Depois do tão esperado pedido de casamento, chega o momento dos noivos planejarem a primeira celebração: a festa de noivado, que geralmente acontece de 2 a 3 meses depois do “Sim”.

Apesar de ser uma comemoração mais simples, o noivado também exige empenho e cuidado na sua preparação – o que pode deixar alguns casais um pouco nervosos.

Se você está passando por esse momento, continue a leitura e veja as dicas importantes que separamos.

Dicas de Como Organizar uma Festa de Noivado

Defina o orçamento

O primeiro passo na hora de organizar a festa de noivado é definir o quanto vocês podem e estão dispostos a gastar, sem que isso interfira nos demais planos e sonhos do casal.

Além disso, pense também se vocês vão receber ajuda de outras pessoas para realizar os preparativos da comemoração e definam, juntos, o teto-máximo para esse momento.

Pense na data

Para definir a data da festa de noivado é bacana já ter definido o dia do casamento, mas isso não é uma regra. Se for fazer uma celebração de noivado maior, é importante tentar organizar tudo antecipadamente. Assim, saber com alguns meses de antecedência a data do evento ajuda, por exemplo, a encontrar um local para alugar com valores mais acessíveis.

Faça a lista de convidados

Como dissemos, geralmente, a celebração do noivado é uma comemoração mais intimista, que costuma acontecer em um restaurante ou até na casa da noiva, porém com uma recepção um pouco mais formal.

Mas é claro que isso não é regra e você poderá fazer uma festa para mais pessoas ou até em um local diferenciado. De qualquer forma, é importante definir os convidados. Assim, comece fazendo uma lista, incluindo familiares e amigos mais próximos, como os futuros padrinhos ou pessoas que são realmente importantes para a história do casal.

Providencie os convites

Em festas mais informais e com menos de 30 convidados, o convite pode ser dispensado, sendo substituído por outras formas de comunicação, como e-mail, mensagem via WhatsApp, etc.

Já para celebrações maiores ou com um estilo mais formal, o convite é importante. E, atenção, porque a etiqueta sugere que eles sejam enviados com, no mínimo, 30 dias de antecedência – dando tempo suficiente aos convidados para se organizarem.

Faça uma lista de presentes

Uma das tradições da festa de noivado é que os noivos recebam alguns presentes dos convidados. Mas tenha bom senso e lembre-se que esses são mais simples que os do casamento, normalmente estando ligados aos itens do enxoval.

Vale lembrar, contudo, que presentear os noivos não é obrigatório. Por isso, muitos casais preferem deixar os convidados livres para decidirem se desejam ou não presentear (e até escolher o que querem dar).

Defina o tema do seu noivado

A decoração também é um ponto muito importante para a festa de noivado – e seguindo a tendência das demais celebrações, os temas também têm estado em alta.

Como este costuma ser um momento mais intimista, muitos noivos optam por decorações no estilo “faça você mesmo”, com itens que remetam à história dos dois, hobbies e outros detalhes característicos da personalidade dos noivos.

Para quem está com o orçamento apertado, optar por fazer alguns itens da decoração pode ser uma boa ideia – além de tornar esse momento muito mais personalizado e inesquecível.

Alguns estilos de decoração que estão em alta são:

  • romântica: é indicado para os casais mais delicados e sonhadores. A decoração costuma ser repleta de flores, corações, fotografias e tudo que remeta à história de amor de vocês, com bastante delicadeza;
  • rústica: é uma das mais escolhidas atualmente e combina muito bem com celebrações em sítios, chácaras, fazendas ou restaurantes temáticos. Flores, folhagens, madeira e algumas peças vintage caracterizam esse tipo de decoração;
  • tradicional: o clássico nunca perde a vez e os casais mais tradicionais podem optar por esse tipo de decoração. A regra básica é que a cor predominante seja o branco, além de conter alguns itens em prata, dourado ou bronze – trazendo mais sofisticação e luxo. Em geral, os noivados tradicionais são feitos nos jantares, com cardápios mais requintados.

Planeje o momento de troca de alianças/ anel de noivado

Outra tradição do noivado é o momento da troca de alianças ou do noivo presentear a noiva com o anel de noivado.

A troca de alianças poderá ser feita na presença dos convidados, com o homem colocando a aliança no dedo anelar da mão direita da mulher e então ela realizando o mesmo procedimento. Após o momento, deverá ser servido champanhe a todos os convidados.

Mas se o casal não fizer questão de seguir a tradição, poderá optar por uma festa mais descontraída e os noivos já podem receber os convidados usando a aliança.

Outra possibilidade bastante romântica é aproveitar o momento para que o noivo presenteie a amada com o anel de noivado. É possível ainda que esse seja um momento mais íntimo do casal. Lembre-se apenas que o anel de noivado não substitui as alianças que precisam ser providenciadas para o dia do casamento.

Trajes para a festa de noivado

Não existem regras quanto a isso, já que os noivos e os convidados devem se vestir de acordo com a ocasião, ou seja, com o tipo de cerimônia que vocês estão planejando, o horário e o local.

Se a festa será mais tradicional, é bacana optar por um traje um pouco mais formal. De qualquer forma, é costume que a noiva vista branco – mas isso também não é regra e ela poderá usar a cor que preferir.

Pense no que servirá aos convidados

Outro ponto muito importante é definir o cardápio da sua festa de noivado, que também deverá estar atrelado ao tipo de celebração que vocês estão planejando. O costume é servir um jantar aos convidados completo, ou seja, com entrada, prato principal e sobremesa – que pode ser em casa ou em um restaurante da preferência dos noivos.

Se você for fazer a festa em casa, pense em contratar alguns ajudantes e até garçons, facilitando para que os noivos possam aproveitar o momento. Outra opção é optar por uma comemoração em um barzinho e servir alguns finger foods.

De qualquer maneira, é indispensável pensar no bolo – que não precisa ser exagerado como o de um casamento, mas deverá estar bonito e, claro, de um tamanho proporcional ao número de convidados.

Faça algumas lembrancinhas

Agradecer os convidados com um “mimo” é uma forma educada de finalizar a sua recepção. Não precisa ser nada complicado, você poderá, por exemplo, oferecer bem casados, chocolates, mini-bebidas, vasinhos, etc. desde que personalizados com o nome dos noivos e a data do noivado.

Não se esqueça de incluir na lembrancinha um cartãozinho com a data futura do casamento (caso vocês já tenham decidido).

Contrate um fotógrafo

Um momento tão bacana como esse merece um registro profissional, garantindo que vocês possam reviver essa celebração pelos próximos anos.

Além de garantir fotos com qualidade superior, você também poderá aproveitar o momento para fazer um “teste” com o profissional que fará as fotos do seu casamento, por exemplo.

Com essas dicas, ficou mais fácil organizar a festa de noivado? Se você ainda tem alguma dúvida, é só deixar um comentário pra gente!

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

vinte − 3 =