Muitas pessoas nem imaginam, mas o layout certo faz toda a diferença nos álbuns fotográficos profissionais. Afinal, mais do que apenas dispor as melhores imagens, é preciso garantir que seja contada uma história e que todas as emoções e sentimentos do momento sejam transmitidas de forma adequada.

Quando o design não é considerado, podemos nos deparar com um álbum “sem graça”, com fotografias bagunçadas e até que não nos emocionem ou encantem. Por isso, é sempre importante ficar atento a essa questão antes de encomendar um álbum fotográfico profissional.

Quer entender melhor sobre o tema? Continue a leitura!

O que é o design para álbuns fotográficos profissionais?

O design para álbuns fotográficos é tudo aquilo que envolve o planejamento gráfico do fotolivro. Ou seja, o layout, a distribuição das imagens, a presença de frases, trechos de livro, músicas e outras personalizações, a fonte utilizada nessas intervenções, a maneira de apresentação das imagens, entre outros pontos.

É esse serviço que analisará as imagens do fotógrafo e pensará em maneiras de valorizá-las, refletindo sobre a organização, o equilíbrio e o ordenamento dos elementos comunicacionais, sempre tentando entender o significado das fotos e a mensagem que se deseja transmitir com elas.

Um bom layout conseguirá transmitir uma mensagem clara com as fotografias, ao mesmo tempo em que é capaz de surpreender quem manuseia o fotolivro, encantando e emocionando.

Qual a importância do design para álbuns fotográficos profissionais?

O design de álbuns fotográficos é extremamente importante. Afinal, se ele não for feito de maneira adequada poderá “matar” as suas imagens e deixar o trabalho do fotógrafo sem graça e sem emoção.

É o trabalho da diagramação que ajudará a contar melhor a história do que foi fotografado, organizando as cenas, indicando quais imagens devem ter destaque, a forma de apresentação, a presença de palavras e imagens e outros pontos essenciais.

Quando esse serviço é bem realizado há uma valorização das imagens, criando uma experiência única ao se relacionar com o álbum, trazendo mais emoção às fotos e permitindo que as pessoas revivam aquele momento.

Para isso, é preciso considerar uma série de fatores como: originalidade, simetria, equilíbrio, beleza, harmonia, cores e outros. O designer é quem analisará quantas imagens serão colocadas por página, a quantidade de espaço em branco, o tamanho de cada fotografia e a presença de outros elementos.

Podemos dizer que o design é justamente o grande diferencial entre um álbum fotográfico profissional e um amador, já que ele ajuda a valorizar ainda mais os cliques do fotógrafo e a contar a história do momento, eternizando-o de maneira mais emocionante e bonita, garantindo que todos que se relacionarem com o fotolivro conseguirão entender a mensagem (mesmo que não tenham participado das fotos).

Assim, de nada adianta investir em um bom fotógrafo, se você não pensar em contratar os serviços de diagramação profissionais. Já que as suas imagens poderão acabar com um resultado sem graça e serem desvalorizadas por um design e um layout ineficientes.

Outro problema que costuma acontecer é o uso de layouts “genéricos”. Ou seja, vários álbuns diagramados da mesma maneira, sem nenhuma personalidade. Isso faz com que o resultado do fotolivro seja também genérico, superficial e sem conseguir transmitir os sentimentos e as sensações únicas do momento.

Por isso, é importante sempre procurar por uma empresa que realize um trabalho específico e tenha um design exclusivo para cada projeto, avaliando as suas imagens, as características do evento e o que você deseja transmitir com aquele álbum, criando um design único e adequado as suas necessidades e exigências.

Como avaliar essa questão antes de contratar o serviço?

Já está convencido da importância do design nos álbuns fotográficos profissionais? Nesses casos, o serviço pode ser tanto prestado pelo fotógrafo como por empresas especializadas em fotolivros.

Antes de fechar negócio, contudo, é importante avaliar a qualidade dos álbuns, considerando os materiais usados e também a diagramação e o design.

Isso pode ser feito analisando os trabalhos anteriores já realizados, em especial para segmentos como o seu (por exemplo álbuns de casamentos, de aniversário, de viagens etc.).

Alguns pontos que você pode avaliar são:

  • como as imagens são distribuídas nas páginas;
  • qual é o formato usado (paisagem ou quadrado);
  • se existe a possibilidade de inclusão de frases, palavras e outros itens de personalização;
  • se o álbum é capaz de contar uma história;
  • se existe a concatenação de ideias entre as fotografias;
  • qual a sensação que o álbum lhe transmite;
  • se a diagramação valoriza as imagens;
  • presença de margens e espaços em branco;
  • equilíbrio de cores;
  • entre outros.

Além disso, confira também qual é a qualidade do material entregue, como a espessura e o papel fotográfico usado, a presença de capa dura, qualidade da impressão, presença de lombada personalizável, capa fotográfica e outros detalhes essenciais.

Como você viu, o design na criação de álbuns fotográficos profissionais é extremamente importante. Afinal, ele é capaz de valorizar as imagens, ajudar a contar a história do momento e ainda transmitir emoções e sensações, tornando o seu álbum único e diferenciado.

Para garantir que esse serviço seja prestado da melhor maneira possível, é indispensável avaliar os trabalhos já realizados pela empresa, conferindo não apenas a qualidade dos materiais, mas também da diagramação.

A Amofotolivro é uma empresa especializada na confecção de álbuns fotográficos profissionais, com acabamento impecável, alta qualidade de impressão e projetos únicos e exclusivos de diagramação, que ajudam a transmitir mais emoção às suas fotos.

Enviamos os nossos álbuns para todo o país e trabalhamos com diversos formatos, de modo a garantir mais personalidade aos seus fotolivros.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre o trabalho da Amofotolivro? Acesse o nosso site e veja os modelos de fotolivros que oferecemos e nossos diferenciais!Galeria de fotolivros - Amofotolivro

_

    2 respostas para "A importância do design na criação de álbuns fotográficos profissionais"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

17 + 14 =