O final do ano é uma das épocas mais aguardadas por quem adora decorar a casa. Afinal, esse é o momento perfeito para criar novos enfeites, modificar os ambientes e trazer para o nosso lar um clima de aconchego e de festa.

Esse é o seu caso? Então continue lendo este post e veja quantas dicas bacanas de decoração de Natal nós separamos!

Invista no “Faça você mesmo”

O estilo “faça você mesmo” está em alta – e existem várias ideias bem simples de serem produzidas que podem ser usadas até mesmo por quem não é tão próximo do artesanato.

A grande vantagem é que você consegue personalizar mais a decoração natalina, além, é claro, de economizar, já que muitas dessas peças reaproveitam materiais ou dão novos usos a itens que já temos em casa.

decoração de natal

 Fonte: Pinterest

Por exemplo, para enfeitar uma parede da sala, você poderá produzir pequenos móbiles feitos de papel cartão.Para isso, basta recortar alguns pinheiros, estrelas e corações e depois uni-los com linha.

decoração de natal

 Fonte: Pinterest

Outra ideia super simples é reaproveitar os potinhos de vidro de geleia ou outros alimentos. Você poderá incluir pequenas velas e colocar esses potinhos em cima dos móveis ou até nos degraus da escada.

Se você não gostar de velas, pode usar os potinhos para fazer arranjos de Natal, com bolinhas e outros itens típicos dessa época.

Já quem tem mais habilidades poderá produzir capas de almofada, guirlandas, enfeites em feltro e outros itens artesanais que ficam super bacanas e ajudam a personalizar o ambiente.

Pense em uma árvore de Natal alternativa

Quem disse que apenas os pinheiros (naturais ou fakes) podem ser transformados em árvores de Natal? Existem muitas ideias alternativas que ajudam a decorar a casa de uma maneira bem diferenciada.

decoração de natal

 Fonte: Pinterest

Se o seu maior problema é a falta de espaço, é possível usar um cantinho em uma parede para construir a sua árvore, que pode ser, por exemplo, montada com fotografias da sua família e um belo pisca-pisca.

decoração de natal

 Fonte: Pinterest

Outra ideia bem bacana é reaproveitar uma escada de madeira e incluir alguns enfeites nos locais dos degraus, além das luzes e outros detalhes característicos dessa época do ano.

decoração de natal

 Fonte: Pinterest

Você também poderá montar árvores com abacaxis (sensação no Pinterest), galhos de árvore, caixotes de feira, livros, feltro e muito mais.

Lembre-se de decorar a mesa

O momento mais aguardado do fim do ano é, sem dúvida, a ceia de Natal. Então não se esqueça de caprichar na decoração da mesa, afinal é onde os convidados vão se reunir para celebrar esse momento.

Para isso existem inúmeras ideias que você poderá usar.

É possível criar uma mesa com toalhas e jogos americanos, pensando em uma sintonia de cores. Ou ainda dispensar os tecidos e usar apenas sousplat diferenciados para cada convidado.

 Fonte: Pinterest

As cores são fundamentais e a dica é optar por poucas tonalidades para não ficar muito difícil de criar uma unidade. Algumas ideias são: vermelho, verde, prata, dourado, bronze, branco, azul e laranja.

Na hora de organizar a mesa, prefira usar os guardanapos de tecido que também ajudam a valorizar a decoração. É legal que eles criem um contraste com a louça e estejam dentro do esquema decores que você escolheu.

decoração de natal

Fonte: Pinterest

Lembre-se também dos detalhes: os arranjos de centro de mesa, as velas, as louças, copos e talheres e os pequenos mimos para os convidados, como o prendedor de guardanapo, um mini cardápio ou os seus votos e agradecimentos para cada presente.

Quem quer ousar um pouco mais tem a opção de decorar as cadeiras, com laços e outros detalhes no encosto. Só tome cuidado para não ficar muito excessivo, ok?

Invista em capas de almofada, mantas e jogos de cama

Para o restante da casa, alguns truques podem ser suficientes. Por exemplo, ao invés de usar as capas de almofada de sempre, você poderá investir naquelas com motivos natalinos ou até mesmo nas cores mais usadas nessa época do ano.

decoração de natal

 Fonte: Pinterest

Nos quartos, é possível usar jogos de cama para essa época ou com estampas características, como o xadrez e em cores como o verde e o vermelho.

Outra ideia é investir nas mantas para os sofás que podem ser feitas com tecidos mais inusitados, adicionando textura à decoração, com estampas dessa época ou com cores típicas do Natal.

Brinque com as luzes pisca-pisca

Tem algo mais característico do fim do ano do que o pisca-pisca? Cada vez mais versátil, essa luzinha pode ser encontrada em diversos formatos e cores e não precisa ficar restrita apenas à árvore.

decoração de natal

 Fonte: Pinterest

Você poderá usá-la para decorar a parte externa da casa como as varandas, sacadas, pergolados, portões, porta de entrada e muito mais.

decoração de natal

 Fonte: Pinterest

Na parte interna de casa, essa luz pode aparecer enrolada dentro de uma garrafa ou pote de vidro, ajudando a criar uma árvore diferenciada, destacando os enfeites em cima de uma mesa ou aparador e de muitas outras maneiras.

Crie lindos arranjos com velas

As velas também são itens bastante característicos do Natal – e existe uma infinidade deformas de usá-las na sua casa.

Para o centro de mesa, você poderá reaproveitar um vaso de vidro e incluir uma vela pequena junto de outros itens natalinos como pinhas, bolinhas, festão ou ramos de pinheiro.

decoração de natal

 Fonte: Pinterest

Outra ideia é transformar as velas simples em acessórios diferenciados. Por exemplo, colando pauzinhos de canela em volta de uma vela, o que a deixará mais requintada e cheirosa.

decoração de natal

Fonte: Pinterest

Quem está em busca de uma decoração bem fácil para a mesa de Natal, basta virar as taças de ponta cabeça e colocar uma pequena vela no pé do copo. Dentro da taça, inclua algumas bolinhas nas cores escolhidas para a sua casa.

Como você viu, para montar uma decoração de Natal bonita e diferenciada não é preciso, necessariamente, grandes investimentos. Afinal, muitas das inspirações podem ser reproduzidas usando a criatividade e os materiais que você já tem.

Além de navegar na internet em busca de inspiração, aproveite esse momento para unir a família, colocando os filhos para produzir algumas ideias e deixando que todos se envolvam com o espírito de Natal.

Você gostou das nossas ideias e dicas de decoração de Natal? Então compartilhe este conteúdo com os seus amigos nas suas redes sociais!

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

13 + dezoito =