A fotografia é a melhor maneira de manter recordações de momentos importantes, eternizando essas fases. Justamente por isso, as fotos do recém nascido são essenciais, ajudando a família a recordar esse momento tão importante e a acompanhar o desenvolvimento da criança.

Essa época proporciona fotos tão incríveis que até existe um segmento da fotografia especializado em recém-nascidos, chamado newborn, com cliques apaixonantes e extremamente sensíveis.

Se o seu filho acabou de nascer e você está pensando em investir em um ensaio com fotos do recém nascido, veja alguns cliques que não podem ficar de fora da sua sessão!

1. Fotos com os irmãos

A chegada de um novo membro na família mexe com todos, inclusive com os irmãos, que podem estar ansiosos por conhecer o caçula. Por isso, não se esqueça de incluir fotografias com todas as crianças no seu ensaio.

Quanto mais verdadeira for a interação entre eles, melhor será o resultado da foto. É possível pedir ao irmão mais velho para segurar o recém-nascido, colocar ambos interagindo próximo do berço, ou até fazer uma imagem mais “posada”, principalmente quando existem vários irmãos.

As fotos com plaquinhas são super legais e estão em alta, ajudando a deixar as fotografias posadas mais diferentes e engraçadas. Se todos os irmãos são homens, e o recém-nascido é uma menina, é possível colocá-los protegendo a irmã, com frases como “não mexa com ela” ou outras ideias divertidas.

2. Fotos com os pais

As fotos do recém-nascido interagindo com os pais também são essenciais em qualquer ensaio. Elas podem ser feitas isoladamente, só com a mãe ou só com o pai, ou com ambos na mesma cena.

Novamente, quanto mais verdadeira for a intenção, mais bonita sairá a imagem. Existem várias ações do seu dia a dia que você poderá eternizar, como a mãe amamentando, o pai acalentando a criança para dormir, os pais beijando o recém-nascido, a troca de carinho e expectativa, entre outras.

3. Fotos em close

O close é um artifício incrível para as fotos de recém-nascido já que conseguem passar muito mais emoção. Existem muitos recortes interessantes, como o detalhe das mãos ou dos pés, a criança tirando um cochilo, os cílios do bebê, um quadro em close do irmão beijando o neném, entre outros.

As “caretas” do recém-nascido também podem compor um quadro bem bacana, com o neném sorrindo, chorando, fazendo manha, com a linguinha de fora, entre outras poses espontâneas e super bacanas.

4. Tamanho do bebê

Os recém-nascidos, além de frágeis, são muito pequeninos. Porém, rapidamente eles crescem. Que tal eternizar esse momento com fotos que mostrem o quão pequeno e frágil seu filho era nessa fase?

Existem muitas ideias que você poderá usar, como as fotos em close da criança nas mãos dos pais, em perspectiva com itens diferentes do cenário (como cestos ou almofadas), as mãos dos pais em torno dos pés da criança, o recém-nascido na barriga da mãe, etc.

5. Em casa ou em um cenário montado

Existem duas opções de fotos de recém nascido: fazer o ensaio em casa ou usar um local montado pelo fotógrafo. Cada um possui suas vantagens e desvantagens.

Fazer as fotos em casa deixa o seu bebê mais confortável, e é possível pegar cenas mais espontâneas e eternizar momentos íntimos do dia a dia da família, tornando o álbum um verdadeiro retrato dessa época.

Outra opção é usar cenários montados pelo fotógrafo em um estúdio, como bebês vestidos de princesa, de sereias ou de super-heróis. Geralmente, esses ensaios são muito mais divertidos e exigem uma técnica diferenciada do fotógrafo para garantir a segurança do bebê, além de belos cliques.

Decidir entre um ou outro dependerá do que você deseja com o seu álbum. E nada impede que você faça fotos mais íntimas e também posadas para épocas específicas, como Natal, Páscoa, aniversário, entre outros.

6. Fotos com os padrinhos ou avós

Outra ideia bem bacana é retratar também a interação do recém-nascido com outros membros da família, como os padrinhos e os avós.

Aqui, novamente, as fotos podem ser tanto posadas, como naturais, mostrando detalhes do convívio com os demais parentes. É possível mostrar os avós e os padrinhos carregando a criança, brincando com o recém-nascido, acalentando, beijando, entre outras ações.

7. Fotos na maternidade

Um dos momentos mais importantes na vida dos novos pais é quando a criança vem ao mundo, por isso não se esqueça de fazer cliques também na maternidade, deixando registrado esse período essencial na vida de vocês.

Algumas mamães também fazem cliques durante o parto, isso dependerá das preferências do casal. Uma foto que fica bem bacana é da mãe dando o primeiro beijo no neném, retratando esse momento mágico e único da primeira interação entre ambos.

Também é possível registrar o primeiro banho, a primeira vez que a criança é amamentada, a primeira vez que o pai vê a criança e vários outros retratos de momentos que precisam ser eternizados.

8. Detalhes do cotidiano

Além das fotos do recém-nascido, você também poderá incluir no seu álbum outras imagens de cenas que compõem o cotidiano atual da sua família, como detalhes do quartinho do bebê, o berço, a decoração nova da casa, roupinhas do enxoval, entre outros.

A ideia, com isso, é tentar eternizar esses pequenos momentos que acabam se tornando tão importantes na hora de contar a história de vida do seu filho.

Além das fotos do recém-nascido, não se esqueça de escolher muito bem o fotógrafo, dando preferência àqueles que já trabalham com esse tipo de ensaio.

Se você for fazer as fotos em um estúdio, analise a segurança do local e também o quanto de conforto ele oferece para o seu bebê, como: temperatura ambiente, higiene dos acessórios usados e, claro, as posições em que a criança é colocada, já que tudo deverá ser feito com extremo cuidado.

Lembre-se que o ensaio newborn exige que o profissional domine técnicas variadas, não apenas em relação à fotografia, mas também pensando na segurança e na comodidade do recém-nascido.

Além disso, cada fotógrafo pode ter um estilo pessoal diferente e vale à pena analisar os trabalhos anteriores, escolhendo aquele que mais se encaixe nas suas necessidades e preferências.

Você gostou do nosso checklist de fotos do recém nascido? Então aproveite e curta a nossa página no Facebook para receber mais dicas bacanas como esta

Galeria de fotolivros - Amofotolivro _

    1 Resposta para "Checklist: 8 fotos do recém nascido para eternizar essa fase tão especial do seu filho!"

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

9 + dezessete =