As fotos impressas são parte do registro mais antigo de momentos especiais passados com a família e os amigos. Naquele tempo em que não existiam máquinas fotográficas digitais ou smartphones e você ou seus pais eram obrigados a revelar as fotos tiradas com câmeras analógicas.

Ao digitalizar ou escanear essas fotografias, além de criar uma cópia de segurança (backup) da foto impressa, você terá uma forma fácil e rápida de compartilhar e apreciar suas fotos através dos mais variados meios, proporcionados pelo mundo digital:

  • Compartilhar as fotos nas redes sociais
  • Criar um álbum de fotos virtual
  • Criar um vídeo de slide show
  • Utilizar em porta-retratos digital
  • Criar fotolivros impressos temáticos
  • Imprimir um quadro com a foto que você mais gosta

Para digitalizar suas fotografias impressas favoritas você irá precisar de um celular smartphone ou tablet (Android ou iOS) e uma das três opções de aplicativos gratuitos que vamos recomendar a seguir. DICA: O resultado da digitalização será melhor em ambientes com iluminação natural.

Conheça aqui os três aplicativos que nós recomendamos para digitalizar fotos impressas com seu celular de forma rápida e fácil.

CamScanner

O CamScanner é uma excelente opção para digitalizar suas fotos. Esse aplicativo permite que você faça a digitalização de documentos e imagens através da câmera do seu smartphone ou tablet. É compatível com Android, iOS e Windows Phone.

O CamScanner é bastante simples e intuitivo. Para digitalizar uma foto impressa, basta executar os 4 passos ilustrados a seguir:

  1. Clique no botão de digitalização – ícone com a câmera fotográfica – na tela principal do aplicativo para posicionar, capturar e cortar a imagem.
  2. Escolha um opção de filtro para sua foto. Se desejar você também pode girar a imagem e alterar os níveis de brilho e contraste.
  3. Altere o nome do arquivo no cabeçalho e clique no botão de E-mail na barra inferior.
  4. Clique na opção Ficheiro JPG para enviar sua foto.

PhotoScan

O PhotoScan é o mais novo aplicativo da Google para digitalizar fotos impressas com agilidade e qualidade. O aplicativo permite corrigir o aspecto da foto, girar, aplicar realce e remover o reflexo da foto. Está disponível para Android e iOS.

O PhotoScan é muito intuitivo. Para digitalizar uma foto impressa, basta executar os 4 passos ilustrados a seguir:

  1. O aplicativo abre automaticamente a tela de digitalização. Basta posicionar a imagem clicar no botão branco para tirar uma foto.
  2. Em seguida, mova o celular ou tablet até que o circulo central contenha o ponto branco indicado. Repita esse procedimento para os três outros pontos.
  3. Você pode girar, ajustar os cantos ou excluir a imagem. Clique no botão de menu (“…”) para salvar a imagem.
  4. Clique em Salvar Todas para salvar as imagens no rolo de câmera do celular ou tablet.

Photomyne

O Photomyne é mais uma excelente opção para digitalizar fotos impressas. A principal vantagem deste aplicativo é que ele permite digitalizar várias fotos ao mesmo tempo, com uma única captura. Está disponível para Android e iOS.

O Photomyne também é bastante intuitivo. Para digitalizar suas fotos impressas, basta executar os 4 passos ilustrados a seguir:

  1. Clique no botão Digitalizar na tela principal do aplicativo para posicionar e capturar a imagem. Toque e segure para tirar uma foto.
  2. Pronto! O Photomyne separa automaticamente as fotos e cria um novo álbum. Clique no botão de menu (“…”) no canto superior direito da tela.
  3. Clique na opção Compartilhar fotos.
  4. Selecione as fotos e compartilhe da forma que desejar: E-mail, Mensagem, Facebook, WhatsApp etc.

Está gostando de nossas dicas do universo da fotografia? Conheça nosso eBook gratuito recheado de dicas de como organizar e preservar suas fotos impressas e digitais:

ebook Organização de Fotos

  _

    2 respostas para "Como digitalizar fotos impressas: 3 aplicativos que você não pode deixar de conhecer!"

    • silvia

      Adorei essas dicas!!!!! Finalmente criei coragem para digitalizar e organizar as fotos que tanto amo

      • Karina Muzetti

        Que legal Silvia! Ficamos felizes que nossas dicas foram úteis para você organizar suas fotos! Não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber mais dicas como essa em seu e-mail. Abraços.

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

3 × 4 =