A função macro é algo que está presente na maioria das câmeras domésticas e em muitos celulares, mas nem todo mundo sabe como usá-la corretamente e nem qual é a sua importância.

Geralmente, ela é facilmente identificada pelo símbolo de uma flor e deve ser usada sempre que queremos fotografar algo bem de perto ou algum detalhe específico, como nas fotos de bebês, quando queremos dar destaque a algumas partes do corpo (os pezinhos, o cabelinho, entre outros).

Como fotografar usando a função macro

Para fotografar com essa função é muito simples, basta ativá-la, retirar todo o zoom da câmera, focar no item a ser fotografado, pressionar o botão até metade (para que a câmera ajuste automaticamente o foco) e então pressionar o botão até o final para fazer a foto.

Antes de fazer o último passo, é importante verificar se a câmera conseguiu focar o objeto corretamente, para evitar àquelas fotos borradas ou fora de foco (com o primeiro e o segundo plano invertidos).

Se você tem dúvidas sobre quando usar o modo macro, tente pensar na distância em que o objeto a ser fotografado está. O ideal é acioná-lo sempre que o item está a menos de 80 centímetros da lente da tela.

Veja algumas imagens usando essa função:

função macro

função macro

Dicas essenciais para fotografar em macro

  • Cuidado com a presença de temas secundários no fundo que podem atrapalhar a sua imagem e tirar o foco de atenção do observador.
  • Se for fotografar com a câmera muito próxima do objeto, tome cuidado para que o equipamento não faça sombra e acabe prejudicando sua fotografia.
  • Preste atenção à iluminação do local, que deve ser boa para evitar sombras indesejadas. Se for usar o flash, cuidado para a luz não espantar o objeto fotografado e nem deixar a imagem com aquele aspecto “chapado” (quando ela perde profundidade).
  • Outra dica interessante é se atentar para os ângulos da foto. Lembre-se que dependendo da sua escolha, o objeto a ser fotografado poderá parecer mais ou menos interessante, além disso, uma simples modificada de ângulo já pode ser suficiente para “excluir” alguns detalhes não muito legais do seu fundo, por exemplo. Assim, não tenha medo de mudar de posição, abaixar, levantar e tirar fotos de vários ângulos diferentes.

    Persista. Muitas vezes as primeiras fotos em macros poderão não sair tão boas quanto você gostaria, mas com a prática começará a ter resultados mais bacanas, entendendo o funcionamento da sua câmera, a iluminação adequada, entre outros.

    função macro

Gostou das nossas dicas de fotografia sobre a função macro? Conheça o Guia Completo de Fotografia para Iniciantes, e-book gratuito com dicas simples e práticas para os amantes da fotografia.

_

    1 Resposta para "Conheça a função macro: ideal para fotos bem de perto"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

7 + 3 =