Uma dúvida muito comum a maioria dos viajantes é sobre como selecionar as fotos de viagem. Afinal, geralmente contamos com uma infinidade de cliques, alguns até repetidos, de quase todos os pontos que visitamos.

Quem gosta de compartilhar essas lembranças, ou até de mantê-las de maneira mais durável, como em um fotolivro, pode sentir dificuldade na hora de filtrar todo esse material.

E, para lhe ajudar, separamos algumas dicas importantes. Confira!

Escolha os melhores ângulos

Não tem nada mais gostoso do que mostrar as fotos da viagem para alguém que já visitou o mesmo destino e a pessoa ficar surpresa questionando sobre os lugares que você foi. Geralmente são expressões como “mas onde fica isso que eu não vi?” ou “nossa nem parece o mesmo lugar”.

Isso acontece porque conseguimos captar um ângulo totalmente diferente e capaz de dar a cena uma visão também única. Por exemplo, visitar o Rio de Janeiro e fotografar o Cristo é quase que obrigatório – mas isso não significa que você precisa fazer a mesma imagem “padrão” de todos os turistas.

Assim, na hora de selecionar as fotos de viagem, prefira àquelas que estão com um ângulo diferente e original, trazendo o seu ponto de vista para a cena.

Pense nos atrativos “obrigatórios”

Todo destino possui alguns “atrativos obrigatórios”, ou seja, aqueles os quais os turistas precisam conhecer. Afinal, não dá para ir a Paris e não visitar a Torre Eiffel, não é mesmo?

Assim, selecione algumas imagens desses locais mais visitados, certamente você gostará de manter a lembrança desses pontos turísticos, ainda que eles sejam bem batidos.

Novamente, se possível, opte por aquelas fotografias que estão mais ousadas, seja pelo ângulo diferente, ou até por conseguir captar as emoções das pessoas ou de vocês como viajantes. Assim, ainda que a cena seja bem batida e conhecida, a sua fotografia terá um ponto de vista diferenciado.

Escolha algumas fotos com pessoas

Paisagens são lindas e exuberantes, mas as pessoas são responsáveis por contar a “história” da viagem. É comum quando selecionamos as fotos da viagem apenas nos prendermos em fotos de paisagem, como o pôr do sol fascinante, a vista do mar, e assim por diante.

Mas, afinal, quem participou dessa viagem? E as pessoas que vocês conheceram no local? Tudo isso faz parte da história e ajudam a relembrar emoções e sentimentos quando você for rever o seu álbum.

Fotografar os habitantes do destino também é uma ótima ideia, que traz mais vida ao seu registro. Mas é sempre bom garantir que eles estão de acordo em ser fotografados.

Na hora de selecionar as imagens de pessoas, dê preferência àquelas que estão mais espontâneas ou que ajudam a compreender os sentimentos no momento fotografado.

Separe as fotos em pastas

Essa é uma dica mais técnica, mas que vai lhe ajudar muito na hora de encontrar rapidamente a imagem que você deseja. Embora possa parecer um processo meio “chatinho”, você verá que ajudará a não perder nenhum clique importante.

É possível separar as pastas pelos locais que visitou, de acordo com o seu roteiro, e criar subpastas para cada dia. Assim quando você precisar localizar a foto que tirou no dia 1, do ponto X, será muito mais prático.

Lembre-se dos momentos especiais

Toda viagem sempre tem alguns momentos diferenciados, como aquela noite especial em que vocês conheceram outros viajantes, quando passaram até tarde trocando experiências de viagem, ou ainda uma trilha bem longa que resultou em uma vista incrível e inesquecível – e assim por diante.

As fotografias de viagem são ótimas maneiras de manter esses momentos sempre vivos na memória, e também de compartilhar as suas experiências e sentimentos.

Assim, não se esqueça de incluir os cliques que relembrem essas descobertas e que ajudem a reviver essas emoções.

Fique de olho nos quesitos técnicos

Enquadramento, iluminação e foco são essenciais para uma boa fotografia. E é muito importante escolher àqueles cliques que estão mais de acordo com esses quesitos técnicos.

Uma foto toda borrada, ou com um enquadramento estranho, ainda que seja de um local lindíssimo, certamente não será muito interessante para ser compartilhada.

Preste atenção também ao fundo da imagem. Afinal, não tem nada pior do que um segundo plano que chame mais atenção do que o primeiro. Imagina compartilhar uma imagem romântica da viagem e que, ao fundo, tenha algo completamente diferente dessa mensagem?

Busque por imagens em perspectiva

Essas são as fotografias de viagem mais comuns no Instagram. A ideia da fotografia em perspectiva é guiar o olhar de quem vê a foto para onde você quiser.

Para isso, existem muitas técnicas. Usar algumas linhas é uma maneira muito simples de se conseguir esse resultado, por exemplo aproveitando-se da arquitetura local ou ainda de um caminho entre as árvores.

Outra maneira bem bacana é buscar a perspectiva pelo tamanho, posicionando uma pessoa na sua imagem de forma a mostrar o tamanho de uma montanha, uma porta, uma igreja ou outros elementos.

Analise a forma de apresentação dessas fotografias

Para que você está selecionando as fotos de viagem? Essa é uma pergunta muito importante e que poderá guiar o seu olhar.

Por exemplo, se a ideia é criar um fotolivro, você poderá optar por imagens que formam uma ideia cronológica de como foi o passeio, ajudando a contar a história das férias – com imagens durante a viagem, da chegada ao local, dos passeios, das pessoas que conheceram e também do caminho de volta.

Já se a ideia é compartilhar essas fotografias nas redes sociais, por exemplo no Instagram, opte pelos melhores cliques, com enquadramentos diferenciados e também com os detalhes técnicos corretos (e evite aquelas imagens muito pessoais).

Sinta-se livre                                                              

Apesar de todas essas dicas, é sempre importante lembrar que não existem regras pré-definidas. Afinal é importante que as imagens façam sentido para você e ajudem a despertar boas sensações e lembranças.

Assim, busque aquelas que mais lhe emocionam, que trazem lembranças agradáveis ou que tenham algum sentido pessoal para você. É justamente essa carga emotiva que transforma um bom álbum de viagens.

Gostou das nossas dicas para selecionar as fotos de viagem? Aproveite e descubra porque o fotolivro é o melhor aliado na hora de manter essas lembranças fotográficas!

Galeria de fotolivros - Amofotolivro _

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

3 × um =