Escolher o álbum de casamento nunca é uma tarefa fácil, afinal, muito mais do que uma coleção de fotos para mostrar às pessoas, ele é um registro da história de amor entre vocês e de um dos momentos mais importantes da sua vida, ficando gravado na família por muitas décadas.

Assim, é essencial pensar em modelos e tipos de álbuns que sejam capazes de se manterem intactos e preservados por longos anos, além, é claro, de conseguirem contar e transmitir a história e as emoções desse momento tão especial.

Você está passando por esse momento e não tem ideia do que considerar na hora de escolher o melhor álbum de casamento? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Álbum de casamento tradicional x fotolivro

O fotolivro é uma “evolução” do álbum tradicional de fotografia e tem sido a escolha favorita de muitas pessoas, mas será que ele realmente é tão vantajoso assim? Quando comparamos ao modo tradicional de organizar as fotos, certamente ele possui muitas vantagens, como:

  • possibilidade de recontar a história;
  • mais qualidade na impressão das fotografias;
  • melhor longevidade;
  • mais emoção e interação de quem manuseia o fotolivro;
  • possibilidade de personalização.

Por ser uma opção mais moderna, o fotolivro conta com uma impressão superior e com materiais de alta qualidade, que permitem que o seu registro dure por décadas, sem perder a cor ou a beleza.

Além disso, uma das principais vantagens é a possibilidade de você colocar várias fotos em uma mesma página, com disposições diferentes, como dando destaque a um momento especial e várias fotos menores com reações distintas dos seus convidados – ajudando a remontar o momento e a contar a história do casamento de vocês.

Por tudo isso, o fotolivro é capaz de dar muito mais emoção às suas fotos, sendo uma maneira diferenciada de reviver o dia do seu casamento mesmo anos após o acontecimento.

Fotolivro casamento

Fotolivro Casamento Cancun

Fotolivro casamento praia

Pontos importantes na hora de escolher o fotolivro

Agora que você já entendeu as vantagens do fotolivro sobre o álbum de casamento é preciso considerar alguns pontos importantes que vão tornar a sua escolha ainda mais certeira. Confira.

Formato

Hoje no mercado é possível escolher entre 3 formatos de fotolivro: retangular, quadrado e vertical. A escolha deverá levar em consideração as fotos que serão usadas, sendo que os quadrados e retangulares costumam ser mais fáceis de diagramar, já que muitas das fotos de casamento são feitas na horizontal.

Porém, isso é uma questão de estilo e de preferência, assim manuseie as opções, pense nas fotos que você separou para o seu fotolivro e encontre àquela que mais lhe agrada.

Atualmente, os “queridinhos do momento”, modernos, são os quadrados.

Papéis

A qualidade do papel interfere muito na qualidade final do seu fotolivro. O mais usado é o papel fotográfico, com excelente qualidade, durabilidade e uma melhor relação de custo-benefício.

Contudo, existem opções mais baratas como o couchê, e também opções mais caras, como os papéis fine art, que costumam ser usados em exposições ou como objetos de decoração de luxo.

Revestimento

Outro ponto importante é o revestimento que o fotolivro terá por fora, garantindo beleza e durabilidade. O mais procurado atualmente é em tecido, ou couro, além do suede, acrílico e madeira.

Também existem opções mais tradicionais, como as capas fotográficas .

Layout

A diagramação é um dos pontos alto do fotolivro e que realmente é capaz de contar a história daquele momento e também de amor do casal. Por isso, é essencial que você preste muita atenção a essa escolha.

Normalmente, é recomenda-se um layout mais clean, sem excesso de efeitos, cortes de fotos, fundos e outros que podem acabar “roubando” a atenção do que está tentando ser contado através das fotografias.

Lembre-se, também, de pensar com cuidado nos modismos de diagramação, já que o seu fotolivro será como um álbum de família, capaz de atravessar gerações, por isso é importante ter um layout e uma diagramação atemporal.

Estilo

Outro ponto importante para você considerar é o estilo do seu casamento que deve estar presente também no seu fotolivro, como uma verdadeira continuação do que você propôs para o seu grande dia.

Assim, se vocês realizaram um casamento rústico, na fazenda, por exemplo, o seu fotolivro pode ser revestido com linho cru e pode ter alguns detalhes diferenciados, como fontes e cores que remetam a sua decoração.

Não tem nada mais estranho do que um casamento extremamente descolado e informal com um álbum super tradicional, com fontes clássicas e excesso de pompa, por exemplo. É fundamental que o estilo do seu casamento e de vocês como um casal converse com o seu álbum de fotografia e esteja tudo em sintonia.

Caixa

A caixa é um item indispensável para garantir maior durabilidade ao fotolivro e deve ser uma continuidade do que você escolheu para o interior das suas fotos. Materiais complementares também podem ser usados, como capa em tecido e caixa em couro, por exemplo.

Além disso, é essencial que os padrões de fontes, cores e textos sejam respeitados, mantendo a sintonia e a continuidade, também é possível usar a ideia de complementaridade em relação às cores, como uma capa cinza claro e uma caixa cinza escuro.

Mini-álbuns

Os mini-álbuns estão em alta e costumam ser muito requisitados para dar de presente às mães da noiva e do noivo, por exemplo, ou aos padrinhos. Como o próprio nome indica, são álbuns menores, mas que seguem os mesmos cuidados e acabamentos do álbum principal.

Fotografias

Além de todos os detalhes quanto ao acabamento e o layout é essencial definir adequadamente as fotografias que deverão estar presentes no seu fotolivro ou no álbum de casamento.

Nessas horas, é essencial que o casal analise todas as fotos feitas e escolha, sem a influência de terceiros, aquelas que eles mais gostaram e que mais lhes são especiais, com convidados e familiares importantes para a história de amor de vocês.

Uma boa dica é tentar dividir a escolha por temas, sendo, por exemplo, 20% do making of, 30% com a cerimônia e 50% com fotos da festa.

Com essas dicas, ficou mais fácil escolher pelo melhor álbum de casamento? Se você quer saber mais sobre nossas opções de fotolivros, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você a eternizar esse momento tão importante da sua vida! 

Galeria de fotolivros - Amofotolivro _

    2 respostas para "Como escolher o melhor álbum de casamento?"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

dezenove + 1 =