Uma das dúvidas mais comuns de muitas noivas é sobre como selecionar fotos de casamento. Afinal, é difícil com uma vasta possibilidade de cliques encontrar aqueles que realmente devem integrar o seu álbum.

Se você também compartilha dessa dúvida, continue a leitura e veja as dicas importantes que separamos – para montar o seu álbum ou fotolivro de forma incrível, e não deixar nenhum momento importante de fora!

1. Comece pelo making off

Um bom álbum de casamento ou fotolivro deverá contar a história do seu casamento e por isso é essencial “começar do início”, ou seja, dos preparativos para o grande dia.

O making off é um momento mágico e que precisa ser registrado, tanto da preparação da noiva, como do noivo, mostrando toda a emoção do momento, os preparativos com a roupa, o cabelo e a make e também a presença das pessoas especiais, como a mãe da noiva e o pai do noivo, as madrinhas e os padrinhos, etc.

2. Defina a linha do tempo

Se você vai contar a história do seu casamento, precisa definir uma sequência lógica para os acontecimentos. Não dá, por exemplo, para começar pela hora do “sim” e depois voltar para o making off, então pular para a entrada da noiva, etc.

Isso deixará o seu álbum extremamente confuso e não ajudará a passar a emoção desse momento tão especial. Assim, antes de separar as imagens, crie uma linha do tempo imaginária, com os principais “momentos” do seu casamento, optando por pelo menos uma foto que represente cada uma dessas etapas.

Por exemplo: preparação com o making off, a decoração da igreja, a chegada dos primeiros convidados, a entrada dos padrinhos e madrinhas e dos pajens e daminhas, a entrada do noivo, a entrada da noiva, a cerimônia, a saída dos noivos da igreja, a mesa do bolo e a decoração na recepção, os cumprimentos dos noivos aos principais convidados, momentos da festa, etc.

3. Use temas na hora de escolher as fotos

Mesmo pensando na linha do tempo, é comum que os noivos acabem selecionando muitas fotos, o que deixa o álbum um pouco maçante e a história mais longa do que deveria.

Uma dica é criar alguns “temas” na hora de selecionar as fotografias do casamento e montar o seu álbum. É claro que a divisão dependerá de cada casal e de como foi o seu grande dia, mas um exemplo pode ser:

  • 10% de fotografias do making off e preparativos do noivo e da noiva;
  • 30% com fotos da cerimônia religiosa;
  • 30% com fotos “protocolares”, como brinde dos noivos, corte do bolo, chegada da noiva, saída do altar, fotos com padrinhos e madrinhas, etc.;
  • 30% de fotografias da festa, sem se esquecer da valsa e da noiva jogando o buquê. Nesse item, lembre-se de incluir também fotos dos convidados e não apenas dos noivos curtindo o momento.

4. Prefira as fotos espontâneas

Algumas fotos “posadas” precisam ser feitas, como as imagens com os padrinhos e com os parentes, com alguns convidados, entre outras. Mas, tirando essas, prefira aquelas fotografias mais espontâneas e que vão deixar o seu álbum mais vivo e rico.

Lembre-se que um bom álbum de casamento é aquele que consegue passar a emoção desse dia, tanto para os noivos, como para os convidados – e essa emoção real só é capturada em fotos espontâneas.

Por exemplo, algum convidado muito emocionado durante a cerimônia, o olhar dos pais nas bênçãos do casal, o beijo apaixonado, a emoção no olhar do noivo durante a entrada da noiva, os amigos curtindo a festa, etc.

5. Lembre-se das fotografias dos ambientes

Você gastou uma nota decorando a igreja e o local da recepção e não tirou sequer uma fotografia para se lembrar de como tudo estava maravilhoso no grande dia? Isso é algo terrível!

Por isso, lembre-se de incluir algumas imagens dos ambientes, da decoração, da mesa do bolo, do salão, das flores, etc. Não precisam ser muitos cliques, mas eles são fundamentais para ajudar, daqui há alguns anos, o casal a reviver todos os sentimentos daquele dia.

Até algumas imagens em zoom de detalhes da roupa do noivo ou da noiva e do buquê, por exemplo, podem ajudar a enriquecer o seu álbum.

6. Invista em um bom fotógrafo

Não adianta falarmos sobre como selecionar fotos de casamento se as imagens não tiverem qualidade. Por isso, nada de economizar na hora de contratar o fotógrafo. Afinal esses cliques ficarão eternizados na história de vocês, e é importante contar com uma equipe profissional.

Na hora de escolher o fotógrafo, busque analisar o portfólio dele, o estilo das imagens, os casamentos que ele já fez e também os planos oferecidos e até a cordialidade do profissional.

Tudo isso deve estar em sintonia com o que vocês desejam e com a personalidade do casal.

7. Escolha bem o álbum

Investir pesado no fotógrafo, escolher fotografias lindíssimas e apresentá-las em um álbum com qualidade duvidosa também não é legal. Hoje, os fotolivros são as opções mais buscadas, porque apresentam mais qualidade e conseguem manter a durabilidade das impressões por mais tempo.

Nessa opção, além das fotografias, você também poderá definir a diagramação, ou seja, a forma como as imagens são apresentadas nas páginas e ainda se haverá outras informações e detalhes, como trechos de música, frases, etc.

Tudo isso é essencial na hora de contar a história do seu grande dia e modifica totalmente a interação com o fotolivro. Além da diagramação, considere também a qualidade do papel, da encadernação e da capa – que aumentarão a durabilidade do material e também a qualidade da impressão.

O mais recomendável é buscar por um fotolivro profissional, afinal esse é um momento muito especial e único para se correr o risco de ter um álbum amador, não é mesmo?

8. Considere as opções mais clássicas

Tanto na hora da diagramação, como na escolha dos materiais do fotolivro ou do álbum, a dica é optar pelos itens mais clássicos. E isso também vale para as fotografias.

Lembre-se que o seu álbum de casamento durará por muitos anos e até passará de geração em geração. Isso significa que o que é moda hoje, pode ser visto como obsoleto e até um pouco “brega” em alguns anos.

Para evitar problemas, prefira por ideias e fotografias clássicas e atemporais, que deixarão o seu álbum sempre incrível e emocionante!

Depois dessas dicas, ficou mais fácil responder a dúvida sobre como selecionar as fotos do álbum de casamento? Se você gostou deste post, aproveite e curta a nossa página no Facebook para receber mais dicas bacanas como estas!

Galeria de fotolivros - Amofotolivro _

    2 respostas para "8 dicas para escolher as fotos do álbum de casamento"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

seis + 4 =