Organizar a festa de casamento exige bastante dos noivos – e uma das tarefas mais difíceis é escolher os fornecedores. Afinal são eles os responsáveis pelo sucesso da sua recepção.

Para evitar surpresas desagradáveis ou outras intercorrências, o melhor é separar um tempo para definir de forma criteriosa esses profissionais. Para lhe ajudar, elencamos algumas dicas fundamentais que devem ser consideradas antes da assinatura do contrato. Confira!

Planeje-se com antecedência

Escolher os fornecedores e organizar a festa de casamento é algo que dá trabalho. Por isso, nada de deixar para a última hora. Quanto mais tempo disponível você tiver, melhor, inclusive para negociar valores e planejar o pagamento parcelado, se for o caso.

Em geral, o planejamento deverá começar 1 ano antes da data, garantindo tempo suficiente para pesquisar bem os fornecedores, fazer um planejamento do pagamento e até negociar descontos.

Solicite vários orçamentos

Antes de fechar com qualquer fornecedor, visite pelo menos 3 ou 4 empresas e solicite o orçamento. Mas, não compare apenas os valores finais. Considere o que está sendo oferecido na proposta, a qualidade prestada e os serviços adicionais.

Muitas vezes pode compensar fechar pacotes como o aluguel de um espaço que já oferece equipe de segurança, ou buffet com decoração e assim por diante – ajudando a economizar.

Peça por indicações

Geralmente, esse universo é algo totalmente novo para o futuro casal. Por isso, peça indicações de amigos e familiares que já passaram pelo mesmo processo.

Além das recomendações dos serviços, converse com outros noivos sobre a experiência que eles tiveram com determinados fornecedores que foram contratados, outros que eles orçaram e ficaram em dúvidas e dicas que podem ser importantes nesse momento.

Use a internet a seu favor

A internet é uma ótima ferramenta de busca para os casais, facilitando na hora de encontrar os mais diversos profissionais. Aproveite também para visitar sites como o Reclame Aqui e as redes sociais das empresas, analisando a experiência positiva ou negativa de outros usuários.

Analise os prazos dos fornecedores

Esse é um ponto indispensável quando você for comparar os orçamentos. Afinal, não tem nada pior do que uma festa de casamento planejada e a falta de um serviço básico que foi contratado, mas que o fornecedor não conseguiu dar conta do combinado, não é mesmo?

Assim, analise se a empresa conseguirá cumprir o prometido dentro do prazo e lembre-se de incluir o acordado sempre no contrato. Isso lhe dará mais garantia caso algo saia do planejado.

Considere o gosto do casal

As indicações são importantes, mas é fundamental ficar de olho nas preferências de vocês. Pode ser que o mais indicado para os seus melhores amigos não funcione bem para as suas necessidades.

Por isso, sempre converse com o fornecedor, tire todas as dúvidas, peça para ver algumas amostras do serviço e pondere se o que ele pode oferecer está de acordo com o tipo de festa de casamento que vocês estão planejando, com o seu orçamento e com os seus sonhos e vontades.

Conheça o portfólio do fotógrafo

O fotógrafo é um dos principais fornecedores de uma festa de casamento, afinal ele será o responsável por registrar esse momento único. E não tem nada pior do que pagar e receber um serviço completamente diferente do que você imaginou (e ter de guardar aquelas fotografias pelo resto da vida).

A dica é se cercar de cuidados e analisar muito bem o portfólio do profissional, garantindo que ele oferece um serviço à altura do que vocês desejam e planejam.

Geralmente, os fotógrafos fecham também outros ensaios antes da cerimônia, como festa de noivado, save the date e outros itens. Fazer pelo menos um desses pré-wedding é muito importante, porque dá subsídios para que você compreenda se o tipo de trabalho é o que você está esperando.

Além disso, vale à pena colocar todos os itens acordados em contrato, como a quantidade de profissionais que haverá no dia para cobrir o casamento, quantidade de fotos que serão entregues, se o próprio fotógrafo produzirá o álbum e o fotolivro, até qual horário a equipe trabalhará, entre outros pontos que ajudam a dar uma garantia extra de que vocês não ficarão “na mão”.

Conversar com conhecidos e casais que já passaram por essa experiência também ajuda, mas o mais importante é se atentar ao portfólio que indica os tipos de foto que o profissional está mais acostumado, as técnicas que ele usa, os enquadramentos, entre outros itens essenciais.

Conheça o fornecedor em ação

Independentemente do serviço que está sendo contratado, todo mundo sabe que na prática de um evento nem tudo acaba saindo como o planejado. E nessas horas é fundamental que o contratado tenha “jogo de cintura” e experiência para dar conta do recado.

Uma boa maneira de garantir que vocês receberão o combinado é analisando o fornecedor em ação. Para isso, peça para visitar uma festa em que a empresa estará trabalhando. Aproveite para observar o ambiente, se a entrega foi semelhante à promessa, como os funcionários agem e outros pontos que você julgar importante.

Preste atenção ao contrato

Ao longo deste conteúdo, você deve ter reparado que falamos bastante na palavra “contrato”, não é mesmo? E isso não é por acaso, afinal ele é um instrumento muito importante e que vai dar garantias de que tudo o que foi combinado terá de ser cumprido (e caso não seja, vocês serão reembolsados pela perda).

Ainda que não dê para voltar no tempo e refazer o casamento dos sonhos, o contrato prevê multas e outras punições caso o acordo não seja cumprido, evitando prejuízos financeiros.

Dessa forma, sempre leia todos os contratos antes de assinar, tire as dúvidas com o fornecedor e fique atento a pontos importantes como: taxas extras, valores, formas de pagamento, data e horário para entrega, itens que estão incluídos e cláusula de desistência de uma das partes – que pode, muitas vezes, ter multas.

No caso de buffets, fotógrafos, garçons e segurança, atente-se a quantidade de profissionais que farão parte das equipes e o horário de trabalho de cada uma delas, tanto de entrada como de saída.

Como você viu, organizar uma festa de casamento exige muitos cuidados, principalmente na escolha dos fornecedores. Mas, com atenção e antecedência é possível fazer o casamento dos sonhos, contando com as melhores equipes de profissionais.

Você gostou deste conteúdo? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário pra gente!

_

    3 respostas para "Como escolher os fornecedores da festa de casamento?"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

dezessete − 6 =