As festas de 15 anos estão cada vez mais elaboradas e diferenciadas, com tendências e modismos que se alteram anualmente. Hoje, está em alta investir na decoração suspensa – algo que também tem aparecido nas festas de casamento.

Basicamente, essa ideia ajuda a transformar o teto dos salões, criando uma atmosfera única, aconchegante e super luxuosa. A decoração suspensa, assim como os demais detalhes, podem seguir uma temática ou adicionar um elemento surpresa, por exemplo melhorando a iluminação ambiente.

Está organizando a festa de 15 anos da sua filha e está cheia de dúvidas em relação à decoração? Continue lendo este artigo e veja as dicas e informações que separamos!

O que é a decoração suspensa?

Como dissemos na introdução, a decoração suspensa é toda aquela que fica no teto do salão ou do local onde a festa será realizada.

São muitos os itens que podem ser usados nesse tipo de estrutura, como flores, origamis, luzes, papéis etc. O importante, claro, é que essa decoração tenha sintonia com o restante da festa e ajude a equilibrar os elementos com o espaço.

A grande vantagem de investir na decoração suspensa é que ela traz uma dimensão diferenciada ao local, adicionando elegância e criatividade, além de ajudar a reduzir os custos gerais com a decoração.

Quais os cuidados com a decoração suspensa?

Para que esse tipo de decoração ajude a deixar a sua festa de 15 anos mais elegante, é indispensável seguir alguns cuidados. O primeiro é bem básico e está relacionado ao ambiente e as proporções dele.

Ou seja, se você for usar uma decoração suspensa sobre as mesas, é melhor optar por versões menores, já os itens maiores podem ficar sobre a pista de dança e os maiores ainda cobrindo a totalidade do teto.

Além dessa dica, existem outras bem importantes. Confira.

Estrutura

A estrutura onde a decoração suspensa será colocada precisa, obrigatoriamente, ser forte o suficiente para aguentar o peso dos objetos. Caso o local não apresente uma estrutura adequada, existe a possibilidade de se construir um suporte para a decoração (o que pode encarecer o projeto).

Lembre-se, ainda, que em alguns casos a decoração suspensa terá que vir adicionada de luzes (como candelabros, velas ou lanternas), o que pode adicionar peso extra – e também necessitar de locais para ligar os itens elétricos.

Itens de decoração

A escolha dos materiais precisa ser muito cuidadosa, buscando ornamentar com o tema escolhido e não colocar em risco a segurança dos convidados. Todos os detalhes contam nesse momento.

Por exemplo, se você escolher usar flores e colocar uma corda para segurar esses itens que não tenha nenhuma relação com a sua decoração, ela poderá ficar extremamente chamativa e comprometer o resultado final. Por isso, escolha cada item com cuidado, considerando o posicionamento, a proporção e o impacto que a decoração deverá causar (além da altura para ninguém ficar batendo a cabeça durante a festa).

Iluminação

A iluminação é o ponto-chave de qualquer decoração e também influencia muito no resultado das decorações suspensas. Assim, defina antecipadamente quais serão os pontos principais de iluminação do salão e como eles serão feitos.

Depois, analise a sua decoração suspensa, os materiais usados e onde elas ficarão dispostas no salão – pensando em itens que ajudem a iluminar e enfatizar esses detalhes.

Se a decoração suspensa ficar próxima ao lustre principal, por exemplo, ela não precisará de iluminação extra. Já aquelas que ficam no canto do salão podem contar com luminárias e outros itens que tragam uma iluminação indireta, favorecendo a claridade do salão e ainda trazendo mais evidência ao seu projeto decorativo.

O que usar na decoração suspensa?

Uma passada rápida na internet e com certeza você encontrará diversos itens para usar na decoração suspensa. Na verdade, não existe uma “fórmula” ideal para fazer esse tipo de decoração – tudo dependerá da sua criatividade e do tema da festa.

Separamos algumas das ideias mais usadas para você se inspirar.

Flores

As flores naturais ou artificiais são de longe as mais buscadas para as decorações suspensas. Especialmente porque trazem um toque extra de romantismo e delicadeza. Embora elas apareçam com mais força nas festas de casamento, também têm tido destaque nas celebrações de debutantes delicadas e sonhadoras.

Você poderá criar vários arranjos, por exemplo:

  • usando vasinhos de vidro pendurados em cordas em alturas diferentes;
  • criando uma “cortina”, com as flores penduradas pelos ramos e indo até o chão;
  • fazendo arranjos de flores em bastidores de madeira ou bambolês;
  • cobrindo algumas estruturas do salão com arranjos de flores, como lustres ou pergolados (em casos de ambientes abertos);
  • usando itens inusitados para os vasos, como lâmpadas antigas, lanternas marroquinas, aquários ou outros vidros perfurados.

Pinterestdecoração suspensa

decoração suspensaPinterest

decoração suspensaPinterest

Luzes

As lâmpadas e velas são muito usadas nas decorações suspensas. Além de enfeitarem, elas ajudam a iluminar melhor o salão e criam um ambiente mais acolhedor.

Além disso, se a sua festa de 15 anos for ao ar livre e durante à noite, essas lâmpadas extras são extremamente importantes, garantindo que haverá iluminação suficiente para os seus convidados.

Nesses casos, é importante tomar algumas medidas de segurança, como posicionar as luminárias em altura adequada (para que ninguém esbarre nelas e nem nos fios) e em locais que não representem riscos à segurança.

As velas também precisam de um cuidado extra para evitar incêndios e o respingo de cera quente, que pode causar queimaduras. Por isso, elas sempre devem estar dentro de potes de vidro grossos e posicionados de forma segura.

decoração suspensa

Pinterest

decoração suspensa

Pinterest

decoração suspensa

Pinterest

Itens de papelaria

Se você adora os projetos de “faça você mesmo”, a boa notícia é que existem muitas decorações suspensas feitas com itens de papelaria. Os pompons, por exemplo, estão em alta, são jovens e coloridos. Eles podem ser feitos com papel crepom, em diversos tamanhos, e posicionados em vários pontos do salão.

Outra ideia bem jovem são as flores de papel, com modelos, cores e formatos diferenciados. Elas podem ser usadas como as flores naturais, em cortinas ou em vasinhos.

Para quem adora os origamis, outra opção bem bacana são os tsurus (aquelas aves tradicionais feitas em dobraduras). Delicadas e bem românticas, elas criam um ar mais sonhador na decoração e podem ser usadas em combinação com lindos pisca-piscas, com molduras ou brilhando sozinhas.

Além disso, os tsurus têm um significado super bonito na cultura japonesa, sendo considerados símbolos da boa sorte, saúde, felicidade, fortuna e longevidade – tudo o que desejamos a nossa debutante.

decoração suspensa

Pinterest

Pinterest

decoração suspensa

Pinterest

Caso deseje ainda poderá usar outras ideias criativas como guarda-chuvas invertidos, tecidos, balões, bandeirinhas, molas com néon etc.

decoração suspensa

Pinterest

decoração suspensa

Pinterest

Viu só quanta inspiração bacana de decoração suspensa? Aproveite e compartilhe a nossa dica com outras mamães e ajude-as a organizarem a festa de 15 anos das suas filhas!

 

_

    1 Resposta para "Decoração suspensa: entenda melhor essa tendência das festas de 15 anos!"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

10 + 20 =