Você tem medo de perder suas fotos digitais que estão armazenadas no computador, celular ou tablet? Saiba que se você tem uma única cópia de suas fotos, existe o risco você acabar sem nenhuma recordação de seus momentos especiais vividos em família e amigos. Continue a leitura desse artigo e descubra como preservar fotos digitais com segurança.

Basta ocorrer uma falha no HD do computador ou ter o celular roubado e pronto, todas as suas fotos foram para o espaço. Para evitar que essa verdadeira tragédia aconteça, você deve seguir uma regra simples: FAÇA BACKUP REGULARMENTE!

Mas, qual é a melhor forma de fazer backup? A nuvem é 100% segura? A resposta é que nada é 100% seguro.

O ideal é que você tenha backup redundante, ou seja, as mesmas fotos armazenadas em mais de um lugar. Isso garante que caso aconteça algum acidente com um deles, suas fotos estarão seguras no outro local.

Dessa forma, recomendamos que você tenha 2 backups de segurança para preservar fotos digitais, além do computador:

1. HD Externo

O HD (Hard disc) Externo é um dispositivo de armazenamento de arquivos, utilizado para guardar imagens, filmes, músicas e documentos. Ele é uma excelente opção de backup por ser um equipamento prático e eficiente.

Trata-se de um dispositivo portátil que pode ser levado para qualquer lugar e funciona como um pendrive, conectado na entrada USB do computador. Porém, ele apresenta uma capacidade muito superior a de um pendrive.

Atualmente existem HDs externos com capacidade que variam de 500 GB até 3 TB. Isso é mais que suficiente para armazenar todas as fotografias de uma vida.

2. Nuvem (Dropbox, Google Fotos, Flickr, iCloud ou OneDrive)

O armazenamento na nuvem é um serviço oferecido por grandes empresas, como a Apple e Microsoft, onde os arquivos são armazenados como se estivessem no computador. A diferença é que o acesso é feito pela Internet com login e senha.

A maioria dos serviços de armazenamento na nuvem pode ser utilizada gratuitamente até uma determinada capacidade limite que pode variar entre 2GB a 15GB. E a partir desse limite os serviços têm planos de assinatura mensal com maior ou menor capacidade de armazenamento, com valores de US$ 0,99 a US$ 11,50.

Veja as principais vantagens do armazenamento na nuvem:

  • Segurança com tecnologia de ponta
  • Backups automáticos
  • Acesso em qualquer dispositivo (desktop, celular ou tablet)
  • Mobilidade (de qualquer lugar)
  • Não tem custo de compra de equipamento

Gostou de nossas dicas de segurança para preservar fotos digitais? Conheça nosso Guia de Organização de Fotos e tenha mais informações e dicas para organizar e preservar fotos impressas e digitais.

ebook Organização de Fotos

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

2 × três =