Os destinos de aventura são muito procurados no Brasil, afinal, contamos com uma variedade incrível de atrativos naturais, que permitem criar uma série de desafios e esportes radicais.

Quem adora adrenalina, não pode deixar de visitar esses destinos. Para te ajudar, fizemos uma seleção imperdível com opções incríveis de norte a sul do país. Confira!

1. Chapada dos Veadeiros – GO

A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é considerado patrimônio natural da humanidade pela Unesco e conta com uma série de atrativos como rios, cachoeiras, cânions e poços – tudo isso repleto de aventura com rafting, trekking, cascading, rapel, escalada, tirolesa, arvorismo e até balonismo!

O parque conta com mais de 65 mil hectares e tem entradas pelas cidades de São Jorge, Cavalcante e Alto Paraíso de Goiás. Ele fica distante cerca de 450 km de Goiânia e 220 km de Brasília.

Para quem ama cachoeiras, as mais famosas da região são a Santa Bárbara, com formação de piscina natural e a da Capivara, cercada por cânions. Já os amantes da tirolesa precisam conhecer a do Voo do Gavião, que atravessa pelos ares uma região de mais de 850 metros.

2. Bonito –MS

Impossível fazermos uma lista de destinos de aventura sem colocar Bonito, no Mato Grosso do Sul, não é mesmo? Como o próprio nome ressalta, o que não faltam são lindíssimos atrativos naturais, com destaque para os lagos e grutas subterrâneas, os rios de águas cristalinas, as cachoeiras e as cavernas.

Em Bonito, o turista de aventura tem muitas opções como o mergulho de snorkel para observar a riqueza subaquática dos rios e lagos, o bóia cross nas corredeiras dos rios, o rafting, as várias trilhas que levam para redutos incríveis e os passeios de bike ou à cavalo.

Bonito fica cerca de 290 km de distância da capital Campo Grande e é considerado um dos melhores destinos para a prática do mergulho – inclusive com opções de passeios para as crianças.

3. Parque Nacional da Serra dos Órgãos – RJ

Esse é um destino não tão famoso como os demais, porém com enormes atrativos. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos se situa entre as cidades fluminenses Teresópolis e Petrópolis e é uma excelente sugestão para quem adora escaladas e travessias a pé (os famosos trekkers).

Além disso, é no parque que estão cenários naturais bem conhecidos, como a pedra do Dedo de Deus (ponto alto para escaladores) e a Pedra do Sino, com mais de 2.200m de altitude que oferece uma vista lindíssima e super privilegiada da Baía de Guanabara.

O parque é protegido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e é possível atravessá-lo por um percurso com pouco mais de 43 km (que pode ser feito em até 4 dias), com diversos pontos de apoio.

4. Parque Estadual do Ibitipoca – MG

Minas Gerais não tem mar, mas em compensação tem lindíssimas paisagens e cachoeiras de perder o fôlego. É no estado que está o Parque Estadual do Ibitipoca, mais precisamente na cidade de Lima Duarte.

Localizado na região da Zona da Mata mineira, o parque conta com uma série de atrativos naturais incríveis, como belíssimas cachoeiras, praias de água doce, grutas, picos e piscinas naturais, além de lugares como a Gruta dos Três Arcos, Janela do Céu e o Pico do Pião.

Se você é amante do trekking ou simplesmente quer desbravar cenários impressionantes, precisa incluir o parque na sua lista de locais para visitar.

5. Chapada dos Guimarães- MT

Outro destino de aventura bem conhecido é a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, com seus lindíssimos paredões rochosos de coloração avermelhada.

Pertinho da capital Cuiabá (a apenas 70km), o parque da Chapada dos Guimarães conta com mais de 330 km e oferece, além dos paredões impressionantes, uma linda paisagem de cerrado, várias cachoeiras e cânions de tirar o fôlego.

Para os aventureiros, a dica é fazer as trilhas para os mirantes naturais, que podem ser feitas a pé ou de bike. Além disso, não deixe de visitar as quedas de água e os poços de águas cristalinas, fazer um pouco de rapel ou de flutuação livre nos paredões e também desvendar as lindas grutas e cavernas – inclusive com pinturas rupestres de milhares de anos.

6. Capitólio-MG

Outro destino de aventura muito em alta em Minas Gerais é Capitólio. A cidade fica a 280 km de Belo Horizonte, 450 km de São Paulo e 600 km do Rio de Janeiro.

A principal atração é o Lago de Furnas, que se tornou uma verdadeira praia artificial formada pela represa hidrelétrica, com possibilidade de mergulhos, além dos tradicionais passeios de barco e de lancha para explorar os cânions. Os mais aventureiros podem aproveitar para desbravar as cachoeiras e grutas dos arredores.

Além disso, também existem várias trilhas para os mirantes e muitas opções de esportes radicais.

7. PETAR- SP

Se você é amante das cavernas, precisa conhecer o PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira), que fica na cidade de Iporanga, no interior de São Paulo.

O Parque conta com mais de 350 cavernas e impressionantes 35.772,5 hectares, além de uma vegetação de Mata Atlântica extremamente preservada e vários pontos de apoio para os interessados em desbravar a região.

8. Lençóis Maranhenses – MA

Já pensou em visitar um oásis em meio a um deserto aqui no Brasil? Isso é (quase) possível passeando pelos Lençóis Maranhenses. Considerada uma das regiões mais bonitas e exóticas do Brasil, o parque conta com mais de 150 mil hectares repletos de dunas de areia branca pontuadas por lagoas de água doce com coloração verde ou azul.

O município mais próximo para acessar os Lençóis é Barreirinhas que fica a 250 km da capital do estado, São Luís. A dica é visitar a região entre junho a setembro, quando as lagoas ficam totalmente cheias, criando um cenário paradisíaco.

Mas atenção, porque para se locomover pelos rios e pelas trilhas de areia é obrigatória a presença de guia e apoio das agências de viagens locais. Aproveite e faça passeios deliciosos de quadriciclos, jipes, lancha ou avião monomotor e deslumbre esse espetáculo impressionante da natureza!

Já deu para notar que não faltam destinos de aventura bem impressionantes no Brasil, não é mesmo? Aproveite e compartilhe as nossas dicas com seus amigos nas suas redes sociais!

Guia de Fotografia de Viagem

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

4 + 18 =