O casamento no inverno está se tornando cada vez mais comum entre os brasileiros. Afinal, nada mais romântico do que esta época do ano, com friozinho característico.

Se você está pensando em aderir a tendência, contudo, é preciso seguir algumas orientações, garantindo que a cerimônia transcorrerá sem problemas e que seus convidados se sentirão acolhidos, mesmo com as baixas temperaturas.

Já está curiosa? Continue lendo este artigo e veja quantas informações bacanas nós separamos!

Casamento no inverno: por que optar por esse período?

casamento no inverno

O casamento no inverno possui muitas vantagens – e não é à toa que muitas noivinhas estão de olho nestas datas para celebrarem a união.

Quem deseja fazer uma comemoração ao ar livre, por exemplo, consegue escapar dos dias de calor intenso e de sol escaldante e ainda contar com um tempo mais firme. Afinal, em algumas regiões do Brasil, o inverno é o período de seca, reduzindo as chances de um temporal acabar com a celebração.

Além disso, como os meses de inverno ainda não são tão tradicionais por aqui, é possível conseguir descontos bem atrativos tanto na locação do espaço como com os demais fornecedores.

Outras vantagens que muitas noivas citam de se casar no inverno são:

  • a decoração poderá ser mais variada, já que as flores não sofrerão com o calor excessivo. Inclusive é possível optar por espécies diferentes, como as tulipas;
  • as lembrancinhas e os “mimos” aos convidados podem ser pensados de acordo com a temperatura, deixando a celebração mais diferenciada e personalizada;
  • é possível usar cores mais escuras durante o inverno;
  • as temperaturas mais baixas permitem usar outros tipos de vestidos, inclusive com tecidos mais grossos e trabalhados (que seriam complicados no calor do verão);
  • quem deseja se casar durante o dia poderá aproveitar a luz do sol dessa época do ano para fazer fotos incríveis ao ar livre;
  • existem muitas opções saborosas de comidas para servir aos convidados, como caldos, chocolate quente, brownies, vinho e outros itens que seriam considerados pesados nos dias de calor;
  • os doces de casamento e os bolos não sofrem tanto como no verão, ou seja, há menos risco de eles “derreterem” ou “desmancharem”.

Como organizar um casamento no inverno?

Depois de ler as vantagens de se casar nas épocas mais frias do ano, já está convencida de que essa é a melhor data para dizer o “sim”? Então veja as dicas importantes que separamos.

casamento no inverno

Horário

Em geral, a recomendação é que os casamentos no inverno aconteçam no fim da tarde. Um bom horário é a partir das 16h. Assim, ainda é possível pegar o sol do final da tarde e até conseguir fotos excelentes com o pôr-do-sol de fundo.

Além disso, com o casamento começando neste horário, a festa acabará mais cedo – geralmente antes da madrugada – impedindo que seus convidados sofram tanto com o frio.

Local

Muitas pessoas acreditam que seja totalmente impossível fazer um casamento ao ar livre no inverno. Isso não é completamente verdade e tudo dependerá da sua programação. Se o espaço for totalmente aberto, então é melhor realizar a cerimônia durante o dia, quando as temperaturas estão mais amenas.

Outra ideia é fazer uma comemoração mista. Por exemplo, você poderá realizar a cerimônia em um local aberto e a festa em um salão. Assim, é possível começar o casamento no fim da tarde, aproveitar a luz perfeita para as fotos e depois curtir a festa em um local mais quentinho.

Mimos

Se a ideia é fazer o casório ao ar livre, a dica é incluir alguns “mimos” para os seus convidados – que vão ajudá-los a superar o frio. Você poderá distribuir cachecóis, luvas, pashminas, cobertores e outros itens.

Além de demonstrar o cuidado e o carinho com seus convidados, você tornará sua celebração mais memorável para eles.

Vestido de noiva

Todas as noivas desejam um vestido deslumbrante e marcante. Mas não se esqueça de considerar o conforto da peça. Como você vai se casar no frio, lembre-se de optar por tecidos mais grossos e quentes.

Caso não deseje usar um vestido de manga longa, opte por alguns acessórios mais “quentinhos” como boleros, cardigã, echarpe, estola etc. Afinal, nada pior do que deixar de aproveitar o grande dia porque você estava congelando!

E claro não se esqueça da meia-calça (que sempre precisa ser fina com denier máximo sete) e sapatos mais fechados que ajudam a proteger os pés do frio.

Cardápio

A comida servida aos convidados também precisa ser pensada de forma ajudá-los a se aquecerem. Lembre-se que nesta época do ano precisamos de mais calorias para o nosso corpo funcionar bem.

Assim, invista em alimentos mais encorpados, como carnes com molhos, caldos, fondue, chocolates, castanhas, nozes, massas e outros. Se você não abre mão do sorvete como sobremesa, a ideia é combiná-lo com um prato quente, como o petit gateau.

E para as bebidas, opte por itens saborosos e típicos dessa época do ano, como o chocolate quente, os chás e os vinhos.

Decoração

A decoração deve ajudar a aquecer o espaço e tornar a celebração ainda mais aconchegante. É possível seguir as preferências do casal, com diversos estilos como romântica, rústica, vintage, tradicional ou moderna.

Porém, não deixe de incluir itens que favoreçam o conforto, como velas, tapetes, sofás e até alguns aquecedores. As cores mais quentes também trazem uma sensação maior de conforto.

Para as flores, a dica é escolher aquelas que se adaptam bem ao clima de inverno como: tulipas, astromélias, orquídeas phalaenopsis, girassóis, lisianthus, camélias, azaléias, gardênias, copo-de-leite, mosquitinho, flor de ervilha e rosas. Você também poderá mesclá-las com folhas e galhos secos.

Os tecidos usados para decorar precisam ser mais grossos, favorecendo a sensação de aconchego. Boas ideias são o veludo, a camurça e o couro.

Cores

As cores típicas do inverno fazem mais sucesso e ajudam a compor o espaço de maneira diferente. A dica é mesclar tons pastéis com cores mais fechadas. Algumas ideias bem bacanas são os tons de vermelho, como o carmim, o cereja e o vinho, que além de tudo carregam uma dose extra de romantismo.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil organizar o seu casamento no inverno? Curta a nossa página no Facebook e receba outras dicas bacanas como esta!

_

Deixe um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

15 − onze =