A cada ano surgem novas tendências na decoração de casamento – e estar atenta a todas elas é um desafio para a maioria das noivinhas. Ultimamente temos visto o background de folhagens e folhas aparecer com destaque em várias celebrações.

Embora não seja muito recente, afinal essa é uma tendência que vem desde 2017, os painéis de flores e folhagens continuam em alta, marcando presença na comemoração de vários famosos, como o casamento da Marina Ruy Barbosa.

Quer entender melhor essa tendência e se inspirar para a decoração de casamento? Continue a leitura!

O que é o background de folhagens e flores?

O background, também chamado de painel, é uma estrutura que pode ser feita em vários materiais e recoberta com folhagens, flores ou ambos. Ele possui várias funções na decoração de casamento, servindo como fundo para as fotos, ambientação do salão e ainda adicionando um toque de requinte e sofisticação.

Na hora de escolher o tipo de background, uma dica importante é pensar onde ele será instalado, de modo a escolher o melhor formato possível. Se você for usar a estrutura para suas fotos, fique atenta também a esse detalhe, permitindo um enquadramento bacana e um efeito interessante para os cliques.

Os painéis podem ser quadrados, circulares ou retangulares e de diversos tamanhos. Outra coisa que poderá mudar é a localização das plantas, que podem ficar apenas emoldurando os noivos, cobrir toda a estrutura ou aparecer em alguns detalhes.

Tipos de background

Além do formato, vale à pena escolher corretamente o tipo de background, que pode ser:

  • apenas com flores naturais, indicados para ambientes abertos. Trazem um ar bem sofisticado e não necessitam de outros detalhes para dar um up na decoração de casamento;
  • flores naturais com galhos e folhagens, é um dos tipos mais usados atualmente e funciona tanto em ambientes abertos como fechados. Esse background oferece um aspecto mais rústico e funciona bem com casamentos no campo, em fazendas ou sítios, por exemplo;
  • flores de papel, é uma ideia mais diferenciada e que está em alta, sendo mais indicada para ambientes fechados. Ajudam a criar um ar descontraído à decoração de casamento;
  • flores naturais e outros elementos, como balões, luzes etc.;
  • cortina de flores, é uma opção mais simples, mas igualmente bonita, dando um efeito de movimento super bem-vindo às decorações;
  • apenas de folhagens, cria um aspecto mais rústico e diferenciado. Dependendo da folhagem escolhida, esse background consegue ficar bem elegante e sofisticado.

Como e quais folhagens usar na decoração de casamento?

As folhagens estão em alta na decoração de casamento, trazendo um ar diferenciado de sofisticação. Elas podem aparecer tanto sozinhas como em conjunto com as flores naturais (ou não) e também com outros elementos como frutas, lâmpadas, velas, ramos etc.

Algumas opções bacanas que podem ser usadas tanto nos painéis como em outros pontos do salão são:

Samambaia

É muito fácil de ser encontrada e possui um valor acessível. Fácil de usar, ela traz um ar mais chique às decorações e o mais bacana é que a samambaia pode ser encontrada em praticamente qualquer época do ano.

Também existem opções mais volumosas e outras em tamanho miniatura que pode ser usada nos arranjos de mesa, fazendo uma combinação com os backgrounds.

Além dos painéis, é possível usar a samambaia nos buquês, nas decorações de mesas, no caminho até o altar e até na mesa do bolo como decoração suspensa.

Costela de Adão

A Costela de Adão, além de ser muito usada em jardins, também tem conquistado as noivinhas mais antenadas no universo da decoração de casamento. Também conhecida como Monstera, essa planta possui folhas grandes que podem variar entre 1 metro a até (impressionantes) 6 metros de comprimento!

Se você for usar essa planta, só tome cuidado porque ela é tóxica e pode causar irritações na pele. Então nada de ficar encostando nos backgrounds ou manipulá-la para decorar sem luvas, ok?

Folhas de limão

Muitas pessoas nem imaginam, mas existem cerca de 70 variedades de limão em todo o mundo. E é justamente por isso que também existe uma infinidade de formatos de folhas.

Quando elas são usadas em grandes quantidades conseguem dar volume aos arranjos e cobrir um background com muito estilo. Se você quer uma decoração mais tropical, poderá combinar as folhas com laranjas ou limão siciliano, por exemplo, para os arranjos de mesa e outros detalhes.

Além do limão, também é possível usar folhas de outras frutas cítricas. Para a entrada das cerimônias e da recepção, outra ideia é usar árvores com frutos em miniatura.

Folhagens variadas

É claro que você também poderá misturar várias folhagens e criar um background exclusivo, inclusive misturando essas opções que citamos, com folhagens maiores e menores, de tons variados de verde etc.

Como e quais flores usar na decoração de casamento?

Escolher as flores que vão compor a decoração de casamento exige uma boa dose de conhecimento por parte da noiva. Isso significa pensar em opções que sejam compatíveis com a época do ano em que você irá casar e com o ambiente onde o casamento será (como em áreas abertas ou fechadas, campo, praia etc.).

Separamos algumas sugestões de acordo com o estilo do seu casamento. Confira.

Clássico

Se o seu casamento será no estilo clássico, ou seja, com a recepção em um salão de festas e decoração tradicional, uma possibilidade bem bacana é investir em um background apenas de rosas (que podem ser brancas, rosas ou vermelhas, dependendo das cores usadas no restante da decoração).

Além das rosas, outras boas escolhas são: lírios, peônias, astromélias, copos de leite e tulipas. Se quiser ousar, invista nas orquídeas. Todas essas podem aparecer também com as folhagens que citamos no outro tópico.

Rústico chic

Em alta, esse tipo de casamento geralmente é realizado em locais abertos como sítios, fazendas, casas de campo e outros locais em contato com a natureza. O mais bacana é que todo esse verde ajuda a criar um fundo interessante para a sua decoração.

O background de flores pode ser feito em: margaridas, dentes de leão, gérberas, mosquitinhos, hortênsias, girassóis, lavandas e outras flores do campo.

Boho chic na praia

O boho chic é outra inspiração bem bacana, que traz uma pegada “hippie”, porém mais elegante. Ela combina perfeitamente com os casamentos na praia, com o pé na areia ou o mar de fundo.

Algumas flores tropicais combinam super bem com esse tipo de decoração de casamento, como: callas, mosquitinhos, astromélias, margaridas, girassóis, lisiantus e camélias.


Inspirações de decoração de casamento

Viu só quanta ideia incrível para usar o background na sua decoração de casamento? Veja algumas inspirações que separamos para lhe ajudar ainda mais.

decoração de casamento


Agora ficou mais fácil pensar na sua decoração de casamento? Veja outras dicas e sugestões na nossa categoria casamento!

_

    1 Resposta para "Tendências de decoração de casamento: background de folhagens e flores"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

4 × 5 =