comidinhas, objetos de uso pessoal, enfim, tudo que ajude a compor uma ótima cena.

Ambiente externo

Se o seu bebê estiver com mais de 5 ou 6 meses, uma ideia é fazer uma seção de fotos fora de casa, como em um parque, por exemplo. Um excelente ângulo para fotografar bebês que ainda não sentam é no colo dos pais, quando estão apoiados em seu ombro. Dessa forma, evitamos o efeito de ‘amassadinho’, quando a criança não se sustenta e afunda no colo ou na cadeira.

Interaja com o bebê

Interaja com seu filho e estimule o a sorrir. Um meio de arrancar sorrisos é criar um ambiente descontraído e estimular o bebê com atitudes que já sejam conhecidas pela criança para aproveitar as expressões faciais e interações com o momento. É sempre útil ter por perto brinquedos, vídeos e jogos que a criança goste.

Depois das fotos no estilo newborn, a partir dos quatro meses o bebê já consegue interagir com os pais, tem mais mobilidade e responde melhor aos estímulos, o que facilita o registro de imagens mais espontâneas.

Uma dica de fotografia importante é fotografar sempre da mesma altura que a criança para evitar distorções na imagem, muito comuns quando se fotografa de cima uma criança sem abaixar-se.

Aproveite o sono

Os recém-nascidos enxergam apenas até 30 cm de distância e por isso desviam os olhos o tempo todo. A dica é fotografá-los dormindo, você vai registrar momentos de paz e tranquilidade e às vezes até um leve sorriso.

Na altura da criança

Fotógrafos profissionais indicam que para um bom registro fotográfico a dica é: “Abaixe-se e fotografe a criança na sua altura”. Fique na mesma linha do olhar da criança, para evitar que as fotos fiquem desproporcionais ou tortas.

Fotografe a família

Não deixe de incluir fotos de toda a família com o seu bebê. Utilize o tripé ou o temporizador da câmera para registrar um momento em família. Ou escolha um amigo ou familiar para tirar algumas fotos de vocês.

Softwares de edição

Depois de feitas as fotos, quem desejar pode trabalhar as imagens. Para isso, alguns softwares gratuitos estão disponíveis na internet. Dá pra alterar a cor, o tom e corrigir imperfeições, sem perder a originalidade do momento.

Bom, agora que você já conhece várias dicas de fotografia para registrar os melhores momentos do seu bebê aproveite a experiência de vê-los por meio das lentes de uma câmera.

Você ama fotografia? Conheça nosso Guia Completo de Fotografia para Iniciantes, e-book gratuito com dicas simples e práticas para os amantes da fotografia.

  _

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

um × três =